Reutilização do fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcos0411

Member
Joined
Apr 4, 2017
Messages
21
Reaction score
0
Boa Noite Cervejeiros,

Estou buscando mais informações com o reaproveitamento do fermento então venho espor algumas dúvidas que tenho até o momento e demonstrar quais os passos com a lama até o presente momento;
Há dois dias retirei uma leva e passei para fase de maturação, para lavar a lama e separar somente o fermento, fervi água filtrada por 10 min já com os potes imerso para sanitização, após o término da fervura retirei os potes e dois potes deixei com a água para lavar a lama, enfim, após a água em temperatura ambiente joguei a água e misturei bem com a lama e em seguida coloquei a lama nos potes de vidro aguardando 4 horas para decantar, após esse tempo coloquei o fermento em um único pote. O fermento decantou e não tem trub no fundo.
Minha dúvida é:
Como retiro o fermento quando for reutilizar? (Utilizo um pouco da água para diluir ou é necessário retirar somente o fermento)
No site brewer's friend o cálculo está em ML como farei esse cálculo se o fermento virar uma "pasta"?
No pitch rate qual taxa devo usar? No momento estou fazendo uma witibier com OG de 1050 e FG esperada de 1010

Esse fermento é a sua primeira leva.

É isso aí, muitas dúvidas aqui rsrs

Grande Abraço a todos!
 
Boa Noite Cervejeiros,

Estou buscando mais informações com o reaproveitamento do fermento então venho espor algumas dúvidas que tenho até o momento e demonstrar quais os passos com a lama até o presente momento;
Há dois dias retirei uma leva e passei para fase de maturação, para lavar a lama e separar somente o fermento, fervi água filtrada por 10 min já com os potes imerso para sanitização, após o término da fervura retirei os potes e dois potes deixei com a água para lavar a lama, enfim, após a água em temperatura ambiente joguei a água e misturei bem com a lama e em seguida coloquei a lama nos potes de vidro aguardando 4 horas para decantar, após esse tempo coloquei o fermento em um único pote. O fermento decantou e não tem trub no fundo.
Minha dúvida é:
Como retiro o fermento quando for reutilizar? (Utilizo um pouco da água para diluir ou é necessário retirar somente o fermento)
No site brewer's friend o cálculo está em ML como farei esse cálculo se o fermento virar uma "pasta"?
No pitch rate qual taxa devo usar? No momento estou fazendo uma witibier com OG de 1050 e FG esperada de 1010

Esse fermento é a sua primeira leva.

É isso aí, muitas dúvidas aqui rsrs

Grande Abraço a todos!

Meu caro, a lavagem do fermento tem que ser feita a frio para que vc possa decantar ele bem rápido (10 a 15 minutos). Com isso, fica fácil observar a estratificação do fermento, o que possibilita separar o sobrenadante, o fermento viável e o fermento morto. Esse último fica no fundo, mas se vc esperar demais para decantar, não vai dar para separar ele do fermento viável.

Quanto à manipulação, o fermento não pode ficar seco no recipiente. Precisa ficar coberto pela solução. Até porque vc precisa ter a solução para poder tirar ele. A densidade de células utilizada pelas calculadoras já considera que há líquido junto, por isso vc pode regular a densidade nas calculadoras. Existem vários métodos para analisar qual a densidade de células, todos bem imprecisos mas que podem dar uma noção vaga do que vc tem disponível. Geralmente será baseado na viscosidade ou turbidez, porque ninguém irá fazer contagem celular em casa.

Você não irá usar a "pasta". Ela precisa ser diluída até a viscosidade ou turbidez que dê uma noção pra ti de qual a concentração de células por mL. Existem vários guias que tentam dar algumas referências. Um exemplo é pegar uma quantidade conhecida de células (como um pacote de fermento vencido) e diluir em um volume conhecido (1L, por exemplo). Verifique a turbidez obtida contra a luz e faça diluição seriada da tua solução de fermento até chegar à mesma turbidez. Tome nota de cada diluição para que vc possa calcular qual a concentração inicial.

Em termos de pitching rate, já que vc está usando o Brewers Friend, aconselho mirar em 0,75mi/ml/°P.
 
Então devo ter cometido alguns erros logo de início rsrs, noque percebi foi um pote com 3 divisões, fundo escuro para branco, meio branco e na parte superior somente líquido que eu acredito ser um pouco da cerveja e a água utilizada.
 
Então devo ter cometido alguns erros logo de início rsrs, noque percebi foi um pote com 3 divisões, fundo escuro para branco, meio branco e na parte superior somente líquido que eu acredito ser um pouco da cerveja e a água utilizada.
Fundo escuro, fermento morto e turb.

Camada branca, fermento viável.

Líquido, cerveja e água.

Tire quase todo o líquido, transfira a parte branca e a cubra com água esterelizada. Após gele bem, sem congelar.

Há quem defenda o uso com o trub.

Eu quando faço uma leva imediatamente quando extraio o fermento de outra, uso um pacote novo hidratado e toda a lama da leva anterior, sem lavar, quando esta lama não tenha lúpulos de DH, ou alguma suspeita de contaminação (levedura selvagem, lactobacillus, etc).

