Sabor/Aroma Borracha

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cuesta

Active Member
Joined
Jul 28, 2015
Messages
36
Reaction score
4
Boa tarde!
Fiz duas Wit com a levedura da Bio4 Belgian Wit. A primeira já ficou pronta e quando experimentei senti um aroma e sabor a borracha. Não borracha queimada, como já li em alguns lugares, mas borracha mesmo, tipo de bexiga de festa....
A segunda tá terminando a fermentação e já estou sentindo esse mesmo aroma!!
Alguém sabe o que pode ser?
Obrigado
 
Só nestas Wits? Pode ser clorofenol, proveniente do cloro da água. O cheiro é de plástico.
 
Boa tarde!
Fiz duas Wit com a levedura da Bio4 Belgian Wit. A primeira já ficou pronta e quando experimentei senti um aroma e sabor a borracha. Não borracha queimada, como já li em alguns lugares, mas borracha mesmo, tipo de bexiga de festa....
A segunda tá terminando a fermentação e já estou sentindo esse mesmo aroma!!
Alguém sabe o que pode ser?
Obrigado

Normalmente esses aromas de plástico e borracha estão associados com fenóis. Pode ser clorofenol como o Thadeu falou, ou podem ser outros fenóis da fermentação. Daí depende da água que vc usou, se foi da rede não tratada, ou de como vc conduziu a fermentação, muito quente, pouco fermento, algum tipo de stress... ou ainda contaminação por uma levedura selvagem.

Abraço
 
Boa tarde!
Fiz duas Wit com a levedura da Bio4 Belgian Wit. A primeira já ficou pronta e quando experimentei senti um aroma e sabor a borracha. Não borracha queimada, como já li em alguns lugares, mas borracha mesmo, tipo de bexiga de festa....
A segunda tá terminando a fermentação e já estou sentindo esse mesmo aroma!!
Alguém sabe o que pode ser?
Obrigado

Quais temperaturas você usou na fermentação?
 
As vedações da sua panela são de silicone? Será que não tem nenhuma vedação de borracha que possa passar este sabor pra cerveja? Na dúvida coloque a vedação em um pouco de água fervendo para ver se vai passar algum sabor.
 
Só senti nas Wits... Eu fermentei em temperaturas bem baixas, a partir de 16C, para tentar um sabor bem limpo. Não tenho nada de borracha na panela e usei a mesma agua mineral que sempre utilizei.
Será que eu estressei demais a levedura com essa temperatura tão baixa e por isso produzido esses fenóis?
Vou tentar a mesma receita em temperatura mais alta...
 
Só senti nas Wits... Eu fermentei em temperaturas bem baixas, a partir de 16C, para tentar um sabor bem limpo. Não tenho nada de borracha na panela e usei a mesma agua mineral que sempre utilizei.
Será que eu estressei demais a levedura com essa temperatura tão baixa e por isso produzido esses fenóis?
Vou tentar a mesma receita em temperatura mais alta...

Tive esse mesmo problema em algumas levas sem que pudesse notar nenhuma diferença de procedimento para outras.
Minha única explicação foi muito hot e cold break que levei pro fermentador.Segundo li,em excesso,eles são metabolizados pelo fermento e geram fenóis com sabores de remédio,solvente,etc.
 
Back
Top