Relatório de primeira Brassagem - BIAB - APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Laecio

Member
Joined
Jul 31, 2016
Messages
5
Reaction score
0
Olá pessoal,

Meu nome é Laecio, venho acompanhando o fórum a algum tempo, sempre aprendendo bastante aqui com vocês e hoje, venho através deste post, pedir ajuda de vocês para que eu possa aprender mais.


Ontem tomei coragem e realizei minha primeira brassagem e gostaria da opinião de vocês sobre a mesma.

Meu equipamento:
- 1 panela de alumínio de 30 L
- 1 grain bag
- 1 chiller de contra fluxo
- 1 balde fermentador de 18 L

Receita American pale ale:
- 2,8 kg de malte pale ale
- 0,7 kg de malte GoldSwaen Red
- 0,5 kg de malte Swaen Melany
- 15 g de Lúpulo Columbus (60 min)
- 35 g de Lúpulo Hallertau Hersbrucker (5 min)
- 15 g de Lúpulo Hallertau Hersbrucker (0 min)
- 1 pct de levedura US-05

Batch Size: 16 L

Mostura:
- Comecei aquecendo 20 L de água a 70°C
- Acrescentei os grãos, quando terminei a temperatura ficou em torno de 66°C, tampei a panela e deixei por 100 min (Queria deixar 90 min).
- Elevei a temperatura a 76°C e deixei por mais 10 min
- Retirei Grain bag, coloquei-a em um escorredor de macarrão, espremi e lavei os grãos com 6,5 L de água a 76°C.
- Acabei levando 24,5 L de mosto para fervura

OG prevista: 1041; OG mensurada: 1038

Fervura:
- Quando o mosto atingiu 100°C iniciei a adição dos lúpulos
- 60 min --> Columbus
- 5 min --> Hallertau Hersbrucker
- 0 min --> Hallertau Hersbrucker
- Desliguei o fogo, fiz o Whirpool e esperei 20 min para decantação.
- Restaram 21,5 L de mosto com OG mensurada de 1047 (OG prevista: 1050)
- Em seguida fiz o resfriamento com chiller de contra fluxo e o mosto estava indo de 80°C para 23°C no fermentador.

Fermentação:
- Acabei levando 16,5 L de mosto para o fermentador, mas sobraram uns 2,5 L ainda utilizáveis e mais uns 2,5 L de trub.
- Hidratei o fermento com 110 ml de água, previamente esterilizada, a 30°C
- Esperei a temperatura do fermento baixar para 23°C e misturei ao mosto.
- Estou mantendo o fermentador a 18°C (Sensor colado no meio do balde com isolante térmico)
- Hoje pela manhã fui olhar e o airlock não estava borbulhando, então notei que o balde foi mal vedado. Tentei vedar mais batendo com martelo de borracha, mas de nada adiantou, então pra não ficar mexendo muito vou deixar do jeito que está. Vi aqui no fórum que alguns cervejeiros que não utilizam airlock acabam deixando assim também.

Isso é tudo, aguardo a opinião e sugestões de vocês!

Grato!
 
Então... o airlock não quer dizer nada, só medindo mesmo e ver que parou.

Lembrando que têm q maturar pra "baixar tudo", depois de fermentar.

E cada receita têm seu tempo, você só vai saber mesmo TOMANDO,
no mínimo 10 dias depois de engarrafada..

E a cada garrafa uma experiência diferente, descobri nas minhas levas
que a minha cerveja só fica redonda após 30 dias engarrafada.

Só testando que vc sabe. Eu to apanhando ainda, mas é por ai!

Boa sorte
 
Tenho uma brown porter terminando a secundária, que aconteceu a mesma coisa. Coloquei no fermentador, fermento hidratado, tudo certinho. 24h depois, nada de atividade. Fui medir, ja tinha baixado de 1.048 pra 1.038.
Não é a primeira vez que acontece, não vai ser a última. Às vezes o balde não veda mesmo, não adianta. Esquece o airlock, controla pela densidade.
:mug:
 
Pessoal, obrigado pelo retorno. A cerveja ficou pronta, ficou com uma cor muito bonita e um aroma muito bom, porém cometi um erro na configuração do equipamento no BS na hora da de fazer a receita. Esqueci de marcar a opção em que o BS contabiliza o tempo apos o whirpool, pois faço o whirpool com mosto quente e aguardo 15 min para decantar então acabei colocando lúpulo a mais e a cerveja ficou bem mais amarga do que eu esperava. A BU:GO ficou em 0,92 e para o estilo a média é de mais ou menos 0,72.
 
Pessoal, obrigado pelo retorno. A cerveja ficou pronta, ficou com uma cor muito bonita e um aroma muito bom, porém cometi um erro na configuração do equipamento no BS na hora da de fazer a receita. Esqueci de marcar a opção em que o BS contabiliza o tempo apos o whirpool, pois faço o whirpool com mosto quente e aguardo 15 min para decantar então acabei colocando lúpulo a mais e a cerveja ficou bem mais amarga do que eu esperava. A BU:GO ficou em 0,92 e para o estilo a média é de mais ou menos 0,72.
Mas os lúpulos no final da fervura, ou no pós - fervura praticamente não contribuem pro amargor...

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 
berknopp,

Ouvi que o lúpulo que adiciona no início da fervura contribuem mais para o amargor, principalmente aquele que sente no fundo da língua.

Estaria correto isto?
 
berknopp,

Ouvi que o lúpulo que adiciona no início da fervura contribuem mais para o amargor, principalmente aquele que sente no fundo da língua.

Estaria correto isto?
Quanto mais tempo os lúpulos ficarem em contato com o mosto fervente, mais amargor será extraído deles através da isomerização de seus alfa-ácidos.

Enviado de meu SM-G900F usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top