Aroma/sabor de tabaco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Boa galera!
Alguém aí já teve sabor ou aroma de tabaco em alguma breja com uso de maltes torrados ou tostados? pergunto pois, fiz uma breja mês passado que duas pessoas (não fumantes kkk) pegaram essas notas... Talvez sejam muito sensíveis a isso, mas me surgiu essa dúvida... Nessa breja em questão, usei black malt e cevada torrada da Castlemalt..
O engraçado é que já havia feito essa receita dezenas de vezes e as mesmas pessoas nunca haviam notado isso. Não deu nada de anormal no processo...

enfim, deixem suas opiniões e experiências sobre isso! Valeu!!!
 
Fala Louzano!
Nunca senti isso, então minha "ajuda" é mais para tentar descobrir o que houve.
Será que não é um off de fenólico, que misturado com a torra da cevada deu essa impressão?
 
Fala, Edgar!
Malte black realmente tem essa pegada, principalmente se a cerva secar muito. Até um certo ponto pode ser interessante, se não se tornar adstringente.
Acredito que como você usou junto com a cevada torrada que é muito intensa também, deu esse resultado no sensorial. Para amenizar, eu diminuiria o corpo ou arredondaria essa sensação com aveia ou trigo no grist.
Como você nunca notou isso na mesma receita em outras vezes, outra hipótese pode ser o PH da água ou mesmo o fenólico da cepa que foi utilizada.
 
Fala, Edgar!
Malte black realmente tem essa pegada, principalmente se a cerva secar muito. Até um certo ponto pode ser interessante, se não se tornar adstringente.
Acredito que como você usou junto com a cevada torrada que é muito intensa também, deu esse resultado no sensorial. Para amenizar, eu diminuiria o corpo ou arredondaria essa sensação com aveia ou trigo no grist.
Como você nunca notou isso na mesma receita em outras vezes, outra hipótese pode ser o PH da água ou mesmo o fenólico da cepa que foi utilizada.
cara, na minha opinião (e de todos que tomaram) a breja ficou perfeita como das outras vezes... eu já uso bastante trigo nela, e a cepa sempre a mesmo (US05). Faço ela sempre com corpo baixo, e deixo seca mesmo.
depois que me pontuaram, resolvi analisar melhor sensorimente e realmente o tabaco está lá, mas depois que alguém pega a gente acaba pegando também... agora vc tocou em um assunto aí que realmente pode ser... a agua que fiz dessa vez (6 brassagens, 6 brejas diferentes, 600L) estava mais "dura" mesmo... mas esse lance só foi perceptível nessa Brown ale especificamente, as demais tudo dentro do esperado...

o mais legal é que a breja ficou ótima, então só quero entender mesmo pra tentar brincar com isso nas seguintes.

hoje mesmo brassei uma red ale e fiz uma pequena alteração na receita adicionando um pouco do Black malt, e o aroma pré fervura estava mesmo lembrando um tabaco e um pouco de chocolate de leve... to desconfiado que a importadora me mandou malte errado kkkk
 
Edgar, tudo bem?

Essa cerveja leva uma carga muito alta de lúpulos?
Você filtra a cerveja ou usa gelatina?

Eu já tive essa sensação também em duas APA que eu fiz e que carbonatei sem muito tempo de maturação e sem gelatina. Na época pesquisei e não achei nenhuma razão para esse sabor, não era aroma, era um retrogosto após tomar. Eu presumi que era lúpulo ou levedura em suspensão. Mesma água e mesma base de maltes que não senti antes. Depois disso já fiz outras APAs mudando a base de lúpulos mas sempre com uma carga alta e sempre com o US-05 e também fazendo uma maturação a frio adequada e gelatina e nunca mais tive esse problema novamente.
 
Quanto de malte black ou escuro vc usou? Pode ter relação com isso ou a qualidade do malte! Eu acho...rsrs
A receita usa um total de 7% de maltes torrados e tostado. Sempre uso da castle malt, comprado direto da importadora, como disse é a primeira vez que ocorreu isso com essa receita...
 
Edgar, tudo bem?

Essa cerveja leva uma carga muito alta de lúpulos?
Você filtra a cerveja ou usa gelatina?

Eu já tive essa sensação também em duas APA que eu fiz e que carbonatei sem muito tempo de maturação e sem gelatina. Na época pesquisei e não achei nenhuma razão para esse sabor, não era aroma, era um retrogosto após tomar. Eu presumi que era lúpulo ou levedura em suspensão. Mesma água e mesma base de maltes que não senti antes. Depois disso já fiz outras APAs mudando a base de lúpulos mas sempre com uma carga alta e sempre com o US-05 e também fazendo uma maturação a frio adequada e gelatina e nunca mais tive esse problema novamente.

pouco lupulo (25IBU) e não filtro nem clarifico com gelatina nenhuma das minhas cervejas... No meu caso não é retrogosto, é sabor e aroma mesmo... obrigado pelo seu relato!
 
Interessante o tópico. Vale ressaltar que contaminação por bretta em cervejas que possuem maltes escuros, provêm característica de tabaco, não que seja o caso!
Boa noite! já tomei algumas brejas por aí tristes com "Bretta" (inclusive um Stout semana passada), posso dizer 99% de certeza de que não foi isso... Mas, 99% não é certeza né! com base nas minhas experiências eu defendo que não foi o caso... obrigado pela ideia!
 
Pessoal, volto aqui para informar que refiz a mesma receita três vezes desde o ocorrido e nada desse sabor peculiar... Então, entrei novamente em contato com a importadora e abri uma ocorrência, e que confirmou duas outras reclamações do gênero no período, o que me leva a crer que realmente houve algum equívoco no tipo de malte que enviaram (ou receberam)...

Obrigado a todos!!
 
Back
Top