Resfriamento de um dia para o outro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarcelRato

Member
Joined
Nov 27, 2015
Messages
24
Reaction score
3
Olá pessoal, tudo bem??
Nesse final de semana passado eu brassei uma Dortmunder Export, a fim de tentar chegar próximo a cerveja CERPA. Nesse caso a padaria próxima de casa estava sem gelo em como moro na Serra da Cantareira (SP) não existe nenhum outro lugar próximo para que eu pudesse comprar gelo, enfim eu tampei a panela e coloquei na geladeira a 12ºC, no outro dia de manhã aparentemente a cerveja estava ótima e inoculei o fermento na temperatura ideal, minha pergunta é quais os riscos que corro fazendo isso?? Contaminação?? Off-flavors?? Pois eu achei muito prático deixar na geladeira de um dia para o outro do que colocar no gelo (principalmente para lagers).
Obrigado
 
Boa tarde, meu caro!

Primeiramente, a questão de deixar resfriando de um dia para o outro é bem tranquila. Muitos cervejeiros fazem isso sem qualquer problemas, inclusive eu. Já deixei dois dias na geladeira e só depois inoculei e a cerveja não teve absolutamente nada de contaminação (partindo do princípio que seu método de sanitização é eficiente).

Porém, pelo que entendi, você não trasfegou para o fermentador e simplesmente colocou a panela de fervura na geladeira, certo?

Se sim, nao aconselharia fazê-lo, pois corre risco de contaminação quando fizer a trasfega para o fermentador. O correto, a meu ver, seria resfriar a cerveja o máximo que puder e levar ao fermentador BEM LACRADO e depois a uma geladeira. De preferencia a geladeira deve ser exclusiva para a fermentação, pois a que utilizamos no dia a dia é infestada de bacteria.

Por fim, interessante resfriar após o término da fervura o máximo que conseguir para inibir a isomerização de a.a. e a cerveja ficar conforme programado.

Espero ter ajudado!

Abs
 
voce nao poe gelo direto no mosto cerveja? ainda mais estes comprados, e contaminação na certa!
 
Eu digo para pesquisar sobre o método "no chill" usado na austrália. Tem bastante material sobre isso. Mas resumindo é bem tranquilo de fazer, eu só recomendo transferir para o fermentador (aí tem o problema de transferir fervendo, extrair algum químico do plástico, etc), por causa de todo trub que está na panela, com o lúpulo todo e temperatura alta você estára ainda extraindo alfa ácidos e também perdendo aroma.

Enfim, pode fazer, mas tem bastante detalhes para prestar atenção.
 
Back
Top