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Jean eu fiz exatamente isso, está na geladeira e agora o fermento está decantado no fundo do pot, não há vestígios de trub, a água que está no pot é a que usei para lavar e provavelmente algum vestígio da cerveja, devo lavar novamente com água esterelizada? A grande dúvida agora é, como calcular o volume somente do fermento decantado?
 
Jean eu fiz exatamente isso, está na geladeira e agora o fermento está decantado no fundo do pot, não há vestígios de trub, a água que está no pot é a que usei para lavar e provavelmente algum vestígio da cerveja, devo lavar novamente com água esterelizada? A grande dúvida agora é, como calcular o volume somente do fermento decantado?
Usar água esterelizada para guardar é melhor.

Deixe compactar e meça por aproximação e para baixo. Peque por excesso no fermento.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Kurt e Jean,

Pegar carona pra tirar uma dúvida que tenho a tempos e que tem a ver com o post do amigo aí. Feito lavagem, depois de decantado totalmente, como você fazem pra medir, por ml ou gramas? Qual medida vocês usam nesses casos, para a levedura compactada?

Tenho feito uma medida, por baixo, de 2bi grama e 1bi ml no caso de estar decantado o fermento. Mas sinto que estou subestimando pacas essa concentração e que no brewersfriend o 1bi ml padrão pra slurry é para casos de coleta mais líquida, não tão compactada. Estou certo?
 
Boa Noite Cervejeiros,

Estou buscando mais informações com o reaproveitamento do fermento então venho espor algumas dúvidas que tenho até o momento e demonstrar quais os passos com a lama até o presente momento;
Há dois dias retirei uma leva e passei para fase de maturação, para lavar a lama e separar somente o fermento, fervi água filtrada por 10 min já com os potes imerso para sanitização, após o término da fervura retirei os potes e dois potes deixei com a água para lavar a lama, enfim, após a água em temperatura ambiente joguei a água e misturei bem com a lama e em seguida coloquei a lama nos potes de vidro aguardando 4 horas para decantar, após esse tempo coloquei o fermento em um único pote. O fermento decantou e não tem trub no fundo.
Minha dúvida é:
Como retiro o fermento quando for reutilizar? (Utilizo um pouco da água para diluir ou é necessário retirar somente o fermento)
No site brewer's friend o cálculo está em ML como farei esse cálculo se o fermento virar uma "pasta"?
No pitch rate qual taxa devo usar? No momento estou fazendo uma witibier com OG de 1050 e FG esperada de 1010

Esse fermento é a sua primeira leva.

É isso aí, muitas dúvidas aqui rsrs

Grande Abraço a todos!

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=pGNmR3F0lO8&t[/ame]

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=SA1lauK7VVQ[/ame]
 
Kurt e Jean,

Pegar carona pra tirar uma dúvida que tenho a tempos e que tem a ver com o post do amigo aí. Feito lavagem, depois de decantado totalmente, como você fazem pra medir, por ml ou gramas? Qual medida vocês usam nesses casos, para a levedura compactada?

Tenho feito uma medida, por baixo, de 2bi grama e 1bi ml no caso de estar decantado o fermento. Mas sinto que estou subestimando pacas essa concentração e que no brewersfriend o 1bi ml padrão pra slurry é para casos de coleta mais líquida, não tão compactada. Estou certo?

Você pode usar qualquer unidade de medida para estimar a quantidade de células (g ou ml). Se vc tem uma massa compacta, a calculadora do Mr. Malty considera isso como 4,5bi/ml. Se vc tem uma solução bem diluída, 1bi/ml. O problema é que, exceto pela massa compacta, todo o resto é relativo.

Minhas coletas sempre tem variação no volume e densidade coletadas (depende da cepa). Então tenho que fazer estimativa em todas as levas. Em geral, por retirar do fundo cônico, considero que todo o trub estará lá. Então faço uma lavagem e acabo aproveitando somente em torno de 20 a 25% do sedimento que coletei, o resto é trub, células mortas e cerveja.

O segundo vídeo que o tomazela compartilhou apresenta uma boa estimativa baseada em volume. De fato, se vc pegar um tubo graduado e deixar o fermento sedimentar, saberá qual a concentração de fermento da tua amostra.
 
Eu estimo em 1Bi/ml na massa sedimentada. Minha cerveja, minhas regras ( heheheheh :D )

Assim tenho um bom coeficiente de erro para diluição, trub incorporado, redução da viabilidade por tempo de guarda, etc.

Como orbito entre APAs e estilos com fermento neutro, boa parte de minhas levas repetem o US-05 e ele é bem tranquilo quando a pequenos over pitching.
 
nao sei se daria um bom resultado mas lendo os post acima pensei em seguir a regra abaixo e gostaria da opinião de vocês se possível:
Já com o fermento sedimentado no fundo do pote, retirar o máximo possível da água e assim deixar o mínimo para dissolver o fermento, após dissolvido colocar em uma balança e ver o seu volume em ML para o cálculo.
Vocês acham que seria um caminho viável? Quanto a viabilidade por tempo podemos considerar qual a %? Ou podemos utilizar alguma ferramenta que nos dá uma precisão mais próxima da realidade?
 
Back
Top