Risco de contaminação na leitura da fg

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazhorn

New Member
Joined
Jun 27, 2015
Messages
4
Reaction score
0
Bom dia,

ontem fui medir minha FG e percebi um retorno de líquido do airlock para o fermentador. Isso pode ter contaminado a minha cerveja, certo?

Pensei se talvez tirar o airlock para medir a FG não seria melhor, mas acho que de qualquer forma a diferença de pressão ao abrir a torneira puxaria ar e também poderia contaminar a cerveja.

O que vocês acham ou sugerem ser a melhor forma para medir FG?
 
Bom dia,

ontem fui medir minha FG e percebi um retorno de líquido do airlock para o fermentador. Isso pode ter contaminado a minha cerveja, certo?

Pensei se talvez tirar o airlock para medir a FG não seria melhor, mas acho que de qualquer forma a diferença de pressão ao abrir a torneira puxaria ar e também poderia contaminar a cerveja.

O que vocês acham ou sugerem ser a melhor forma para medir FG?

A quantidade de líquido do Airlock é insuficiente para contaminar sua leva, ainda mais se a fermentação já estiver mais próxima do fim...

Quando o líquido sai pela torneira, devido a diferença de pressão, acaba "sugando a água do airlock". Você pode retirar o airlock para aliviar a pressão, sem problema algum enquanto enche a proveta...

Verifique também se o airlock não está ultrapassando o nível correto, normalmente eles tem uma marca para sinalizar o volume correto.

Eu costumo utilizar água + iodophor no meu airlock, apesar de ultimanete estar usando somente o Blow-Off que é muito mais prático e minimiza os riscos de sujeira com vazamento de espuma
 
A quantidade de líquido do Airlock é insuficiente para contaminar sua leva, ainda mais se a fermentação já estiver mais próxima do fim...

Quando o líquido sai pela torneira, devido a diferença de pressão, acaba "sugando a água do airlock". Você pode retirar o airlock para aliviar a pressão, sem problema algum enquanto enche a proveta...

Verifique também se o airlock não está ultrapassando o nível correto, normalmente eles tem uma marca para sinalizar o volume correto.

Eu costumo utilizar água + iodophor no meu airlock, apesar de ultimanete estar usando somente o Blow-Off que é muito mais prático e minimiza os riscos de sujeira com vazamento de espuma
Na real, se 1 gota do líquido do air-lock estiver seriamente contaminado... poderia contaminar a cerveja sim. Não existe isso de "é uma quantidade muito pequena".

A questão é que normalmente colocamos no air-lock sanitizante, álcool, etc..... ou seja, uma coisa que mata qualquer bactéria que cair ali..... então se não tem nada vivo naquele líquido, como vai contaminar a cerveja? A chance é mínima.

Abraço,
 
Na real, se 1 gota do líquido do air-lock estiver seriamente contaminado... poderia contaminar a cerveja sim. Não existe isso de "é uma quantidade muito pequena".

A questão é que normalmente colocamos no air-lock sanitizante, álcool, etc..... ou seja, uma coisa que mata qualquer bactéria que cair ali..... então se não tem nada vivo naquele líquido, como vai contaminar a cerveja? A chance é mínima.

Abraço,

Obrigado! Meus fermentadores são de 30 L e faço com blow off ao invés de airlock, por questões de acomodação na geladeira. Tirando 100 ml para ver a FG, estaria entrando 100 ml de sanitizante, acho eu. Não seria um pouco demais em questões de contaminação?
 
Obrigado! Meus fermentadores são de 30 L e faço com blow off ao invés de airlock, por questões de acomodação na geladeira. Tirando 100 ml para ver a FG, estaria entrando 100 ml de sanitizante, acho eu. Não seria um pouco demais em questões de contaminação?
Tá... primeiro..... se tirar 100 ml de líquido, não quer dizer que necessariamente vai entrar 100ml pelo blow off...... o líquido vai ter uma tendência de subir pela mangueira, mas certamente não vai entrar 100 ml porque o vácuo gerado não é absoluto, já que o head-space tem gás, ou seja, é elástico..... se comprime... se expande, etc.

Segundo...... CASO............. CASO..... o líquido dentro da tua garrafa do blow-off estiver contaminado, qual é a diferença entre cair uma gota desse líquido dentro da cerveja, ou 100 ml? Praticamente nada.... se entrar 1 bactéria resistente lá, já era.

Agora, a questão é............ todo o cervejeiro que se preze usa dentro do air-lock ou garrafa do blow-off um líquido com sanitizante... justamente para... se cair uma bactéria ali, ela morrer.............. então se esse líquido não tem nenhuma bactéria, como... entrando na cerveja numa eventualidade, ele iria contaminá-la já que ele não está contaminado por ter sanitizante nele?

