S-04 fermentando a 3 semanas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thomasfal

Well-Known Member
Joined
May 12, 2015
Messages
45
Reaction score
7
E aí pessoal, blz ?

To com uma leva no fermentador q tá a 3 semanas fermentando. Achei estranho, pq isso nunca tinha acontecido. Normalmente em 10 dias a atenuação ficava completa.
Isso já aconteceu com alguém? Hj ainda está com 3 min de intervalo entre borbulhas no airlock.

Foram 26l a 1046 de og. Iniciei a 18oC na 1a semana, 20oC na 2a e 22oC na 3a.

Brasagem a 65oC por 90 min, 20oC por 20 min e 10 min em 76oC.

Fiz um teste de densidade no 17o dia e estava a 1015 e parecia normal. Nada de sabor ou aroma azedo e/ou diferente.

Usei 1 PCT d S-04 devidamente hidratado em 100ml de água esterilizada.

ABS
 
1 pacote de fermento para 26 litros é muito pouco.

Talvez seja por isso que está demorando.

Qual foi a temperatura de inoculação do fermento? A temperatura do mosto e do fermento hidratado?

Se houver uma diferença maior que 10ºC entre os dois, dá um choque térmico no fermento, que pode gerar "pequenos mutantes" e atrasar ou mesmo comprometer a fermentação também.
 
Oi Antônio,



pois é, segundo as calculadoras de fermento, de acordo com essa OG deveria bastar 1 pct. Mas claro, é possível.

Qto a diferença de temperatura, não creio, foi de no máximo 5°C, mas na real até menos... o fermento foi hidratado a temp ambiente (uns 23°C no dia) e o mosto a uns 26°C.

Aerei a mistura depois "dançando" com o fermentador, como sempre faço. E a atividade do fermento começou cedo, umas 3h depois já pressionava o airlock.

Na verdade o q me parece é apenas uma lentidão geral, ele tá fazendo seu trabalho, vide a FG até então. Se chegar a 1012/1011 tá dentro da atenuação média do fermento. Hj ainda segue fermentando...

Geralmente uso US-05, um pct pra essa quantidade e com densidades até maiores, e em 10 dias atenuação completa com taxas médias de 80%.

Qto a contaminação, como cheguei a pensar, pelo q li é bem evidente né? Cheiro e gosto ácidos, azedos bem proeminentes correto? Na verdade até hj não passei por contaminação, então, na prática, não sei muito seus indícios. Apenas do que tenho lido.

Abs
 
Se houver uma diferença maior que 10ºC entre os dois, dá um choque térmico no fermento, que pode gerar "pequenos mutantes" e atrasar ou mesmo comprometer a fermentação também.

O que vc quer dizer com "pequenos mutantes"? E qual a consequência de tê-los?
 
Oi Antônio,



pois é, segundo as calculadoras de fermento, de acordo com essa OG deveria bastar 1 pct. Mas claro, é possível.

Qto a diferença de temperatura, não creio, foi de no máximo 5°C, mas na real até menos... o fermento foi hidratado a temp ambiente (uns 23°C no dia) e o mosto a uns 26°C.

Aerei a mistura depois "dançando" com o fermentador, como sempre faço. E a atividade do fermento começou cedo, umas 3h depois já pressionava o airlock.

Na verdade o q me parece é apenas uma lentidão geral, ele tá fazendo seu trabalho, vide a FG até então. Se chegar a 1012/1011 tá dentro da atenuação média do fermento. Hj ainda segue fermentando...

Geralmente uso US-05, um pct pra essa quantidade e com densidades até maiores, e em 10 dias atenuação completa com taxas médias de 80%.

Qto a contaminação, como cheguei a pensar, pelo q li é bem evidente né? Cheiro e gosto ácidos, azedos bem proeminentes correto? Na verdade até hj não passei por contaminação, então, na prática, não sei muito seus indícios. Apenas do que tenho lido.

Abs

Cara, segundo a calculadora do Brewers Friend tu tá usando metade do fermento que era pra ti usar.
 
O que vc quer dizer com "pequenos mutantes"? E qual a consequência de tê-los?

Pequenos mutantes são células da levedura que sofreram mutações.

O fermento se multiplica, criando novas células, se der um choque térmico muito grande, pode gerar mutações durante a multiplicação celular.

Essas mutações (pequenos mutantes) podem causar atraso na fermentação, fermentação incompleta e off flavours.

Da página da Danstar:

• Temperature shock, at greater than 10°C, will cause formation of petite mutants leading to long-term or incomplete fermentation and possible formation of undesirable flavours.

Creio que esta regra se aplica a outras leveduras também, não apenas às da Danstar.
 
puts, pior hcoan!

tava usando essa aqui:

http://www.mrmalty.com/calc/calc.html

rateava na viabilidade, como ele faz por padrão a data do cálculo, me dava 97% de viabilidade, enquanto o do brewer's já seta pra 75%...

buenas, acredito q chegue perto da atenuação esperada...mesmo demorando.

