RIMS - diferença de temperatura na leitura do retorno

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Olá gurizada!

Seguinte, inspirado naquele equipamento de 10L que o Guenther construiu, fiz pra mim um RIMS semelhante, num equipamento de 30L só que fazendo a medição da temperatura no retorno do RIMS, e não diretamente na cama de grãos..

ImageUploadedByTapatalk1439257025.799081.jpg

tudo funcionou bem, exceto a medição da temperatura de retorno, que ficou entre 6ºC e 10°C a menos do que o termômetro que enfiei na superfície da cama de grãos.

Desconfio que seja pq mandei fazer um poço termometrico bem curtinho, com medo que entupisse o sistema. Abaixo seguem as fotos do poço(zinho) e o detalhe de como ele fica na cruzeta... Fica só um toquinho. Sem contar que cabe ali ali a ponta do sensor do MT512.

As mangueiras e espigões são de 3/8" e eu recirculo na manha, não ligo a bomba a todo pau.


ImageUploadedByTapatalk1439257169.707622.jpg

ImageUploadedByTapatalk1439257188.807923.jpg


Será que mando fazer um poço maior?
 
não faz muito sentido culpar o poço térmico.
pra tirar essa dúvida, mede com um termometro o líquido que está saindo do espigão ali, se estiver a mesma temperatura do controlador, não é o poço.
o que você tem que pensar é que sempre haverá diferença de temperatura entre essa medição do líquido no retorno para a panela e no meio dos grãos, ainda mais por se tratar 30 litros.
o lance é você tentar diminuir essa diferença, identificar o que está gerando essa diferença... bomba, tamanho das mangueiras, tamanho desse tê etc. eu uso herms e é um grande desafio isso.
pelo que vi você tá usando o sabco method (só a mangueira na cama de grãos, sem chuveiro), o que já é excelente.
realmente 6/10 graus é bastante coisa.
boa sorte.
 
minha panela dava 3 graus de diferença. Depois que isolei ela com EVA aluminizado (proteção de colchonete de acampamento, testei ontem), tá dando 0,5 grau só, sem falar que mantém a rampa muito melhor.
 
Na minha humilde opinião colocar o termômetro nessa parte gera um problema, pois no sistema RIMS nem sempre a bomba estará ligada e portanto vc não terá a exata medição da temperatura da mostura.

Se vc resolver utilizar o sistema com a bomba sempre ligada vc terá uma perda térmica muito maior, gerando maiores custos e variações de temperatura.

abraço
 
Minha dica é, troque as conexões por 1/2 e recircule o mais rápido possível que não entupa.
Ligue a bomba com a válvula de saída fechada e abra ela lentamente até chegar no máximo.
Quanto mais rápido recircular mais rápido vai homogenizar a temperatura.
 
Minha dica é, troque as conexões por 1/2 e recircule o mais rápido possível que não entupa.
Ligue a bomba com a válvula de saída fechada e abra ela lentamente até chegar no máximo.
Quanto mais rápido recircular mais rápido vai homogenizar a temperatura.

é que com um equipamento de apenas 30 litros, não vejo sentido em conexões 1/2". A lavagem dos grãos, por exemplo, mesmo o 3/8" já é grande mais. Se eu abrir tudo, vai lavar muito rápido e só vou colher água suja.

Resolvi passar pra 3/8" depois que fiz uma vez com 1/2" .. tive que abrir a torneira tão pouco que metade da mangueira ficava vazia, esfriando a minha água de lavagem até ela cheger na panela. Aí não vi mais sentido em permanecer 1/2". No caso, mudei só os espigões e mangueiras. As valvulas e conexões (e furos, óbvio) continuaram 1/2".
 
Na minha humilde opinião colocar o termômetro nessa parte gera um problema, pois no sistema RIMS nem sempre a bomba estará ligada e portanto vc não terá a exata medição da temperatura da mostura.

Se vc resolver utilizar o sistema com a bomba sempre ligada vc terá uma perda térmica muito maior, gerando maiores custos e variações de temperatura.

abraço


Mas aí, beleza. Eu tenho 2 opções. Ou fazer a infusão inicial e não ligar a bomba/resistências até a hora do mash out (e aí, não me interessa saber qual a exata temperatura da mosturação), ou então fazer a recirculação constante, com a correção automática da temperatura. Eu quero ter essas 2 opções. Só que pra isso, o retorno do RIMS tem que ser mais preciso.
 
O problema é do poço.

Esquece a questão de entupir.

Os que eu uso tem pelo menos 5 centímetros, ou seja, atravesssam completamente e saem lá no nipple do outro lado pra garantir troca térmica total.

Além de tudo isso... eu utilizo pasta térmica no sensor.

Abraço,
 
Excelente, Guenther! Era exatamente essa resposta que eu queria rsrs. Eu desconfiei que o poço ficou ineficiente demais.

E cara, o que tu acha de fazer a medição com um poço termométrico no meio dos grãos, como tu fez, mas em uma leva de 30L? Ou esse tamanho da leva já inviabiliza?
 
Nesse tamanho eu particularmente já não acho bom... começa a correr risco de entrar mosto muito mais quente por cima e demorar até que este mosto quente chegue no sensor, fazendo o controlador detectar a temperatura alta, e desligar a resistência.

Ou seja, medindo em linha..... independe do tamanho do equipamento, pois vai funcionar sempre.

Abraço,
 
Back
Top