Remover rótulos adesivos que se desmacham

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andreleite

Active Member
Joined
Mar 5, 2015
Messages
37
Reaction score
7
Boa tarde!
Amigos, semana que vem irei envazar duas levas e essa semana estou providenciando a limpeza e sanitização das garrafas que irei utilizar.
Deixei todas as garrafas em pé e completamente submersas de molho em uma caixa d'agua pequena que tenho em água bem quente com um pouco de soda diluída. Deixei de molho por três dias pois algumas garrafas estavam com uma grossa camada de cerveja seca por dentro, garrafas já a bastante tempo paradas.
Após, limpei todas com a escova por dentro e esponja por fora, a maioria ficou 100% limpa. Mas algumas garrafas não, elas ficaram com pedaços dos rótulos e com resíduos de adesivos por fora, com tipo uma resina da cola que não sai de jeito algum, principalmente as garrafas da Baden Baden.

Alguma dica para remover esses resíduos de adesivos sem utilizar produtos como solvente?

Obs: Apenas para complementar, após o molho em água com soda, lavei todas elas com bastante água pura em jato e deixei de molho em água pura para remover qualquer resíduo da soda antes de escorrer.

Obrigado!
 
Boa tarde!
Amigos, semana que vem irei envazar duas levas e essa semana estou providenciando a limpeza e sanitização das garrafas que irei utilizar.
Deixei todas as garrafas em pé e completamente submersas de molho em uma caixa d'agua pequena que tenho em água bem quente com um pouco de soda diluída. Deixei de molho por três dias pois algumas garrafas estavam com uma grossa camada de cerveja seca por dentro, garrafas já a bastante tempo paradas.
Após, limpei todas com a escova por dentro e esponja por fora, a maioria ficou 100% limpa. Mas algumas garrafas não, elas ficaram com pedaços dos rótulos e com resíduos de adesivos por fora, com tipo uma resina da cola que não sai de jeito algum, principalmente as garrafas da Baden Baden.

Alguma dica para remover esses resíduos de adesivos sem utilizar produtos como solvente?

Obs: Apenas para complementar, após o molho em água com soda, lavei todas elas com bastante água pura em jato e deixei de molho em água pura para remover qualquer resíduo da soda antes de escorrer.

Obrigado!

Nem perde teu tempo com as garrafas de Baden Baden. É impressionante a cola que eles utilizam...

Te sugiro sanitizar as garrafas com ácido peracético pré envase, uma vez que qualquer resíduo de soda será neutralizado nesse processo, além de sanitizares as garrafas.
 
Nem perde teu tempo com as garrafas de Baden Baden. É impressionante a cola que eles utilizam...

Te sugiro sanitizar as garrafas com ácido peracético pré envase, uma vez que qualquer resíduo de soda será neutralizado nesse processo, além de sanitizares as garrafas.

Ronaldo, sou meio sestroso quando ao uso do ácido peracético ainda, prefiro ir no álcool 70º por enquanto. Irei sim sanitiza-las antes do envaze com certeza!
Uma pena essa das garrafas de Baden Baden, to com 29 lá, mas vou largar de mão e não perder tempo com elas. :)
Abraço e valeu as dicas!
 
falando em sanitização este tal pac 200 é bom para este processo?
pergunto porque comprei um pote
e o tal iodofor ? que vcs me dizem?
 
falando em sanitização este tal pac 200 é bom para este processo?
pergunto porque comprei um pote
e o tal iodofor ? que vcs me dizem?

@paulopinho , eu estou engatinhando também, comecei agora e não me atrevo a indicar com propriedade algum produto. Estou seguindo as dicas do curso que fiz, uso álcool 70º com iodofor na proporção de 1 ml (iodofor) por litro (álcool) pra tudo!
Só não vou sanitizar as garrafas por dentro com essa solução, irei usar apenas álcool 70º por garantia e segurança.
Abraço!
 
PAC 200 é acido peracético, é bom sim e transparente, siga as instruções do pote, demora uns 30-40 minutos pra finalizar enquanto que o iodophor já sanitiza em 30 segundos mas pode manchar algumas coisas com o iodo.
 
@paulopinho , eu estou engatinhando também, comecei agora e não me atrevo a indicar com propriedade algum produto. Estou seguindo as dicas do curso que fiz, uso álcool 70º com iodofor na proporção de 1 ml (iodofor) por litro (álcool) pra tudo!
Só não vou sanitizar as garrafas por dentro com essa solução, irei usar apenas álcool 70º por garantia e segurança.
Abraço!


Pode usar Iodo pra tudo.

Usa 3 ml para para 5 litros de agua, deixa em contato com as superfícies a serem sanitizadas por 1 minuto.

Essa proporção é eficaz e não precisa de enxague.
 
falando em sanitização este tal pac 200 é bom para este processo?
pergunto porque comprei um pote
e o tal iodofor ? que vcs me dizem?

