Reutilização da levedura após a maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nieves

Member
Joined
Jun 11, 2015
Messages
14
Reaction score
1
Bom dia,
Eu gostaria de saber se eu posso reutilizar a levedura após a maturação da minha cerveja? Eu imagino que a viabilidade diminuirá mas será que isso impossibilita a reutilização?
Caso isso seja possível vai ajudar a otimizar o processo lá em casa pois assim que maturasse eu já emendaria outra leva !!!
Abraço !!!
 
Pode, mas você deve, preferencialmente, calcular a quantidade que vai usar de lama.

Existem várias calculadoras na internet que te ajudam nisso, como a do Brewer`s Friend, ou do mrmalty.com, ou mesmo o BeerSmith.

Abraço,
 
@nieves

se tu procurar aqui no fórum tem VÁRIOS tópicos sobre isso. Como fazer a lavagem, como estimar quantidade de células, como fazer starter com a lama, número de reaproveitamentos que geralmente o pessoal usa, guardar uma parte do starter direto do vial/hidratação (em caso de seco) ao invés de coletar a lama, tendência de mutação e contaminação das leveduras e aí por diante.

É fácil, viável de fazer e traz bons resultados. Mas sempre é bom pesquisar bem como fazer antes de se arriscar...
 
Back
Top