S-04 - desempenho/atenuação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Buenas!

Gostaria de saber como o S-04 se comporta com vocês.

Eu só usei 2 vezes.

A primeira vez foi numa IPA com OG 1.065, mosturação a 67ºC e 15% de maltes especiais. Terminou em 1.023, dando 65% de atenuação aparente.

A segunda vez foi numa Stout com OG 1.068, mosturação a 66ºC e 25% de maltes especiais. Terminou em 1.025, dando 63% de atenuação aparente.

As levas são de 22 litros e usei apenas um pacote de fermento (agora sei que deveria ter usado mais, com essas OGs altas desse jeito, mas na época não sabia :).

Sei que o S-04 é um fermento de alta floculação, com atenuação mais baixa que os fermentos de média floculação. Com o US-05, p. ex., eu consigo atenuação aparente entre 80% e 85%.

Agora quero fazer uma English Pale Ale e tô tentando tirar alguma conclusão pra fazer ela acabar com a FG que eu espero, que é 1.010. OG será 1.044 só, usarei 95% Pale Ale e 5% Cara50. Mosturação pretendo fazer uns 65ºC, mas tô pensando se devo fazer até mais baixo, lá pelos 62ºC ou 63ºC pra atenuar bem esse negócio! Ou se a 65ºC já bastaria, já que agora vou usar só 5% de maltes especiais.

Começando a 1.044 e acabando em 1.010 daria uma atenuação aparente de 77%, mas eu desconfio desse S-04, duvido que vai chegar a tudo isso, mosturando a 65ºC :) O que vocês acham?

Por isso gostaria de saber como o S-04 tem se comportado com vocês, e sob quais condições.

Abraços
Rodrigo
 
Uso muito o S-04 e o US-05, já devo ter feito umas 40 cervejas com cada um deles e eventualmente uso outras leveduras liofilizadas.

Usei o S-04 em ESBs, Stouts e English PA e em algumas English IPAs, muitas vezes ele atenuou além do projetado, não lembro de FG superior a 1,012 com esta levedura, mesmo partindo de OGs elevadas (1,065 pra cima) e com mosturação em temperaturas mais altas(67°C). Em geral uso mistura de maltes semelhante à tua, variando entre 60 - 85% de maltes base (pilsen, vienna, pale ale e munich),

Em geral as cervejas terminam secas e com muita limpidez.

Gosto muito de S-04, só troco pelo US-05 quando quero cervejas "mais americanas", com lúpulos mais intensos.

Tocaio, essa é a minha experiência, tem gente com muito mais "horas de voo" que eu!

Att.

Rodrigo T. Pereira
Torres/RS

PS: Não tá errando na leitura da FG com o refratômetro?
 
Eu tentaria mostura a temps mais baixas mesmo. 64~65ºC pode servir... Não por 68ºC ser uma má temperatura, mas se você estiver tendo problemas de medição, pode estar privilegiando a alfa amilase e obtendo mais açucares não fermentáveis.

Tive problema bem semelhante e cheguei a conclusão que, por causa do fundo falso, a parte inferior da panela estava superaquecendo. Enquanto o termômetro no mosto marcava 67ºC, as amostras retiradas pela torneira chegavam a 72ºC, prejudicando nossa atenuação.

Comprei uma bomba de máquina de lavar e nas ultimas levas recirculei durante toda a mostura, e tenho obtido atenuações bem melhores.

Abraços!
 
Bah, mas é voraz esse bicho :)
Inoculei o fermento, poucas horas depois já tá borbulhando!
A 19ºC isso!

É o mais voraz que eu já usei!!!! É muito rápida a fermentação, e muito grande a sedimentação.

E a atenuação, apesar de ser classificada como média pela fermentis, para mim é muito boa e as vezes exagerada. Gosto muito desta levedura.

A pergunta: A cerveja ficou com corpo correspondente à leitura do densímetro?

Att.
Rodrigo
:drunk:
 
Back
Top