Achei essas consequências no site do Bode para uma baixa inoculação e meus comentários:

– Lag Time maior --> aparentemente não ocorreu, começou a trabalhar umas 3h após inoculação.

– Maior duração do tempo de fermentação (imprevisibilidade) --> até agora a única consequência aparente

– Maior risco de contaminação --> seria por dar mais margem a outras bactérias atuarem antes do fermento, certo? Sendo que o lag time foi baixo e a maior parte já converteu, posso descartar essa possibilidade?

– Maior geração de éstereis (indesejados em uma lager mas positivos em muitas ales, em especial as belgas) --> creio q alcool superior gerou um pouco mais do q deveria, mas aceitável...

– Risco de gerar off flavors como diacetil e acetaldeído (em especial se a aeração for ruim). --> bom, a geração de CO2 pelo menos, nessas 3 semanas tem sido bastante forte e constante, acredito q não seja um problema.

– Menor aproveitamento de conversão em álcool (atenuação) dos açúcares fermentáveis --> Creio não ser o caso, pois pelo jeito deve chegar a 1011 - 1012.


Acha que pode gerar alguma outra consequência fora essas? Pode dar problema na carbonatação na garrafa por ex?

Abs
 
O S-04 flocula muito. Uma coisa que fiz na minha última leva e que deu certo, foi dar uma chacoalhada no fermentador pra colocar o levedo em suspensão
 
puts, pior hcoan!

– Risco de gerar off flavors como diacetil e acetaldeído (em especial se a aeração for ruim). --> bom, a geração de CO2 pelo menos, nessas 3 semanas tem sido bastante forte e constante, acredito q não seja um problema.

– Menor aproveitamento de conversão em álcool (atenuação) dos açúcares fermentáveis --> Creio não ser o caso, pois pelo jeito deve chegar a 1011 - 1012.

Abs

Rapaz, pra mim sua fermentação já acabou. O S-04 não é muito atenuante e não vai consumir a maltotriose do seu mosto. Acredito que a densidade residual seja justamente por causa da concentração deste açúcar e dextrinas.

Outra coisa, não existe má aeração com fermento seco, eles dispensam isso. Pesquisa no fórum, tem toda a explicação.
 
Rapaz, pra mim sua fermentação já acabou. O S-04 não é muito atenuante e não vai consumir a maltotriose do seu mosto. Acredito que a densidade residual seja justamente por causa da concentração deste açúcar e dextrinas.



Outra coisa, não existe má aeração com fermento seco, eles dispensam isso. Pesquisa no fórum, tem toda a explicação.





E aí gurizada...notícias do front.



Então, acho q tive um filho e não me liguei, daqui a pouco to pagando faculdade pra esse fermento... Airlock continua borbulhando,

então presumo q não tenha finalizado ainda a fermentação. E estamos a 25 dias da inoculação!



Abri o balde pra ver se havia alguma contaminação visível mas creio que não. Segue a imagem abaixo...tá bem limpo inclusive. Ontem, qndo abri pra tirar a foto, o único aroma foi de álcool e fermento...Dessa vez não medi a densidade...ESPERO q essa semana

o meu filho adotivo (S-04) descanse.
 

Attachments

  • 20150524_190649.jpg
    20150524_190649.jpg
    189.2 KB · Views: 124
E aí gurizada...notícias do front.



Então, acho q tive um filho e não me liguei, daqui a pouco to pagando faculdade pra esse fermento... Airlock continua borbulhando,

então presumo q não tenha finalizado ainda a fermentação. E estamos a 25 dias da inoculação!



Abri o balde pra ver se havia alguma contaminação visível mas creio que não. Segue a imagem abaixo...tá bem limpo inclusive. Ontem, qndo abri pra tirar a foto, o único aroma foi de álcool e fermento...Dessa vez não medi a densidade...ESPERO q essa semana

o meu filho adotivo (S-04) descanse.

Cara, airlock pode borbulhar pra toda a eternidade. Quando vc abre tua geladeira a pressão interna dela muda e o airlock borbulha. Em segundos, a temperatura muda e ele borbulha de novo.

Meça a densidade, mas já aviso que não deve chegar a 1.011. Meus S-04 nunca chegaram a isso.
 
Cara, airlock pode borbulhar pra toda a eternidade. Quando vc abre tua geladeira a pressão interna dela muda e o airlock borbulha. Em segundos, a temperatura muda e ele borbulha de novo.



Meça a densidade, mas já aviso que não deve chegar a 1.011. Meus S-04 nunca chegaram a isso.







Kurt, não creio q seja isso, tanto q eu tenho contado o intervalo entre o borbulhamento, e muitas vzs faço isso sem encostar na geladeira, com ela fechada...consigo ouvir nitidamente perto da porta. Outra coisa, em todas as minhas outras cevas, é bem nítido qndo o fermento arria...



