Retrocesso na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bubu Moreti

New Member
Joined
Aug 26, 2018
Messages
4
Reaction score
2
Location
São Paulo
Olá pessoal
Primeira vez que posto.


Fiz uma session ipa, ela fermentos loucamente, tive até que limpar o fermentados pois estava vazando pelo air lock.

Medi a densidade dele na segunda e estava em 1.016 ( fg desejado 1.010) e ontem fui medir estava em 1.021.


Alguém sabe me explicar como isso aconteceu?
O que eu fiz de errado?



Gratidão!
 
@Bubu Moreti
Provavelmente alguma das medições está errada.
Você está medindo com refratômetro ou com densímetro?
Caso estiver usando refratômetro, lembrou de corrigir a leitura?

Casado
 
O CO2 residual (gerado pela fermentação) e que fica dissolvido no liquido pode gerar diferença na medição. Sempre que vou medir, retiro a amostra e ponho no erlenmeyer e agito um pouco e deixo por uns minutos só depois meço a temperatura e faço a medição da densidade.
 
O CO2 residual (gerado pela fermentação) e que fica dissolvido no liquido pode gerar diferença na medição. Sempre que vou medir, retiro a amostra e ponho no erlenmeyer e agito um pouco e deixo por uns minutos só depois meço a temperatura e faço a medição da densidade.
Comigo já deu diferença exatamente por isso, tiro a amostra dou uma agitada na proveta, deixo uns minutos e só depois meço.
 
Opa! Blz?

Se vc usou o refratometro, tem que fazer uma correção por causa do álcool! Não é comum verificar aumento, mas nesse nivel mais baixo pode sim acontecer!

Tem várias calculadoras, por exemplo

https://www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/

Abs

Olá pessoal
Primeira vez que posto.


Fiz uma session ipa, ela fermentos loucamente, tive até que limpar o fermentados pois estava vazando pelo air lock.

Medi a densidade dele na segunda e estava em 1.016 ( fg desejado 1.010) e ontem fui medir estava em 1.021.


Alguém sabe me explicar como isso aconteceu?
O que eu fiz de errado?



Gratidão!
 
O CO2 residual (gerado pela fermentação) e que fica dissolvido no liquido pode gerar diferença na medição. Sempre que vou medir, retiro a amostra e ponho no erlenmeyer e agito um pouco e deixo por uns minutos só depois meço a temperatura e faço a medição da densidade.

Pelo o que já pesquisei e já vi em outros posts aqui no fórum, esse CO2 gerado pela fermentação que fica dissolvido pode até causar um erro na leitura por pelo densímetro, mas esse erro seria para baixo, não iria aumentar a gravidade.
 
Pelo o que já pesquisei e já vi em outros posts aqui no fórum, esse CO2 gerado pela fermentação que fica dissolvido pode até causar um erro na leitura por pelo densímetro, mas esse erro seria para baixo, não iria aumentar a gravidade.
Ao contrário,

as bolhas se "grudam" ao densímetro, o arrastando para cima, fazendo com que se tenha uma leitura de um valor maior.
 
O CO2 residual (gerado pela fermentação) e que fica dissolvido no liquido pode gerar diferença na medição. Sempre que vou medir, retiro a amostra e ponho no erlenmeyer e agito um pouco e deixo por uns minutos só depois meço a temperatura e faço a medição da densidade.



Não sabia disso.

Muito Obrigada pela dica!
 
Es
@Bubu Moreti
Provavelmente alguma das medições está errada.
Você está medindo com refratômetro ou com densímetro?
Caso estiver usando refratômetro, lembrou de corrigir a leitura?

Casado
Estou medindo com fefratometro.
não lembrei de corrigir, mas mesmo assim, não faz muito sentido o que aconteceu.
Mas vou me lembrar para as próximas medições e usar as dicas que me deram aqui.
 
Calibre esse refratômetro @Bubu Moreti, com o auxilio de uma pequena chave de fenda que vem junto, aperte (ou afrouxe) um parafuso pequeno que fica na parte de cima do aparelho. Sabe-se que a densidade da água é 1,000 (algo bem próximo a isso), então pingue uma gota de água na plataforma de vidro, feche a tampa e olhe pelo leitor, se a leitura da água pura não estiver exatamente em cima do 1,000 (pode estar acima ou abaixo) vc gire o parafusinho conforme precisa até travar a leitura no 1,000.

Uma simples queda em cima da bancada pode descalibrar seu refratômetro e causar equívocos de leitura.
 
Calibre esse refratômetro @Bubu Moreti, com o auxilio de uma pequena chave de fenda que vem junto, aperte (ou afrouxe) um parafuso pequeno que fica na parte de cima do aparelho. Sabe-se que a densidade da água é 1,000 (algo bem próximo a isso), então pingue uma gota de água na plataforma de vidro, feche a tampa e olhe pelo leitor, se a leitura da água pura não estiver exatamente em cima do 1,000 (pode estar acima ou abaixo) vc gire o parafusinho conforme precisa até travar a leitura no 1,000.

Uma simples queda em cima da bancada pode descalibrar seu refratômetro e causar equívocos de leitura.
Sempre faço isso antes de medir ^^
 
Eu utilizo refratomero e ja constatei esta diferença entre mediçoes de uma mesma amostra.
Sempre deixo uns minutos de descanso antes de medir e ter um valor mais preciso.
 
A questão do CO2 residual que eu mencionei é relativa às medições com densimetro. Com refratometro não sei dizer se é aplicavel.
 
Back
Top