Retirar amostra durante fermentação primária

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Pessoal boa noite,
estou com uma leva de Belgian Blondie Ale no fermentador à dois dias e a atividade do meu airlock começou a diminuir. Resolvi tirar uma pequena amostra da cerva em um copo de vidro q tenho, mais para avaliar a cor e ver se está azeda ou algo do tipo. Percebi que o gosto é de cerveja choca e a cor é de um bege bem claro...Não senti gosto azedo, de manteiga ou de maçã verde... apenas de cerveja choca. Tudo leva a crer que estou no caminho certo, visto que estou à apenas 2 dias fermentando correto? mas após provar veio uma dúvida: Corro risco de contaminação abrindo a torneira de fermentador? Sanitizei antes da fermentação, inclusive deixando a solução de biofor escorrer pela torneira aberta. Desculpa ai a paranóia e a pergunta meio boba, mas é noia total de iniciante... medo tremendo de perder à leva. A prática de ir experimentando a cerva no decorrer da fermentação é comum? Ou desencana e experimenta somente quando for medir FG no final da fermentação?
 
Boa noite,
Após dois anos produzindo resolvi colocar torneiras em meus baldes, então pela primeira vez colhi pequenas amostras diariamente, acho que, para o aprendizado é válido... Quanto a contaminação não me preocupei tanto por pensar que no balde há uma pressão positiva em relação a torneira, ou seja não haverá refluxo... Só tome cuidado para não aspirar o líquido do air Lock...
 
Oi pessoal, estou na minha primeira leva e acho que já fiz besteira. Retirei uma amostra pela torneira e notei que está com um cheiro bem azedo e o gosto também, não está nada bom. Pelo pouco que já estudei, eu perdi a leva né?
Olhem a foto dela aí.
 

Attachments

  • copo.jpg
    copo.jpg
    56 KB · Views: 218
Oi pessoal, estou na minha primeira leva e acho que já fiz besteira. Retirei uma amostra pela torneira e notei que está com um cheiro bem azedo e o gosto também, não está nada bom. Pelo pouco que já estudei, eu perdi a leva né?
Olhem a foto dela aí.

Calma. Se é a sua primeira cerveja não dê ela como estragada pelo sabor e aroma de fermentação. Eles são estranhos mesmo, e depois tendem a mudar. Sugiro apenas ter calma e esperar pelo resultado final.

Abraço
 
Calma. Se é a sua primeira cerveja não dê ela como estragada pelo sabor e aroma de fermentação. Eles são estranhos mesmo, e depois tendem a mudar. Sugiro apenas ter calma e esperar pelo resultado final.

Abraço

Beleza, vou fazer todo o processo e depois postar o resultado.
 
Aí galera, o gosto de azedo (que eu achei que fosse de vinagre) está sumindo. Da primeira vez que eu provei a cerva (coloquei pra fermentar dia 23 de julho) estava com um gosto horrível. Não aguentei 5 segundos com a cerva na boca... Depois tive que lavar e escovar os dentes!! Hoje, 10 dias após começar a fermentação, o gosto está muito menor. Rolou até uma espuma ridícula (antes não havia nem isso). Fiquei até esperançoso! =]
 
Relaxa!
Engarrafa e prova ela depois de carbonatada, você vai notar a mudança no sabor. Nas 2 primeiras levas, sempre ficava achando que tava azeda, que a leva tava perdida, e no final, as cervejas ficaram ótimas. Sem despero :)
 
Relaxa!
Engarrafa e prova ela depois de carbonatada, você vai notar a mudança no sabor. Nas 2 primeiras levas, sempre ficava achando que tava azeda, que a leva tava perdida, e no final, as cervejas ficaram ótimas. Sem despero :)

Vlw Eduardo! É ótimo saber que essas coisas são normais.
 
Aí galera, o gosto de azedo (que eu achei que fosse de vinagre) está sumindo. Da primeira vez que eu provei a cerva (coloquei pra fermentar dia 23 de julho) estava com um gosto horrível. Não aguentei 5 segundos com a cerva na boca... Depois tive que lavar e escovar os dentes!! Hoje, 10 dias após começar a fermentação, o gosto está muito menor. Rolou até uma espuma ridícula (antes não havia nem isso). Fiquei até esperançoso! =]
Calma cara hehehe.. Durante o processo o fermento produz e absorve subprodutos da fermentação, talvez tenha sido isso que aconteceu e melhorou o sabor. Deixa os bixinhos trabalharem, eles sabem o que fazer. Termine a cerveja e poste o resultado 👍
 
Fala pessoal!!

Primeiramente gostaria de agradecer aos que me ajudaram, principalmente ao Tiago que me incentivou a não jogar a leva fora.
Bom, a cerva melhorou muito com o tempo, acabei deixando-a pouco tempo no maturador e engarrafei tudo. Me arrependi, pois li em vários textos na internet as pessoas desaprovando a maturação na garrafa. Mas eu não tinha mais o que fazer... Já tinha feito o priming e tava tudo dentro das garrafas. Mesmo assim, resolvi manter a leva com temperatura entre 9 e 11°. Passado um tempo (cerca de uma semana e meia) abri a primeira garrafa e estava com um gosto bem melhor. Dava pra dar uns goles tranquilamente, mas estava com um gosto bem enjoativo (creio que seja esse o gosto do diacetil que o pessoal fala, mas não tenho certeza) a ponto de não conseguir tomar mais do que um copo. Até então eu tava feliz, pois a clarificação foi muito bem sucedida e a espuma beem cremosa. Anteontem (33 dias após terminar a fermentação e a 26 dias na garrafa na temperatura citada acima), servi um copo pra uns amigos e, para minha surpresa, a cerva estava boa. Ela não está nem perto do que eu esperava, mas pelo menos tenho algo na minha geladeira bem melhor do que esses sucos de arroz e milho que vendem por aí.

