Retirando cloro da água - Tiossulfato de Sódio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JesseMatos

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2014
Messages
117
Reaction score
2
Boa tarde cervejeiros,
Estava pesquisando tanto no fórum quanto na internet formas de se retirar o cloro da água. Enfim, aqui no fórum já tivemos por 2 vezes pessoas abordando sobre o assunto. Ambas falando sobre o uso do Carvão ativo.

Nas minhas pesquisas achei que o pessoal que tem o hobby de aquarismo faz uso do Tiossulfato de Sódio para retirar o cloro da água.

Minha pergunta é, podemos utilizar o mesmo recurso para produzirmos nossas receitas, ou pode haver algum resquício do Tiossulfato de Sódio que é prejudicial para a cerveja e para nós?

Quem puder sanar essa minha dúvida agradeço :mug:
 
Cara, a questão é.... tu estás cogitando usar água da rede.... sem filtrar?

Esquece a questão do cloro..... não te importas que a água tenha gosto ruim, cor acentuada, restos orgânicos que possam vir de infiltrações de raízes na tubulação de água, e restos de metais que podem estar na corrosão de canos que alimentam muitas casas e prédios ainda hoje?

Abração,
 
Guenther, no caso estava pensando em utilizar um filtro para o material particulado para retenção dessas impurezas. Mas como o filtro de carvão ativo remove 75% do cloro existente na água (segundo o fabricante) estava pensando no uso do Tiossulfato de sódio para retirar esse remanescente de cloro.

Em relação a gosto, cor e aromas acentuados, não sei como é tratada a água da sua cidade, mas na minha não temos esse problema, ou já se tornou natural e não percebemos 0.o
 
Esse é o ponto... não se percebe, mas na maioria dos casos, sempre tem algo.

Esse remanescente do cloro não precisa te preocupar, porque o aquecimento da água já vai remover o resto..... mas o carvão remove não só o cloro, mas cloramina.

Resumindo, nunca dá pra confiar 100% em água da rede sem filtrar com carvão ativado, independente de onde tu mora. Porto Alegre, onde eu moro, tem uma água excelente pra fazer cerveja.... mesmo assim tem que filtrar.... até porque água muda.... as vezes vem com menos cloro, mais cloro, menos cor, mais cor, mais remanescentes de algas, etc.

Filtro de carvão ativado EU considero obrigatório, a não ser pra água mineral industrializada.

Abração,
 
Ola caros,

Segue sistema de filtracao, decloracao, defluoracao e dismineralizacao parcial.

Y63963Vv


A - Agua da Concessionaria
B - Agua Pre-filtrada
C - Agua Re-filtrada / Uso para limpeza (higienizacao e etc)
D - Agua Cervejeira
1 - Filtro Geral Pre-reservatorio - BigBlue (50µ/Plissado/Lavavel)
2 - Registro Borboleta
3 - Hidrometro Cervejaria
4 - Filtro 5"/5µ / Ñ Lavabel
5 - Filtro 5" / Carvao Ativado + Prata Coloidal / Block / 5µ
6 - Filtro 5" / Carvao Ativado + Prata Coloidal / Block / 5µ
7 - Filtro 10" / Carvao Ativado + Prata Coloidal / Granulado / Cartucho 5µ
8 - Filtro 10" / Resina Mista / Granulado / Cartucho 5µ
9 - Selenoide 12V
10 - Selenoite 12V
11 - Sensor de Fluxo de agua
12 - Computador de agua (Controla as litragens para a agua selecionada, controles de agua total, aguas gerais, agua cervejeira, controle de troca dos filtros 4-5-6-7-8 / Desenvolvendo em arduino)

Com 3 filtros de carvão mais o de resina, tenho 100% de decloracao e desmineralizacao parcial, sendo possível ate utilizar agua de poco.

Ainda falta adquirir os filtros 7 e 8 e a programacao do item 12. O custo não é tao alto e sai bem mais barato que os "sistemas de osmose reversa" vendidos por ai que não passam de 3 filtros em serie e de osmose reversa não tem nem o conceito.

Filtros selenoides e hidrometro comprado todos no ML. Apesar de ter achado (depois da compra) o hidrômetro com leitura remota através de sensor a venda na R.Florencio de Abreu.

Os filtros de 5" tem vida útil entre 600 a 750L, os de 10" entre 1500 a 1700L; ja os de resina estou a pesquisar a vida útil.
 
Eu tenho um aquário marinho, tenho um filtro em serie com esses elementos, polipropileno para retirar partículas, carvão ativado, membrana RO, depois vai para um cartucho com resina purolite MB400 para retirar silica, fosfato etc, eu posso usar a agua que sai depois do filtro RO para fazer cerveja? Eu sempre compro agua de galao mas se puder utilizar essa agua seria ótimo.
Muito obrigado.