Não sei se consegui ser claro agora..
 
Na real, se 1 gota do líquido do air-lock estiver seriamente contaminado... poderia contaminar a cerveja sim. Não existe isso de "é uma quantidade muito pequena".

A questão é que normalmente colocamos no air-lock sanitizante, álcool, etc..... ou seja, uma coisa que mata qualquer bactéria que cair ali..... então se não tem nada vivo naquele líquido, como vai contaminar a cerveja? A chance é mínima.

Abraço,

Se o Air-lock estiver "seriamente contaminado", certamente houve sérios problemas de falta de higiene e sanitização...

Na minha concepção, mais pra perto do fim da fermentação, uma gota de uma eventual bactéria tem menores chances de contaminar do que 100 ml.

Na fase inicial a coisa muda muito de figura, pois o ambiente livre de álcool e com quantidade elevada de oxigênio é tudo que as bactérias precisam para proliferarem rapidamente...
 
Se o Air-lock estiver "seriamente contaminado", certamente houve sérios problemas de falta de higiene e sanitização...

Na minha concepção, mais pra perto do fim da fermentação, uma gota de uma eventual bactéria tem menores chances de contaminar do que 100 ml.

Na fase inicial a coisa muda muito de figura, pois o ambiente livre de álcool e com quantidade elevada de oxigênio é tudo que as bactérias precisam para proliferarem rapidamente...
É, discordamos.... a maioria das contaminações, seja em fermentador, garrafas, etc... se dá por pontos mínimos de sujeira ou outra coisa. Em garrafas por exemplo é clássico, e nesse caso a cerveja já está pronta, com álcool e tudo. Ou seja, se tiver que contaminar, vai contaminar..... proliferação é só uma questão de tempo e temperatura.

Minha maior questão discordância é o "uma gota só não é suficiente"..... é sim.

Agora, a chance disso acontecer, assumindo que o air lock tem um líquido com sanitizante, é quase impossível, por isso sim que não precisa se preocupar.

Abraço,

Guenther
 
É, discordamos.... a maioria das contaminações, seja em fermentador, garrafas, etc... se dá por pontos mínimos de sujeira ou outra coisa. Em garrafas por exemplo é clássico, e nesse caso a cerveja já está pronta, com álcool e tudo. Ou seja, se tiver que contaminar, vai contaminar..... proliferação é só uma questão de tempo e temperatura.

Minha maior questão discordância é o "uma gota só não é suficiente"..... é sim.

Agora, a chance disso acontecer, assumindo que o air lock tem um líquido com sanitizante, é quase impossível, por isso sim que não precisa se preocupar.

Abraço,

Guenther

Na verdade esse assunto é muito amplo, pois há centenas de milhares de colônias de bactérias em todos os meios. Sendo que umas podem arruinar a cerveja e outras podem nem sequer serem percebidas sensorialmente.

Eu só estava enxergando o âmbito do airlock (imaginando que ele está limpo e sanitizado, usando minimamente uma água potável para enchê-lo....rs). Nessas circunstâncias, sinceramente acho baixíssimo o risco de contaminação derramando uma gota do airlock...Quanto a essa água estar livre de bactérias inclusive não seria 100% garantido, pois tanto o álcool quanto o Iodophor são voláteis e conforme o decorrer da fermentação avança, pode ser contaminado com alguma bactéria presente no ar)

Você tem razão quanto à quantidade, principalmente com o exemplo da garrafa. Na verdade o problema com contaminação em garrafa é bem mais propício de ocorrer, pois se a mesma é reaproveitada, é bem difícil saber por onde ela passou, sem contar que é extremamente difícil limpá-las em casa, mecanicamente...

Ontem mesmo peguei uma garrafa que estava com um parente e ele guardou sem lavar...Resultado: Tinha uma série de pequenas larvas na garrafa, do tamanho de um grão de arroz. Nem me dou o trabalho de tentar lavar um trem desses...Vai direto pro lixo...

Uso garrafas novas e só reaproveito as minhas que enxáguo após o uso, borrifo com iodophor e tampo com papel aluminio...essas é sucesso !

[ ]´s
 
Pensei se talvez tirar o airlock para medir a FG não seria melhor, mas acho que de qualquer forma a diferença de pressão ao abrir a torneira puxaria ar e também poderia contaminar a cerveja.

Retire o airlock antes de abrir a torneira, coloque-o novamente após.
Não faz sentido optar por deixar que parte do líquido do airlock entre no fermentador.

Lembrando ainda que o CO2 é mais pesado que o ar, portanto mesmo removendo o airlock, ainda há uma "cama" de CO2 acima do líquido.. Acho difícil, diria até impossível, que o pouco ar que entre cause qualquer problema.
 

Latest posts

Back
Top