Russian Impereial Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Manu1

Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
9
Reaction score
3
Bom dia Galera

Estou bolando uma Receita de uma RIS e gostaria de sugestões, olhei muita receitas na HBT gringa para ter um rumo.

Segue ai a receita: (quero envasar 20 litros)

Maltes:
7,50 Kg Pale Ale (se a grana der ponho o Maris Otter)
0,60 kg Carafa 3 ( ou cevada torrada vai ser o que achar por aki em bsb)
0,45 kg Caraaroma
0,35 kg Chocolate Malt
0,30 kg Carapils

0,92 kg de açucar mascavo (ja que a OG vai ser alta não quero doce na cerva)

Lúpulos (aki sempre perco horas pra decidir kkk)

75 g Columbus - 60min
30 g Fuggle - 60 min
50 g Columbus - 30 min
30 g Fuggle - 30 min
30 g Fuggle - 5 min

4 Pkct de Nottingham (danstar) (ou outro que vc6 recomendarem)

to pensando também por uns 60g de cacau em pó na 2ª fermentação

1g/l Chips de carvalho medio por 1 semana (na ultima antes de envasar)


Colaborem ai quem puder

Obrigado
 

Attachments

  • Russian Imperial Stout.pdf
    96.5 KB · Views: 108
Algumas dicas:

Em cervejas de alta OG, a conversão fica um pouco prejudicada, portanto utilize uma eficiência menor do que o normal.

Outra coisa. Voce já vai ter um monte de maltes para deixar a sua cerveja encorpada, portanto acredito que uma parada mais baixa seja benéfica para ajudar na fermentabilidade do mosto.

Em cervejas escuras, o tratamento de água é bem importante, pois maltes torrados baixam muito o PH deixando a cerva bem ácida. Sugiro dar uma lida no assunto (imagino que nao estava planejando fazer correção de água, pois nao encontrei os sais na receita)

Pelo que eu vi na sua receita, os volumes estão meio equivocados. Ali diz uma fervura de 12,94L, e um volume final de 22,05L (?) e um sparge negativo de -1.84L (??)
 
Algumas dicas:

Em cervejas de alta OG, a conversão fica um pouco prejudicada, portanto utilize uma eficiência menor do que o normal.

Outra coisa. Voce já vai ter um monte de maltes para deixar a sua cerveja encorpada, portanto acredito que uma parada mais baixa seja benéfica para ajudar na fermentabilidade do mosto.

Em cervejas escuras, o tratamento de água é bem importante, pois maltes torrados baixam muito o PH deixando a cerva bem ácida. Sugiro dar uma lida no assunto (imagino que nao estava planejando fazer correção de água, pois nao encontrei os sais na receita)

Pelo que eu vi na sua receita, os volumes estão meio equivocados. Ali diz uma fervura de 12,94L, e um volume final de 22,05L (?) e um sparge negativo de -1.84L (??)

Boas dicas, mas o problema nas HG não seria a lavagem invés da conversão(mais grão = mais mosto retido nos grãos)? Ou o alto teor de açúcar inibe as enzimas de alguma forma?
 
Olá pessoal,

Aproveitando o tópico, pq estou me planejando para fazer uma RIS em breve, qual seria o perfil de água mais indicado para ela?
Algo q tenha CaCO3 acima de 300?
Tenho o estabilizador de pH 5.2, então conseguiria deixar o pH da mostura estabilizado.

[]s
Neto
 
o que eu sei sobre agua para RIS é o seguinte:

-Nossa água de modo geral é muito mole
-Cervejas escuras precisam de uma água mais dura, para evitar baixar muito o PH devido aos grãos torrados
-O bicarbonato vem justamente para elevar o PH da mostura, enquanto sulfato e cloreto de cálcio abaixam o PH.


Sugiro utilizar uma planilha de calculo (brunwater, por exemplo) para fazer as correções de água.
 
Ah, ouvi falar que o Ph stabilizer foi desenvolvido para águas americanas (muito mais duras que as nossas). e quando utilizado aqui em terras tupiniquins, nao estabiliza em 5.2.
Aqui caberia um teste... aplique o stabilizer e meça o Ph.
 
Algumas dicas:

Em cervejas de alta OG, a conversão fica um pouco prejudicada, portanto utilize uma eficiência menor do que o normal.

Outra coisa. Voce já vai ter um monte de maltes para deixar a sua cerveja encorpada, portanto acredito que uma parada mais baixa seja benéfica para ajudar na fermentabilidade do mosto.

Em cervejas escuras, o tratamento de água é bem importante, pois maltes torrados baixam muito o PH deixando a cerva bem ácida. Sugiro dar uma lida no assunto (imagino que nao estava planejando fazer correção de água, pois nao encontrei os sais na receita)

Pelo que eu vi na sua receita, os volumes estão meio equivocados. Ali diz uma fervura de 12,94L, e um volume final de 22,05L (?) e um sparge negativo de -1.84L (??)

opa eu ainda vou fazer o calculo do ph da água em relação a litragem era pq não selecionei o equipamento correto mas ja corrigi
 
Ah, ouvi falar que o Ph stabilizer foi desenvolvido para águas americanas (muito mais duras que as nossas). e quando utilizado aqui em terras tupiniquins, nao estabiliza em 5.2.
Aqui caberia um teste... aplique o stabilizer e meça o Ph.

Eu comprei há alguns meses e já usei em várias brassagens. Tem q usar um pouco a mais do que é sugerido, mas estabiliza sim. Fica no máximo em 5.3 ou 5.4

Valeu as outras dicas, vou estudar direitinho o perfil da água até o dia da brassagem.

Abraços
 
A águas daqui de bsb consegui fácil 5.2 PH em todas as receita que fiz, qual é o ideal para um RIS?
 
Back
Top