Abs.
 
Creio que vc precise de mais 1 filtro de CA, pois com 1 filtro vc tem 250ml de agua clorada diluida em 750ml, com o segundo vc tera 62ml de agua clorada diluídos em 938ml de agua sem cloro.
 
Pessoal,

Estou pensando em usar um filtro para sólidos e um de carvão ativado.. A pergunta é: irei precisar corrigir os minerais ou esse processo não remove os minerais da água? Ou sempre será preciso corrigir os minerais quando se usar a água da rede..
 
Pessoal,

Estou pensando em usar um filtro para sólidos e um de carvão ativado.. A pergunta é: irei precisar corrigir os minerais ou esse processo não remove os minerais da água? Ou sempre será preciso corrigir os minerais quando se usar a água da rede..

1 filtro de carvao nao retira todo o cloro da agua e 1 de resina mista tb nao... para remocao de quase na totalidade, teria que ter um de resina anionica e outro de cationica usando cartuchos de 10" x 2 ½ x 5µ
 
@renatorocha, Que tipo de hidrometro utiliza?

Uso hidrometro simples, padrao SABESP. Deveria ter comprado um com sensor magnetico para leitura remota.
Photo%202.jpeg


No com leitura remota, nesta janela, prox. ao M3 tem um sensor com fiacao para ligacao em sistema de leitura.
 
Eis como esta ficando, tive que desmonta-los para fazer algumas modificacoes, como acrescer os T para equilibrar o peso e extrair a agua duplamente filtrada.

A agua entra pelo registro esfera, passa pelo hidrometro e segue passando pelo 1º filtro o da direita, neste ha um T onde coleto agua dupla-filtrada ou segue para a decloracao; o filtro transparente e o da esquerda, seguindo para outros 2 filtros à adiquirir, sendo estes de 10" com cartucho conforme diagrama (posts acima).

No primeiro T no que tem o niple, irei remover o niple e colocar um adaptador soldavel 20x ½ e na sequencia uma curva de transposicao de ½. Tive que fazer uma modificacao no projeto original e complicou-me; para nao perder as tubulacoes tive que me adaptar.
 

Attachments

  • Photo 4.jpg
    Photo 4.jpg
    239.5 KB · Views: 275
No aquarismo marinho, esse tipo de filtragem serve para remover o máximo de substâncias dissolvidas para posteriormente incluirmos o que é necessário, sem risco de algum parâmetro ficar muito acima e consequentemente, desestabilizar o sistema.
Já provei água deionizada, de osmose reversa e destilada, e sinceramente achei que altera muito o paladar...
A ausência de sais, cálcio, magnésio e ph extremamente baixo não pode prejudicar a qualidade da cerveja?
 
No aquarismo marinho, esse tipo de filtragem serve para remover o máximo de substâncias dissolvidas para posteriormente incluirmos o que é necessário, sem risco de algum parâmetro ficar muito acima e consequentemente, desestabilizar o sistema.
Já provei água deionizada, de osmose reversa e destilada, e sinceramente achei que altera muito o paladar...
A ausência de sais, cálcio, magnésio e ph extremamente baixo não pode prejudicar a qualidade da cerveja?

A ideia da filtragem por osmose reversa é desmontar a água e depois montar do jeito ideal para a cerveja que quer fazer. Ou seja, você retirar quase que todos os sais dissolvidos, e adiciona para ficar com o perfil para o estilo de cerveja.
 
Entendi. E existe no mercado um sal padrão?
Não fica mais caro que água mineral (água descartada do osmose + custo da membrana / resina + sal)?
 
Entendi. E existe no mercado um sal padrão?
Não fica mais caro que água mineral (água descartada do osmose + custo da membrana / resina + sal)?

São vários sais, cada íon terá uma propriedade diferente no que diz respeito à química da mosturação e alguns deles depois que vão afetar diretamente o sabor e o equilíbrio da cerveja.

Então não dá pra ir nesse pensamento de "o que é mais barato". São basicamente 2 objetivos que o cervejeiro pode ter quanto ao tratamento de água: o mais simples, que é simplesmente purificar a água, isso pode ser feito com qualquer filtro simples de carvão e o mais complexo, que é quantificar os íons que existem nessa água permitindo um ajuste fino deles de acordo com a receita ou estilo proposto. Isso não implica necessariamente em deionizar a água, mas pode ser um caminho.

Se vc tem interesse no assunto e lê em inglês, sugiro que leia o livro Water, do John Palmer.

