RIS in BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

walterfariajr

Member
Joined
Apr 6, 2015
Messages
15
Reaction score
1
Caríssimos, saudações cervejeiras!

Alguém já experimentou (ou percebe algum inconveniente) em brassar uma RIS no sistema BIAB? Alguma dica específica?

Um cordial abraço!
 
Eu faço BIAB puro, grão moído na água quente, aguardo 60 min e faço teste de iodo, se tiver beleza toco pra fervura.

Comecei fazer cerveja neste ano, tenho poucas brassagens. Comecei com 2 panelas fazendo recirculação e a lavagem dos grãos. Hoje uso o BIAB da maneira mais simplificada possível. Só vejo vantagens, gasto menos tempo, menos equipamentos pra lavar e armazenar e os resultados são excelentes.

Tenho uma panela de 38 litros e faço 20 litros de cerveja. Na minha última usei 30 litros de água e 5 kg de grãos, tudo de uma vez e a minha OG bateu 1060. Moagem foi bem fininha, qndo tiver perto do envase coloco a gelatina e a breja vai ficar show!

Entendo que quanto mais eu simplificar o meu processo menor serão as chances de eu ter problemas.
 
Problema nenhum, só vale lembrar que eficiência em receitas high gravity costuma cair, se considerar isso na hora de calcular a quantidade de malte vai dar tudo certo(nessa parte pelo menos hehe)
 
Caríssimos, saudações cervejeiras!

Alguém já experimentou (ou percebe algum inconveniente) em brassar uma RIS no sistema BIAB? Alguma dica específica?

Um cordial abraço!

para ris (alta og) em biab, eu sugiro fazer uma lavagem dos graos. moer um pouco mais fino ajuda tb.
mesmo com tudo isso a eficiencia cai bastante.. no meu caso uns 10% a menos do que para brejas de og baixa ou media.
de qq forma, RIS é top... boa breja!!!
 
para ris (alta og) em biab, eu sugiro fazer uma lavagem dos graos. moer um pouco mais fino ajuda tb.
mesmo com tudo isso a eficiencia cai bastante.. no meu caso uns 10% a menos do que para brejas de og baixa ou media.
de qq forma, RIS é top... boa breja!!!
Valeu! ;-)
 
Back
Top