RIMS 70L - Setup

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renanphp

New Member
Joined
Jul 8, 2015
Messages
4
Reaction score
4
Pessoal meu primeiro post no fórum, mais ja vai do protótipo que estou desenvolvendo, baseado em vários RIMS que andei estudando.

Rack para as panelas em metalon 30x30 na chapa 18 com 2mt x 0,80cm, de aço comum, assim que finalizado vou fazer em inox, pq já tive que corta, reforça, mudar chapa de lugar, e erra nesse material só toma tempo e já no inox custa grana.

São 3 Panelas de Inox atualmente em inox 201, como e somente um protótipo, assim que finalizado vou trocar por caldeiras em 304 aonde vou aumentar a capacidade para 100L.

1º panela superior para água, resistência de 6000W de baixa densidade, poço térmico e nível para água.

2º panela filtragem, resistência de 6000W, com agitador, fundo falso, poço térmico e nível para água.

3º panela de fervura, resistência de 6000W de baixa densidade, poço térmico e nível para água.

Bomba Sanitária de alta vazão, aproximadamente 5000L/H, todas as ligações via cano de inox 304, aonde a bomba tem saída para todas as panelas assim como entrada, ajustável via válvula, da um pouco de trabalho mais e melhor que comprar outra bomba.

Parte de Automação, ainda não peguei pra fazer, mais vamos usar 2 tic/17, e um k49 da coel, que controla rampas e patamares, o quadro vai ser simples, tomei por base o sistema da beermachine da serra inox, bem simples e direto, ainda não tenho detalhes, quando começar a mexer nele vou fazer em vídeo, pois tem muita gente que tem duvida nessa parte, irei fazer bem explicado e com um diagrama bem fácil de acompanhar.

Irei colocar 3 fotos que mostram como vai ser mais ou menos a cara dela, na medida que for instalando e ajustando as coisas vou postar em vídeo e foto, por enquanto não tem nem um furo nem nada instalado so um esboço.

Estou aberto a sugestões dos amigos, pois estou aqui para aprender.
 

Attachments

  • 20160609_172016.jpg
    20160609_172016.jpg
    166.8 KB · Views: 516
  • 20160610_174418.jpg
    20160610_174418.jpg
    149.4 KB · Views: 527
  • 20160610_174430.jpg
    20160610_174430.jpg
    145.3 KB · Views: 566
Cervejeiro, incialmente, parabéns pela montagem. Eu também estou aqui desenhando e estudando sistemas RIMS e HERMS para definir meu novo setup de 40L.
Eu fiquei com algumas dúvidas/considerações para te fazer.
1) A panela de água com resistência de 6000W não seria um tiro de canhão para matar passarinho? Desculpe a expressão. Mas como seria apenas para aquecer a água de lavagem, confere? Ou você quer algo bem rápido mesmo para aquecer?
Como está pensando no nível das panelas?
2) Aqui imagino que você também está considerando um sistema de circulação forçada que seja acionado junto com a resistência elétrica. Assim como um SSD para que o PID do controlador atue sobre a potência da resistência elétrica. Ou está pensando de outra forma?
3) Está pensando em um sistema de whirlpool automático na panela de fervura? Ou vai passar o mosto frio direto para o fermentador sem retornar para a panela durante o resfriamento?

Por fim, poderia me dizer o modelo.marca dessa bomba?

Obrigado!
 
Cervejeiro, incialmente, parabéns pela montagem. Eu também estou aqui desenhando e estudando sistemas RIMS e HERMS para definir meu novo setup de 40L.
Eu fiquei com algumas dúvidas/considerações para te fazer.
1) A panela de água com resistência de 6000W não seria um tiro de canhão para matar passarinho? Desculpe a expressão. Mas como seria apenas para aquecer a água de lavagem, confere? Ou você quer algo bem rápido mesmo para aquecer?
Como está pensando no nível das panelas?
2) Aqui imagino que você também está considerando um sistema de circulação forçada que seja acionado junto com a resistência elétrica. Assim como um SSD para que o PID do controlador atue sobre a potência da resistência elétrica. Ou está pensando de outra forma?
3) Está pensando em um sistema de whirlpool automático na panela de fervura? Ou vai passar o mosto frio direto para o fermentador sem retornar para a panela durante o resfriamento?

Por fim, poderia me dizer o modelo.marca dessa bomba?

Obrigado!
Boa tarde amigo, estou vendo que estamos próximos, quando estiver pronta vamos marcar uma brassagem coletiva na aceva goiana, te aviso quem sabe da pra ver ela funcionando.

1) Sim e não, se for pensar na pratica esta muito acima do necessário, só que estou visando fazer 2 brassagem no mesmo dia pra aproveitar meu fermentador de 200L, com essa tribloco consigo fazer 2 cervejas quase que ao mesmo tempo, enquanto estou fervendo a primeira, a outra já esta engatilhada pra brassagem, so que ai vou precisar de mais uma bomba, mais isso e pro futuro. E mais por questão de velocidade, já que e um protótipo para a minha nanocervejaria.

2)Sim, de PID vou usar um k49 da coel, que trabalha bem com rampas e patamares, estou vendo a melhor solução na questão elétrica, uma chave contadora ou um ssd, gosto muito da chave por sua eficiência, mais o desgaste vai ser muito se ouver uma variação constante, aonde ela liga e desliga a qualquer variação, a principio vou trabalha com ssd e somente on/off, com a variação de 1º, pra evitar de ter desgaste. Depois vou testar a chave so por curiosidade.

3)Quando ao whirlpool sim, tendo em vista que a bomba atua em todas as panelas, vou fazer o resfriamento por um chiler de placa e voltar ela pra panela ate atingir a temperatura ideal, ainda não defini como vai ser a ligação física, mais pretendo fazer.

To meio sem tempo, ja estalei as resistencia e nivel, posto foto no fim de semana.
 
@renanphp boa noite!

Parabéns pelo seu trabalho, aparentemente isso será mais do que só um hobbi! :mug:

Uma dúvida, você poderia passar essa bomba para circulação? Especificação, preço etc?!?

Estou desenvolvendo o meu projeto e a bomba é o item que está me dando maior dor de cabeça...

Desde já obrigado!
 
@renanphp boa noite!

Parabéns pelo seu trabalho, aparentemente isso será mais do que só um hobbi! :mug:

Uma dúvida, você poderia passar essa bomba para circulação? Especificação, preço etc?!?

Estou desenvolvendo o meu projeto e a bomba é o item que está me dando maior dor de cabeça...

Desde já obrigado!

Estou usando essa, tem ela de baixa vazão e alta, qualquer uma atende a demanda.
http://www.indupropil.com.br/produt...0-220v-alta-vazao-5-000lt-h-suporta-ate-140-c
 
Back
Top