Abraço
 
Eu sei que são vários sais. No aquarismo marinho é usado um composto que busca repor os elementos básicos aos níveis usuais.
Cada um avalia as necessidades e complementa, principalmente quando se tem alguns estilos de específicos de reef.
O que não sabia era que no homebrew também se faz isso e principalmente, como é feita essa reposição, pois nunca vi vendendo em lojas esses compostos, normalmente chamados de "sal". Imagino que o mercado seja muito restrito e as pessoas devem manipular fórmulas ou comprar os ingredientes e misturar por conta própria...
O que penso é que fica caro, tanto pelo desperdício de água quando é filtrada pelo osmose, como a reposição para os parâmetros ideais, como PH que é crítico para a cerveja.
Por isso a minha curiosidade, se já calcularam, quanto gastam fazendo isso e como é o processo completo.
 
@renatorocha quanto foi gasto pra montar o sistema?

@Andreguetti - Ainda não terminei o sistema, estou finalizando o meu stirplate eletrônico, então passarei para o sistema de dosagem.

mas para ter ideia:

1x FILTRO PP 10" 5µ - $15
2x FILTRO CARVAO BLOCK 10" 5µ - $35
5x CARCACA 10"x2½ / ¾ - $70
3x SUPORTE PARA FILTROS (individuais) - $9
2x CARTUCHO RECARREGAVEL 10" 5µ - $25
1KG CARVAO GRANULADO - $20
1KG RESINA MISTA - $30
2x VALULAS SELENOIDE ¾ x 12V - $35
1x SENSOR DE FLUXO DE AGUA ¾ - $55
Sem fretes e conexões , ja que não se compra tudo no mesmo lugar.

TOTAL = $562 sem selenoide, sensor de fluxo e os fretes (que não me lembro agora)

valores atualizados em 03.MAI.15 - Tudo pelo ML (onde comprei)

Não me recordo da durabilidade, textos a esmo falam cada qual uma medida diferente.... eu estou estimando 1700L de agua cervejeira ate o esgotamento dos mesmos. Por isso que criei um desvio para agua para limpeza.
 
Esse filtro acho que todo cervejeiro deveria ter, eu penso em comprar um logo....

Mas voltando ao Tiossulfato de Sódio, falei com uma amiga bióloga, ela me desencorajou bastante a usar o Tiossulfato, porque se ele é um composto bastante artificial, e se a dosagem não for muito bem calculada, pode ser prejudicial à saúde.
Ela me recomendou usar o sistema de filtragem de partículas e na sequência o de carvão ativado (tipo esse sistema triplo que o pessoal tem usado).
Se ainda sobrar alguma coisa de cloro na água, use Vitamina C, em dosagem 2,5ppm para cada 1ppm de Cloro presente na água (verificar no site da sua empresa fornecedora de água, eles são obrigados a informar publicamente e sem custo). A Vitamina C, além de ser bom para a saúde, atua como conservante natural da cerveja. Na minha cidade uso 1 gota para cada 2,5l de água.
 
Falarei da minha experiência prática:

Quando não uso água mineral de bombonas, recorro a água de casa. Meu condomínio capta e trata a própria água. A água vem de poços artesianos, extremamente dura, e entregue bem clorada ultimamente. Uso aqueles filtrinhos simples da lorenzetti (com carvão ativado) que garantem pelo menos 75% de retenção de cloro. Como a minha torneira com o filtro é alimentada pela caixa dágua, parte do cloro já foi perdida por evaporação na caixa dágua, parte retida no filtro. Além disto filtro a água na noite anterior a brassagem, deixando na bombonas.

Nunca tive alguma percepção de clorofenol em qualquer dos lotes com esta água, acredito que pela soma das condições para a perda do cloro. Se ainda tivesse alguma dúvida, poderia ainda dar uma ligeira fervida antes.
 
Eu uso água da rede mesmo, pelo menos eu sei que foi tratada... tem gente aqui na região que curte aquela água de poço sem saber a procedência...

E na entrada de casa tem aqueles filtros residenciais de CA.. e eu ainda uso outro filtro desses de purificador de água para a água que vai pra panela..
Acho que é suficiente...
 
Opa! Nunca testei mas ja vi um video de alguem usando vitamina C, acido ascórbico, e eliminava o cloro. Não sei se tiossulfato é legal, se vai causar algum problema na cerveja. Eu iria preferir a vitC se funcionar mesmo.
 
Esse filtro acho que todo cervejeiro deveria ter, eu penso em comprar um logo....