Tb to achando muito esquisito esse trabalho tão longo do fermento...mas acho q agora é deixar e ver o q acontece. Mais pro fim da semana eu meço a densidade. Tenho evitado fazer com frequência pra não desperdiçar a ceva.



Abs
 
Kurt, não creio q seja isso, tanto q eu tenho contado o intervalo entre o borbulhamento, e muitas vzs faço isso sem encostar na geladeira, com ela fechada...consigo ouvir nitidamente perto da porta. Outra coisa, em todas as minhas outras cevas, é bem nítido qndo o fermento arria...



Tb to achando muito esquisito esse trabalho tão longo do fermento...mas acho q agora é deixar e ver o q acontece. Mais pro fim da semana eu meço a densidade. Tenho evitado fazer com frequência pra não desperdiçar a ceva.



Abs


Cara, mas por que você não mede a densidade agora? Tu pode estar "perdendo tempo" nesse teu processo e já ter concluído até mesmo a fermentação secundária da tua leva. Tua última medida deu 1015, certo? Se estacionou aí, já eras.
 
O S-04 é estranho mesmo. Estou fermentando com ele pela segunda vez. Depois de 7 dias medi a densidade e estacionou em 1012/1013 (véio é uma merda pra conseguir enxergar aqueles risquinhos), meti o Dry Hopping e ontem durante o dia também deu algumas borbulhadas no airlock, ams como eu disse, a densidade se manteve igual por 3 dias.
 
Pois é. Na verdade to me coçando pra mandar pra maturação isso de uma vez...Mas não queria pagar por ansioso, uma vez q o airlock tá em atividade. Mas pior...se não atenuou mais, não tem pq manter. Pra quem tá acostumado com o US-05 como eu (funciona como um relógio), o 04 é meio "emo" mesmo.



vou ver isso e atualizo aqui.



abs
 
O S-04 é estranho mesmo. Estou fermentando com ele pela segunda vez. Depois de 7 dias medi a densidade e estacionou em 1012/1013 (véio é uma merda pra conseguir enxergar aqueles risquinhos), meti o Dry Hopping e ontem durante o dia também deu algumas borbulhadas no airlock, ams como eu disse, a densidade se manteve igual por 3 dias.


um colega mencionou isso aqui mesmo nesse tópico: o airlock não borbulha somente com atividade de fermentação. Então esse borbulho não tem relação com o S-04 - se a densidade estacionou entre um dia e outro, a fermentação já fez o seu trabalho!

:mug:
 
Airlock não indica absolutamente nada com certeza. Quando a fermentação termina ainda existe co2 dissolvido na cerveja que faz com que o Airlock borbulhe mesmo com 0 atividade do fermento.

Se a gravidade permanece a mesma por uns 2+ dias seguidos, de duas uma: ou sua fermentação primária terminou ou travou(por diversos motivos, underpitching, temperatura cair no fim da fermentação, OG muito alta gerando álcool demais, etc).

Como um último teste você pode pegar uma colher longa e sanitizada e agitar o fermento sem fazer muito splash(pra não oxigenar o mosto). Caso mais um ou dois dias nada mude, terminou mesmo. Também tem o método de fazer um novo starter e jogar no krausen alto.
 
Cara, o mais básico, o mais óbvio, e o mais correto você não fez, que é medir a densidade e se ela não estiver abaixando, é pq a fermentação terminou. Tem várias razões pro airlock borbulhar, e a fermentação é só uma das razões. Então faça o que deve fazer...
 
Toda essa função foi por underpitching.



Vou medir hj a noite, ver se manteve em 1015. Caso tenha já passo direto pra maturação.

1015 pra uma brown porter tá valendo.



Abs
 
Se tiver um bocado de malte caramelo e por algum motivo a mostura não foi exatamente em 65(termômetro ruim, sei lá) pode ser até aceitável isso aí.
 
Atualizando:



Confirmando que não atenuou mais desde a medição do domingo dia 17, FG oficial 1015.



As diferenças durante as 2 medições ficaram por conta de aroma e sabor.



O aroma forte e o gosto de álcool diminuíram praticamente 100%, e o aroma de café que

era suave, mas aparente foi substituído por um mais pro lado do chocolate, que era minha ideia inicial.



Agora foi para a maturação a 1°C prevista para +- 2 semanas.



Vamos ver como fica...periga até ficar boa...hehehe



abs a todos e obrigado pelas dicas....vai saber qndo o airlock iria parar...
 
Viu meu velho... vc deve ter perdido 2 semanas à toa, por se basear e confiar só no airlock. Confie na medição da densidade.
 
Diria q maturando e matutando...pode parecer filosofia de banheiro, mas essas coisas inesperadas (pra mim, vcs já sabiam), sempre trazem conhecimento, pesquisa, perguntas... muitas infos daqui vão ser utilizadas nas próximas levas.



Tb criei vergonha na cara para ler o Yeast, que havia comprado a tempo e empurrava com a barriga pra ler por causa do inglês....



abs
 
Back
Top