Retomar a fermentação na garrafa.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabiobrum

Well-Known Member
Joined
Dec 2, 2015
Messages
182
Reaction score
48
Olá, rolou um acidente com o priming(vide o outro tópico que abri aqui) , esqueci de descontar 2,5 l que retirei para carbonatação forçada e acabei superdimensionando a quantidade de priming. Fora isso, a temperatura ambiente esteve muito alta essa semana. Resultado: 47 psi na garrafa de amostra após 5 dias de refermentação. Para que não houvesse nenhum acidente, pus tudo na geladeira. O problema é o seguinte: após ter interrompido essa refermentação reduzindo drasticamente a temperatura das garrafas notei que a pressão diminuiu muito mais que o desejado, ficando na faixa dos 17 psi. Estou pensando em elevar a temperatura até uns 20 para retomar de forma mais controlada a refermentação, a dúvida é, há algum problema nisso?!
A princípio não me lembro de nenhum motivo, mas na duvida achei melhor consultar os colegas.
 
Você abriu alguma delas pra ver se a carbonatação tava legal?

No postmix se estabilizar em 17psi gelada da uma carbonatação OK, imagino que seja o mesmo pra garrafa.
 
Então .... Estava com sede de cerveja e acabei Abrindo algumas ... Não estavam no mesmo padrão , de 4, 3 estavam entre com pouca carbonatação e Ok. Uma estava praticamente sem carbonatação.
 
Então .... Estava com sede de cerveja e acabei Abrindo algumas ... Não estavam no mesmo padrão , de 4, 3 estavam entre com pouca carbonatação e Ok. Uma estava praticamente sem carbonatação.

Se o padrão de carbonatação delas está diferente, pode ser que vc não tenha homogeneizado direito o priming com a cerveja, antes de engarrafar...

17 psi dá 1,2 kgf/cm²... isso é um valor bom de carbonatação. Provavelmente a garrafa do manômetro está legal para beber.

A diminuição de pressão é algo que vc pode prever com alguma tabela que relacione pressão e temperatura. Cair a pressão quando baixa a temperatura é normal, a quantidade de CO2 é a mesma.

Já que as garrafas tão com uma carbonatação inconsistente, acho o que eu faria seria remover todas da geladeira e deixar dentro de uma caixa, ou lugar seguro. Deixar a pressão subir até uns 4 kgf/cm² (57 psi), na garrafa do manômetro. Essa pressão as garrafas ainda aguentam. Mas faria isso num lugar seguro e lidaria com essas garrafas com cuidado, porque se tiverem outras com pressão maior, pode ser que estourem.
 
Sim , não deixei claro mas estou ciente que a pressão varia com a temperatura. Como nunca tinha medido nada, O que não tinha ideia era a relação pressão - temperatura ideal de carbonatação. Aliais, uma coisa que só me dei conta agora é que as tabelas de priming falam de volumes de CO2,mas não em qual temperatura. A ideia da pergunta é mais no sentido de antecipar algum problema . Bem, vou deixar esquentar para carbonatar mais um pouco.
 
Back
Top