Mas voltando ao Tiossulfato de Sódio, falei com uma amiga bióloga, ela me desencorajou bastante a usar o Tiossulfato, porque se ele é um composto bastante artificial, e se a dosagem não for muito bem calculada, pode ser prejudicial à saúde.
Ela me recomendou usar o sistema de filtragem de partículas e na sequência o de carvão ativado (tipo esse sistema triplo que o pessoal tem usado).
Se ainda sobrar alguma coisa de cloro na água, use Vitamina C, em dosagem 2,5ppm para cada 1ppm de Cloro presente na água (verificar no site da sua empresa fornecedora de água, eles são obrigados a informar publicamente e sem custo). A Vitamina C, além de ser bom para a saúde, atua como conservante natural da cerveja. Na minha cidade uso 1 gota para cada 2,5l de água.
Ola fkmaesel,
Essa aplicação de vitamina C não vai se perder na fervura não? Essa aplicação de vitamina C não séria melhor na maturação onde corre o risco de oxidação e não se perde devido as baixas temperaturas?
 
uso esse purificador aqui https://latina.com.br/filtro-de-agua-pn555/ minha agua é da concessionaria Sabesp, eles colocam muito flúor e cloro, sera esse purificador suficiente, faço pouca quantidade de cerveja.
Boa tarde!
Eu não indicaria, pois ele adiciona outros minerais. Uso um com 3 partes:
1º - Filtro 10" 5 micram
2º - Filtro carvão 10" block
3º - Filtro 10" 10 micam
A vazão deixo uns 2l/m
 
Boa tarde!
Eu não indicaria, pois ele adiciona outros minerais. Uso um com 3 partes:
1º - Filtro 10" 5 micram
2º - Filtro carvão 10" block
3º - Filtro 10" 10 micam
A vazão deixo uns 2l/m


como tenho aquário, uso um anti cloro na noite anterior, sera que tbem não resolve?
 
como tenho aquário, uso um anti cloro na noite anterior, sera que tbem não resolve?
Trabalhei por muitos anos com aquário e usava um produto chamado anti-cloro, acredito que o custo fica muito alto pois é uma gota/l, também não sei até onde vai afetar na qualidade da cerveja pois não é apenas cloro que o filtro retira.
 
Trabalhei por muitos anos com aquário e usava um produto chamado anti-cloro, acredito que o custo fica muito alto pois é uma gota/l, também não sei até onde vai afetar na qualidade da cerveja pois não é apenas cloro que o filtro retira.

verdade, achei um para instalar na torneira, um simples, mas segundo o vendedor, ele tira quase que totalmente o cloro, como faço pouca cerveja, creio que esse ira ajudar, ele instala na saída da torneira. https://www.fabricadocervejeiro.com.br/equipamentos/filtracao/filtro-de-cloro-sem-suporte
 
Boa tarde!
Eu não indicaria, pois ele adiciona outros minerais. Uso um com 3 partes:
1º - Filtro 10" 5 micram
2º - Filtro carvão 10" block
3º - Filtro 10" 10 micam
A vazão deixo uns 2l/m

Icaro, lembrei de algo aqui, a maioria das pessoas usa agua mineral de galão nas brassagens, esse meu purificador tem sais minerais, creio que não seja e todo mal, ja que usa-se agua mineral, não acha?
 
Ola fkmaesel,
Essa aplicação de vitamina C não vai se perder na fervura não? Essa aplicação de vitamina C não séria melhor na maturação onde corre o risco de oxidação e não se perde devido as baixas temperaturas?
Olá Icaro!

Se a ideia é neutralizar o cloro utilizando a Vit C, a adição deve ser feita na água de mostura, quando a mesma estiver aquecendo. Assim ela neutralizara o cloro, não deixando ele formar o famigerado clorofenol. Somente o excedente de Vit C, as partes que não reagiram com o cloro, é que irão evaporar, ou degradar na fervura, e caso queira que ela atue como antioxidante, aí sim, ela deve ser aplicada na maturação, ou mesmo antes do envase. Espero ter ajudado! Abraço.
 
Olá Icaro!

Se a ideia é neutralizar o cloro utilizando a Vit C, a adição deve ser feita na água de mostura, quando a mesma estiver aquecendo. Assim ela neutralizara o cloro, não deixando ele formar o famigerado clorofenol. Somente o excedente de Vit C, as partes que não reagiram com o cloro, é que irão evaporar, ou degradar na fervura, e caso queira que ela atue como antioxidante, aí sim, ela deve ser aplicada na maturação, ou mesmo antes do envase. Espero ter ajudado! Abraço.
AFernandes, Vlw jovem pela resposta. Não tinha pensado dessa forma. Muito interessante é forma de uso da vit C.
 
Galera, to montando um sistema de filtragem 3 estagios.

Minha dúvida: devo optar por utilizar a filtragem por "resina mista" ou melhor utilizar apenas PP e Carvao 5micra?
 
Galera, to montando um sistema de filtragem 3 estagios.

Minha dúvida: devo optar por utilizar a filtragem por "resina mista" ou melhor utilizar apenas PP e Carvao 5micra?
Eu uso PP e carvão 5micra e nunca tive problemas de clorofenol...
 
Back
Top