Tem vários tópicos no fórum sobre sanitizantes, chegou a dar uma pesquisada? Pode ser que com as informações que vc encontre consiga chegar a um veredito sobre qual escolher.
 
ok ta valendo

lavo com arroz e detergente neutro pra retirar a sugeira primaria e sanitizo com iodofor ou pac 200

o que tiver em mãos
 
Costumo deixar 1 semana ou mais em agua com detergente pra retirar os rótulos.

Geralmente saem inteiros e vão pra porta da geladeira.

Abcs
 
Andre,

Faça o seguinte: esfregue as garrafas com uma esponja nova e óleo de cozinha.

Você consegue tirar tudo. Depois lave novamente com água e sabão para desengordurar.

O princípio é o básico da química: semelhante dissolve semelhante.

Existem dois tipos de cola: as polares e as apolares. As polares você consegue dissolver com álcool. As apolares com óleo.

Espero que ajude. Para mim deu resultado, mas já adianto: é trabalhoso e bastante escorregadio. Hahahaha

Abraço

Renato Restituti

Boa tarde!
Amigos, semana que vem irei envazar duas levas e essa semana estou providenciando a limpeza e sanitização das garrafas que irei utilizar.
Deixei todas as garrafas em pé e completamente submersas de molho em uma caixa d'agua pequena que tenho em água bem quente com um pouco de soda diluída. Deixei de molho por três dias pois algumas garrafas estavam com uma grossa camada de cerveja seca por dentro, garrafas já a bastante tempo paradas.
Após, limpei todas com a escova por dentro e esponja por fora, a maioria ficou 100% limpa. Mas algumas garrafas não, elas ficaram com pedaços dos rótulos e com resíduos de adesivos por fora, com tipo uma resina da cola que não sai de jeito algum, principalmente as garrafas da Baden Baden.

Alguma dica para remover esses resíduos de adesivos sem utilizar produtos como solvente?

Obs: Apenas para complementar, após o molho em água com soda, lavei todas elas com bastante água pura em jato e deixei de molho em água pura para remover qualquer resíduo da soda antes de escorrer.

Obrigado!
 
@rrestituti , muito obrigado pela informação amigo, vou testar ainda hoje e depois posto aqui o resultado, mas de pronto já agradeço a aula de química e a ajuda.
Abraço!
 
Se tiver uma lavadora de alta pressão também dá pra tirar com o jato de água, eu faço assim. Inclusive uso pra desincrustar as sujeiras do interior.
 
O jeito mais fácil que eu achei para remover rótulos:

Deixe as garrafas submersas em água com sabão em pó por uns 2/3 dias. Eu normalmente deixo uma semana ou mais, mas é por falta de tempo mesmo (Eu coloco de molho em um final de semana para só remover os rótulos no outro).

Te garanto que o rotulo sai facilmente. Para melhor resultado, pegue uma esponja e esfregue nas partes adesivas que sai muito fácil, inclusive as garrafas da Baden Baden.
 
O jeito mais fácil que eu achei para remover rótulos:

Deixe as garrafas submersas em água com sabão em pó por uns 2/3 dias. Eu normalmente deixo uma semana ou mais, mas é por falta de tempo mesmo (Eu coloco de molho em um final de semana para só remover os rótulos no outro).

Te garanto que o rotulo sai facilmente. Para melhor resultado, pegue uma esponja e esfregue nas partes adesivas que sai muito fácil, inclusive as garrafas da Baden Baden.

Só um alerta: o recipiente que utilizar para isso não servirá para mais nada na sua vida além disso. Eu já usei a técnica no passado e funciona, mas cai na bobeira de pensar que a bombona estaria limpa também, enxaguei muito bem, passei água quente, deixei de molho, exaustivamente, até meu nariz não detectar mais nenhum cheiro de sabão em pó. Depois utilizai essa bombona para fermentar (na verdade já era meu fermentador) 50 litros de uma Blond Ale. Resultado: tomei 50 litros de cerveja arrotando bolhas de sabão. Plástico impreguina cheiro para o resto da vida.

Abraços!
 
Só um alerta: o recipiente que utilizar para isso não servirá para mais nada na sua vida além disso. Eu já usei a técnica no passado e funciona, mas cai na bobeira de pensar que a bombona estaria limpa também, enxaguei muito bem, passei água quente, deixei de molho, exaustivamente, até meu nariz não detectar mais nenhum cheiro de sabão em pó. Depois utilizai essa bombona para fermentar (na verdade já era meu fermentador) 50 litros de uma Blond Ale. Resultado: tomei 50 litros de cerveja arrotando bolhas de sabão. Plástico impreguina cheiro para o resto da vida.

Abraços!

Hehe isso ai já não sei. Utilizei um recipiente que não usei para fermentar depois.

Abraço
 
Caras, eu faço isso com detergente e funciona da mesma forma. Com a vantagem de não ficar odor na bombona. Sabão em pó é foda mesmo...um saco de tirar.
 