Olhem as fotos dessa blond ale:
 

Attachments

  • 20150830_133341.jpg
    20150830_133341.jpg
    161.6 KB · Views: 147
  • 20150830_133416.jpg
    20150830_133416.jpg
    155.9 KB · Views: 142
Olá galera!
Andei pesquisando aqui no fórum sobre esse 'problema' de cerveja azeda ou com cheiro azedo e acabei caindo nesse tópico.
Estou com uma situação semelhante aqui em uma leva que fiz de uma Summer Ale. Coloquei ela para fermentar no dia 16/09 e a intenção era deixar fermentar até o dia 28/09, porém fui experimentando ela a cada 4 ou 5 dias e percebi que o sabor doce não atenuava (a OG foi de 1049 e 12 dias após início da fermentação ainda estava em 1028 - sendo que a FG deve ser em torno de 1009). Conversando com um pessoal cervejeiro pelo whatsapp descobri que coloquei pouca levedura na fermentação (usei 2 pct de S23 e mantive a 11-12ºC neste período). Me deram a dica de subir a temperatura (subi para 13,5-14ºC no dia 29/09 e dei umas sacudidas no balde) e vi que depois de 3 dias a densidade tinha baixado pra 1020.
Minha dúvida é: quando a fermentação demora tanto tempo assim para ocorrer, corro muito risco da cerveja azedar? Sinto um cheiro azedo bem forte, mas não é de vinagre, parece meio cheiro de pão azedo, sei lá como descrever, mas quando experimento esse azedo não vai para o paladar. Devo me preocupar com essa possibilidade dela ter azedado? Pretendo iniciar o descanso do diacetil amanhã (06/10) e depois passar pra maturação mesmo que não tenha chegado na FG esperada.
O que vocês acham?
 
Camila, dia 2 estava 1,020 né? Isso é apenas a metade do esperado, tu queres iniciar o descanço do diacetil amanhã, mas quanto está a densidade hoje?
Eu acho que tu deve colocar mais levedura aí, mas primeiro hidrate e ative ela com DME sem aeração e inocule essa levedura quando estiver bastante ativa. Meça a densidade hoje, se estiver por volta de 1,013 pode usar qualquer tipo de levedura que tu tenhas aí que o perfil não vai mudar, contanto que tu não introduza muito oxigênio. A reabsorção do diacetil só vai acontecer depois que o açúcar for consumido, então não apresse as coisas, tenha calma que ainda tem solução.
 
Boa noite.
Eu to fermentando uma pale ale que fiz através do extrato de malte lupulado.
Minha duvida é.
Estou fermentando no isopor com garrafas de gelo a 20°.
Quando acabar a fermentação eu posso engarrafar em pet e botar na geladeira pra fazer o cold crash ??
Pois minha geladeira nao cabe o balde 20 litros.
Ou seria melhor eu nao baixar a temperatura e continuar maturando a 20 graus por pelomenos mais 1 semana pra dps fazer a carbonatação?
 
Olá galera!
Andei pesquisando aqui no fórum sobre esse 'problema' de cerveja azeda ou com cheiro azedo e acabei caindo nesse tópico.
Estou com uma situação semelhante aqui em uma leva que fiz de uma Summer Ale. Coloquei ela para fermentar no dia 16/09 e a intenção era deixar fermentar até o dia 28/09, porém fui experimentando ela a cada 4 ou 5 dias e percebi que o sabor doce não atenuava (a OG foi de 1049 e 12 dias após início da fermentação ainda estava em 1028 - sendo que a FG deve ser em torno de 1009). Conversando com um pessoal cervejeiro pelo whatsapp descobri que coloquei pouca levedura na fermentação (usei 2 pct de S23 e mantive a 11-12ºC neste período). Me deram a dica de subir a temperatura (subi para 13,5-14ºC no dia 29/09 e dei umas sacudidas no balde) e vi que depois de 3 dias a densidade tinha baixado pra 1020.
Minha dúvida é: quando a fermentação demora tanto tempo assim para ocorrer, corro muito risco da cerveja azedar? Sinto um cheiro azedo bem forte, mas não é de vinagre, parece meio cheiro de pão azedo, sei lá como descrever, mas quando experimento esse azedo não vai para o paladar. Devo me preocupar com essa possibilidade dela ter azedado? Pretendo iniciar o descanso do diacetil amanhã (06/10) e depois passar pra maturação mesmo que não tenha chegado na FG esperada.
O que vocês acham?
se preocupa com o azedo não, termina o processo engarrafa e tals e se tiver ruim joga fora...
Só nçao entendi uma coisa, como fez uma summer ale com o S-23? kkkk vc fez uma hop lager ou algo do tipo, pq ale com s23 não vai rolar...
 
Back
Top