Restos de malte na garrafa após envase.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marotti

Member
Joined
Apr 24, 2015
Messages
15
Reaction score
1
Olá, feliz natal para todos, abri uma cerveja minha agora e tive um problema que nunca tive antes, depois que bebi a cerveja e fui lavar a garrafa, notei uns corpos estranhos dentro da mesma, lembra uma casca, são ocos e seguimentados, comecei a pensar que alguma coisa se desenvolveu dentro da cerveja, porém a cerveja está normal, não está com características de alguma contaminação. Alguém já passou por isso, sabem o que é?

Provavelmente é resíduo da brassagem, mas mesmo assim quero conferir com vocês. Eu faço recirculação contínua, estou estranhando ter passado casca de malte.

Ps. Eu faço análise visual das garrafas 3 vezes antes de colocar cerveja dentro.
Limpo com enxague e escova, água fervendo e depois sanitizo com iodofor.

:confused:
 
Você faz o envase direto do fermentador? Faz cold crash? Como adiciona o priming? Explique melhor seu processo de envase.
 
Não pode ser aquelas larvinhas que formam em garrafas de cerveja?
Aquilo eh ruim pra caramba de sair
 
Você faz o envase direto do fermentador? Faz cold crash? Como adiciona o priming? Explique melhor seu processo de envase.

Transfiro para um outro recipiente, que é o que uso para envase, faço cold crash, priming é açúcar invertido, preparado na hora, equivalho a temperatura e adiciono.
 
Transfiro para um outro recipiente, que é o que uso para envase, faço cold crash, priming é açúcar invertido, preparado na hora, equivalho a temperatura e adiciono.

Fale mais sobre essas larvas. Eu uso água fermendo e iodofor para sanitizar, será que algum tipo de larva sobreviveria? Caso sim, como lidar com esse problema?
 
Mas o estranho, é que eu faço análise visual das garrafas após cada etapa que uso para limpá-las e sanitazá-las e nunca achei nada, quando vejo qualquer manchinha antes do envase, descarto a garrafa. E no caso de ser algo que se desenvolveu ali, não traria off-flavors pra cerveja? Estou realmente encucado com isso...
 
Mas o estranho, é que eu faço análise visual das garrafas após cada etapa que uso para limpá-las e sanitazá-las e nunca achei nada, quando vejo qualquer manchinhas antes do envase, descarto a garrafa. E no casa de ser algo que se desenvolveu ali, não traria off-flavors pra cerveja? Estou realmente encucado com isso...

Quando li o relato pensei nessas larvas também. Na realidade o que fica na garrafa é uma espécie de casulo dela, mas seria formado com as garrafas vazias e se tu garante que não tinha nada antes do envase não deve ser isso.
 
Quando li o relato pensei nessas larvas também. Na realidade o que fica na garrafa é uma espécie de casulo dela, mas seria formado com as garrafas vazias e se tu garante que não tinha nada antes do envase não deve ser isso.

Pior que parece um casulo mesmo, mais é MT bizarro kkk pq eu bebo a cerveja, ou quando são várias, depois de terminar eu lavo todas para remover o resíduos e deixo de um dia para o outro de molho.

Tem alguma dica para nunca mais passar por isso? Kkk
 
Cara, elas sempre aparecem.... e pensa em uma coisa dificil de tirar!

Não sei soluções... só esfrego muito bem e deixo de molho quando vejo que tem. Se alguem manjar de como sumir com elas eu aceito a sugestão.
 
Vou passar a prestar ainda mais atenção nisso, vamos ver se alguém aparece com uma solução para que elas nem apareçam.
 