Inclusive neste exato momento tirei um rótulo de uma Dado Ipa, q é daqueles metalizados, ruins de tirar. Não recordo se são iguais aos da baden...Saiu de boa. Só dar uma esfregadinha pra tirar o restante da cola no corpo da garrafa. Pus a garrafa de molho ontem perto do meio dia.
 
Inclusive neste exato momento tirei um rótulo de uma Dado Ipa, q é daqueles metalizados, ruins de tirar. Não recordo se são iguais aos da baden...Saiu de boa. Só dar uma esfregadinha pra tirar o restante da cola no corpo da garrafa. Pus a garrafa de molho ontem perto do meio dia.

@thomasfal , usaste sabão em pó?
 
Eu já deixei de molho também com uma solução de água e água sanitária, acho melhor que sabão, pois o sabão fica aquela meleca grudada que é muito dificil de sair, e agua sanitária é só enxaguar bem, além de tudo ainda é desinfetante.
 
tambem deixei na agua sanitaria... 2 dias e foi facil de remover... o que grudou de cola saiu com uma esfregadinha de bucha...

o interior foi mais dificil, comprei aquela bucha interna e não funcionou... usei areia com a propria agua de molho e ficou supimpa...
 
Então, quando são várias garrafas também deixo de molho, mas geralmente quando tomo uma já procuro tirar o rótulo, enxaguar por dentro, escorrer e guardar deitada, depois só uso iodo na hora do envase.

Nesse caso uso a força bruta mesmo. Deixo uns minutos de molho na água e depois arranco com palha de aço ou uma escova de aço. Não tem rótulo que resista! É rápido e prático :)

PS: palha de aço ou esponja de aço não são "bombril", vide figura.
 

Attachments

  • palhadeaco.jpg
    palhadeaco.jpg
    100.5 KB · Views: 145
  • escovadeaco.jpg
    escovadeaco.jpg
    36.9 KB · Views: 148
Estou com 5 garrafas no balde de agua com detergente a dois dias. Fui ver la ontem a noite e tinha rótulo solto, boiando na água.



Vai ficar mais um dia e vou tirar pra ver.

Agua e detergente.



Abcs
 
Eu coloco elas em uma panela funda, deixo água dentro das garrafas e por fora até encher a metade da panela. Deixo até ferver e o rótulo sai super fácil. Em raros casos eu preciso usar algo para esfregar e tirar o resto dos resíduos da cola.
PS: A garrafa da Baden Baden com este processo é a melhor de se remover. Para garrafas com rótulos próximo ao gargalo, eu as deixo de cabeça para baixo por 5 minutos na fervura e arranco também.
 
Estou com 5 garrafas no balde de agua com detergente a dois dias. Fui ver la ontem a noite e tinha rótulo solto, boiando na água.



Vai ficar mais um dia e vou tirar pra ver.

Agua e detergente.



Abcs
@dimigobbo, garrafas de Baden Baden?
 
Fui ver ontem a noite novamente. Tem duas Eisenbahn lá e foram as únicas que os rótulos não soltaram. Kkkk... Estão la, de molho ainda. Sou persistente.



Abcs
 
2 dias de molho com agua morna e varnish poder O2. Ótimo desencrustante, e vocês ainda podem usar o rótulo pra fazer alguma coisa decorativa.

A não ser que seja Baden Baden. Eles usam uma cola do inferno, principalmente na Weiss. Não consegui salvar nenhum até hoje.
 

Attachments

  • IMG_20150622_194905814.jpg
    IMG_20150622_194905814.jpg
    184.8 KB · Views: 142
Eu uso o detergente alcalino clorado da Kalykim (vende na WE como S330).

Faço uma solução de 1% (10g pra 1L de água).. antes eu usava mais.. 2% ou até 3% mas acho que é desperdício.
Tenho um balde só pra isso e não troco essa solução quase nunca, só quando fica muito MUITO suja.

Deixo de molho as garrafas ali vários dias, às vezes até por várias semanas, mas isso porque fico com preguiça de fazer essa limpeza e vou acumulando até ter saco de fazer o serviço.

Nunca reparei em ter dificuldade com rótulo de baden baden.
 
Baden Baden é só usar um secador de cabelo para aquecer a cola e aí retira fácil, o excesso de cola que ficar na garrafa se for reutilizá-la é só passar um removedor e lavar depois.
 
Os rótulos da Baden não são todos iguais. Os da Red Ale soltam-se facilmente. Os da Weiss só sai ao pedaços, raspando.
 
Fiz um teste esses dias atras...
Tirei o maximo possivel com a mão o adesivo, depois usei peguei uma bucha de cozinha e esfreguei com Sapólio, lavei e ainda sim ficou um pouco, então joguei bem pouco Sapólio puro em cima do restante da cola, depois de 10 minutos esfreguei novamente e para o espanto, saiu tudo, inclusive aquela cola....
 
Back
Top