Reutilização de lúpulo do dry hopping para amargor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RodrigoCampos

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
159
Reaction score
110
Fiz uma AIPA e usei 96g de lúpulo no dry hopping. Tive a idéia de tentar reutilizar esse lúpulo para amargor em uma nova cerveja. Usei 4 lúpulos diferentes e estou pensando em fazer uma média do a.a. dos quatro e usar uma quantidade um pouco maior do que usaria se estivessem novos. Pensei e usar numa Pale Ale mais simples só para ver o resultado. Alguém tem experiência em com isso? Só encontrei esses posts no HomeBrewTalk americano

http://www.homebrewtalk.com/f12/gonna-reuse-dry-hops-bittering-235912/

http://www.homebrewtalk.com/f13/how-account-aa-when-re-using-hops-dry-hopping-53332/
 
Olá @RodrigoCampos

Como ficou a cerveja? Valeu a experiência?

Estou pensando em tentar reaproveitar também...

Abraços,
 
Os alfa-acidos são solúveis em alcool (são oleosos), no dry-hopping grande parte deles será solubilizado, claro que sobra uma pequena parcela, mas não acho que compensa...
Não cheguei a ler o hb.com, mas não faria a tecnica, pouca economia e aumento considerável de trub, uma vez que terá que usar muito mais lúpulo.
Ah sim, sem contar que fica impraticável a mensuração de ibus dessa tecnica.
 
Olá @RodrigoCampos

Como ficou a cerveja? Valeu a experiência?

Estou pensando em tentar reaproveitar também...

Abraços,

Acabei não testando pois tinha bastante lúpulo novo e não quis arriscar uma cerveja sem pretensões. Preferi dar prioridade para cerveja feitas com mais cuidado. Os argumentos do colega JotaMarino estão corretíssimos mas em relação ao IBU, mesmo sabendo o AA de cada lúpulo usado, o IBU que medimos também não é exato, somente uma estimativa. Se fosse fazer uma cerveja sem grandes pretenções com certeza testaria. Não acho que dê para sair algo muito ruim. No pouco que li, vi recomendarem considerar o %AA de cada lúpulo cerca de 75% do original antes de ser usado no dry hopping como uma base de cálculo para o IBU.
 
Eu ja reutilizei, mas foi porque queria fazer uma brassagem e estava com pouco lúpulo, so tinha o suficiente para amargor ou aroma, entao peguei o lúpulo de um dry hop de um fermentador que ja tinha removido a cerveja e estava a poucos dias na geladeira e coloquei como lúpulo de amargor na fervura inicial. A cerveja ficou excelente. Nesta situação achei válido, mas simplesmente por economia nao acho legal fazer isso de maneira usual. Foi uma cerveja que fiz e nao tinha me atentado que estava com lupulo no fim. AI usei este metodo...
 
Estava discutindo essa ideia de reutilizar lúpulos do dry hopping com meu professor (curso química), e nos pareceu uma ideia interessante iniciar um estudo em cima disso. Pretendo ao invés de utilizar o lúpulo diretamente do dry hopping extrair os AA afim de ter um maior controle do amargor na brasagem da cerveja conseguinte. Alguém dispõe de material de pesquisa pra isso? Artigo ou Livro, quem sabe não seja uma boa ideia e vire um projeto. =)
 
Tem uma cerveja da startup brew q eles fizeram isso, aproveitaram lúpulo do DH de um lote grande pra fazer um bem menor. Foi uma ceva q venderam bem abaixo do preço pois essa era a intenção.
 
Em 2019 experimentei Black Ipa, ficou sensacional. A cerveja tem muito mais sabor e aroma também. Fica mais completa. Já fiz outras vezes, inclusive estou fermentando uma Opa com reaproveitamento do DH na fervura. Adiciono aos 30 min de fervura, considero 70% dos AA. Fica próximo, noto um harsh um pouco mais acentuado devido a grande quantidade de matéria vegetal. Mas acho q vale a pena.
 
Estava discutindo essa ideia de reutilizar lúpulos do dry hopping com meu professor (curso química), e nos pareceu uma ideia interessante iniciar um estudo em cima disso. Pretendo ao invés de utilizar o lúpulo diretamente do dry hopping extrair os AA afim de ter um maior controle do amargor na brasagem da cerveja conseguinte. Alguém dispõe de material de pesquisa pra isso? Artigo ou Livro, quem sabe não seja uma boa ideia e vire um projeto. =)
Fala cervejeiro, tudo bom?
Você já ou viu falar do "método da panela de pressão"? (ref. no Brewing Engineering do Steven Deeds) ele fala sobre a extração rápida dos AA em uma panela de pressão e tals. Isso inspirou um dos grandes especialistas do país a iniciar uma pesquisa de reaproveitamento do lúpulo de dh para amargor com extração na panela de pressão.
Não vou entrar em detalhes técnicos aqui, mas a solubilidade do AA em pH de 5,2, típico de um mosto cervejeiro é de +ou- 90 ppm e em água com pH próximo a 7 passa de 3000ppm, o que promoveria uma extração completa do AA e uma isomerização dele muito mais vantajosa.
Como eu disse, ainda está sendo estudado, mas para o caseiro esse extrato de um único dh pode amargar umas 5 levas de IPAs.....
Desvantagem é que o dh tem que estar em um saco.
Como eu fiz: pega o dh joga na panela de pressão; completa 2,5 x o volume de lúpulo com água filtrada; fecha a panela; liga o fogo; após abrir fervura abaixa o fogo e espera 15 minutos; desliga; espera esfriar; passa numa peneira fina e está pronto.
Esse extrato é super amargo e pode ser adicionado no final da fervura, com isso vc pode diminuir muito o tempo de fervura.
Sugiro ir testando as quantidades a dosar, mas um pouco já é bastante. rsrsrsrs
Abraços.
 
Fiz um NEIPA, leva bem pequena. E guardei o lupulo usado no dryhop. Estou fermentando uma cerveja levinha e coloquei cerca de 30g quando desliguei o fogo. A fermentação deve acabar amanha (2 dias estagnado ) e tirando uma prova não senti diferença da ultima vez que fiz essa receita. Vamos ver quando estiver pronta.
 
Back
Top