Quando percebi que tinha aparecido isso tentei lavar, mas é bem dificil de remover e acabei descartando essas garrafas. Depois disso passei a lavar bem as garrafas imediatamente depois de tomar a ceva e deixo elas de cabeça p baixo p escorrer toda a agua... nunca mais apareceram
 
Quando percebi que tinha aparecido isso tentei lavar, mas é bem dificil de remover e acabei descartando essas garrafas. Depois disso passei a lavar bem as garrafas imediatamente depois de tomar a ceva e deixo elas de cabeça p baixo p escorrer toda a agua... nunca mais apareceram


Também lavo logo após consumir, vou passar a deixar de cabeça para baixo também para escorrer qlqr resíduo.
 
Também lavo logo após consumir, vou passar a deixar de cabeça para baixo também para escorrer qlqr resíduo.

Deixa de molho em água com cloro. O cloro é alvejante e ajuda a retirar as sujidades. Mas lave bem antes para retirar esse cloro se não vai prejudicar sua breja.
 
Rapaziada, desculpa reviver este tópico, mas aconteceu cmg tbm! E gostaria de compartilhar e saber possiveis causas disto! Pq nao eh a primeira vez! Segue uma foto em anexo! Uso acido paracetico, deixo escorrer as garrafas todo o processo certinho! Vlw rapaziada
 

Attachments

  • IMG_3377.JPG
    IMG_3377.JPG
    66.4 KB · Views: 53
Rapaziada, desculpa reviver este tópico, mas aconteceu cmg tbm! E gostaria de compartilhar e saber possiveis causas disto! Pq nao eh a primeira vez! Segue uma foto em anexo! Uso acido paracetico, deixo escorrer as garrafas todo o processo certinho! Vlw rapaziada

Parece ser aquelas larvinhas. Aqui chegou garrafa assim, descarto, nem gasto tempo e água para limpar.
 
Po vlw Jean pela resposta! Mas sabe dizer o pq acontece isso?

realmente não sei.

recebi algumas vezes umas garrafas sujas que tinhas isto dentro. Parece algo como ovos de barata (o casulo cascudo que fica grudado na parede).

Esta garrafa da foto foi reutilizada ? tu tinha a inspecionada antes do envase?

Eu após lavar e escorrer as garrafas, as fecho com filme PVC e só abro na hora de passar o iodofor. Ao terminar de secar sempre inspeciono a garrafa contra a luz, preferencialmente a solar.
 
realmente não sei.

recebi algumas vezes umas garrafas sujas que tinhas isto dentro. Parece algo como ovos de barata (o casulo cascudo que fica grudado na parede).

Esta garrafa da foto foi reutilizada ? tu tinha a inspecionada antes do envase?

Eu após lavar e escorrer as garrafas, as fecho com filme PVC e só abro na hora de passar o iodofor. Ao terminar de secar sempre inspeciono a garrafa contra a luz, preferencialmente a solar.

Entao Jean ja me disseram que isso era fungos! Sim! Doi reutilizada mas foi inspecionada! Acho que estou errando na hora de sanitizar! Vou sanitizar com acido paracetico um dia antes do envase, as fecho como vc faz e no dia do envase, passo alcool 70 em todas e espero secar para o envase! Acho que contaminação da garrafa mesmo!
 
Entao Jean ja me disseram que isso era fungos! Sim! Doi reutilizada mas foi inspecionada! Acho que estou errando na hora de sanitizar! Vou sanitizar com acido paracetico um dia antes do envase, as fecho como vc faz e no dia do envase, passo alcool 70 em todas e espero secar para o envase! Acho que contaminação da garrafa mesmo!
Não acho que seja fungo, são muito simétricas.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Rapaziada, desculpa reviver este tópico, mas aconteceu cmg tbm! E gostaria de compartilhar e saber possiveis causas disto! Pq nao eh a primeira vez! Segue uma foto em anexo! Uso acido paracetico, deixo escorrer as garrafas todo o processo certinho! Vlw rapaziada

São larvas de mosca, elas adoram colocar os ovos nos recipientes com levedura cervejeira. Eu sempre recebo garrafas assim porque a maioria das pessoas simplesmente não consegue passar uma água após beber a cerveja e larga em um canto escuro (propício para as moscas se reproduzirem).

É só usar a escova de garrafas para tirar e usar a solução sanitizante normalmente que não tem problema.

OBS: Elas são tão espertas que só colocam os ovos em cerveja viva, nunca vi acontecer isso com uma garrafa previamente pasteurizada. :)
 
São larvas de mosca, elas adoram colocar os ovos nos recipientes com levedura cervejeira. Eu sempre recebo garrafas assim porque a maioria das pessoas simplesmente não consegue passar uma água após beber a cerveja e larga em um canto escuro (propício para as moscas se reproduzirem).

É só usar a escova de garrafas para tirar e usar a solução sanitizante normalmente que não tem problema.

OBS: Elas são tão espertas que só colocam os ovos em cerveja viva, nunca vi acontecer isso com uma garrafa previamente pasteurizada. :)

Caraca que baguio nojento! Haha! Negocio é sanitizar beem feito entao! Nunca tinha visto uma parada assim! Vc pasteuriza todas as suas garrafas? Vlw mesmo Dalai!
 
Eu decidi parar de reutilizar garrafas.
Mesmo não alterando a cerveja, é muito nojento kkkk As vezes em levas pequenas eu reutilizo garrafas que tenho certeza que foram bem limpas imediatamente após o uso e analiso bem para ver se não tem casulos. Quando bebo sozinho lavo bem, seco e separo em caixas, assim sei quais garrafas estão garantidas.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
 
Caraca que baguio nojento! Haha! Negocio é sanitizar beem feito entao! Nunca tinha visto uma parada assim! Vc pasteuriza todas as suas garrafas? Vlw mesmo Dalai!
Pasteurizo não, acho que só em escala comercial que vale a pena e mesmo assim precisa estudar o estilo a se fazer (Lagers em geral).

Eu fiz essa observação porque até mesmo algumas Weiss que comprei e guardei a garrafa por muito tempo não foram infestadas assim, somente as minhas.


Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Ahhhh entendi! Realmente as garrafas comerciais nao acontecem isso! Todo cuidado eh pouco mesmo com essas garrafas! Quando as uso tbm, lavo, seco e guardo com um pedaço de plastico filme na boca para tentar impedir qualquer corpo estranho, mesmo antes de sanitizar! Vou jogar fora essa cerveja logico e ate mesmo essa garrafa! Tentar filtrar quais garrafas estao de acordo ou nao!
 
Gelara, biólogo aqui. Como disse o amigo acima, são pupas que contém larvas de moscas. Elas são terrivelmente difíceis de remover. Quando presentes, recomendo descartar a garrafa.
 
Gelara, biólogo aqui. Como disse o amigo acima, são pupas que contém larvas de moscas. Elas são terrivelmente difíceis de remover. Quando presentes, recomendo descartar a garrafa.

Kurt meu amigo mto obrigado! Saberia me dizer a causa raiz que se da a isto?
 
Kurt meu amigo mto obrigado! Saberia me dizer a causa raiz que se da a isto?
Não sou biólogo, mas respondo:

Garrafa suja. O resto de cerveja é uma boa fonte de alimento para as moscas e larvas, além de atrair elas. Depois de atraídas, ela colocam seus ovos,. Que viram pulpas, que viram larvas, que viram moscas.
Tomou, lavou. Daí acaba com o problema.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Não sou biólogo, mas respondo:

Garrafa suja. O resto de cerveja é uma boa fonte de alimento para as moscas e larvas, além de atrair elas. Depois de atraídas, ela colocam seus ovos,. Que viram pulpas, que viram larvas, que viram moscas.
Tomou, lavou. Daí acaba com o problema.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Perfeito Jean! Sempre faço isto! Mas como faço com outros amigos as vezes alguem nao faz e deve dar nisso! Muito obrigado mesmo a todos!
 
Back
Top