Refermentação na garrafa demorando muito tempo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kidh0

Well-Known Member
Joined
Mar 31, 2014
Messages
71
Reaction score
19
Buenas,

Geralmente a refermentação na garrafa de uma ale demorava no máximo 10 dias para as minhas levas. Basicamente, fazia a fermentação e depois baixava a temperatura para uns 2 a 4 graus, deixava 5 dias e engarrafava.

Depois de um curso sobre leveduras, onde foi dito que baixar drasticamente a temperatura estressa as leveduras, segui a recomendação de baixar 5 graus por dia até chegar a temperatura que eu queria (2 a 4 graus), a refermentação começou a demorar MUITO mais para acontecer.

Se antes eu tinha em 10 dias a carbonatação que eu queria (2.5, 3) agora a média é ela subir a pressão em 0.1 por dia, as vezes até menos, demorando 20 dias ou até mais. Já fiz o teste com várias leveduras (fermentis, mangrove jacks, lallemand).

Pensei que como eu não estava estressando o fermento, que ele fosse ficar mais saudável e ajudar na refermentação e não o contrário.

Alguém mais já passou por isso?
 
Está usando algum clarificante?
Qual a temperatura de refermentação?
Mudou mais alguma coisa no processo?
 
Está usando algum clarificante?
Qual a temperatura de refermentação?
Mudou mais alguma coisa no processo?

Já reparei nisso usando gelatina incolor para clarificar e também sem usar.
Temperatura de refermentação entre 19 e 20 graus.
 
Não faz muito sentido a "redução de estresse" da levedura causar isso. De alguma forma você deve estar levando menos fermento pra garrafa.
Na verdade eu entendo que o estresse no crash cold, quando a cerveja já está pronta, não faz mais diferença.
 
Buenas,

Geralmente a refermentação na garrafa de uma ale demorava no máximo 10 dias para as minhas levas. Basicamente, fazia a fermentação e depois baixava a temperatura para uns 2 a 4 graus, deixava 5 dias e engarrafava.

Depois de um curso sobre leveduras, onde foi dito que baixar drasticamente a temperatura estressa as leveduras, segui a recomendação de baixar 5 graus por dia até chegar a temperatura que eu queria (2 a 4 graus), a refermentação começou a demorar MUITO mais para acontecer.

Se antes eu tinha em 10 dias a carbonatação que eu queria (2.5, 3) agora a média é ela subir a pressão em 0.1 por dia, as vezes até menos, demorando 20 dias ou até mais. Já fiz o teste com várias leveduras (fermentis, mangrove jacks, lallemand).

Pensei que como eu não estava estressando o fermento, que ele fosse ficar mais saudável e ajudar na refermentação e não o contrário.

Alguém mais já passou por isso?
Cara, a questão de dar choque térmico estressar as leveduras afeta essencialmente na reutilização do fermento, com diferenças mínimas ao longo de várias gerações.

Ou seja, pra qualidade da tua cerveja, fará diferença perceptível fazer um "cold crash" ou baixar aos poucos? Não.

Agora, sobre simplesmente a relação "baixar devagar" vs "demora na carbonatação", é algo a se observar em dezenas de levas antes de ter um parecer.

Abraço,
 
A temperatura da refermentação não mudou ?
Estou com uma leva refermentando e nesses dias frios a coisa demora bem mais....
 
A temperatura da refermentação não mudou ?
Estou com uma leva refermentando e nesses dias frios a coisa demora bem mais....
Ah, esse é um fator extremamente importante também.
 
A temperatura da refermentação não mudou ?
Estou com uma leva refermentando e nesses dias frios a coisa demora bem mais....

Hum, a principio não tem muita oscilação de temperatura dentro do armário onde elas ficam, mas não acompanho durante a madrugada. Vou fazer um teste e deixar uma lampada ligada durante a noite e ver se vai surtir algum efeito.
 
Hum, a principio não tem muita oscilação de temperatura dentro do armário onde elas ficam, mas não acompanho durante a madrugada. Vou fazer um teste e deixar uma lampada ligada durante a noite e ver se vai surtir algum efeito.

Cara, agora é outono, com certeza ta muito mais frio que no verão, isso da muuita diferença no tempo que leva pra carbonatar.
 
Hum, a principio não tem muita oscilação de temperatura dentro do armário onde elas ficam, mas não acompanho durante a madrugada. Vou fazer um teste e deixar uma lampada ligada durante a noite e ver se vai surtir algum efeito.

Cara, se você está realmente em POA, relaxa que nesta época demora mais mesmo. Se quiser acelerar isso, esta é uma boa época para fazer as lagers que serão degustadas na primavera.:drunk:
 
Hum, a principio não tem muita oscilação de temperatura dentro do armário onde elas ficam, mas não acompanho durante a madrugada. Vou fazer um teste e deixar uma lampada ligada durante a noite e ver se vai surtir algum efeito.
Ah.... cara, nem tinha visto que era tu, Henrique. Olhei só o "Kidh0" (aliás, não entendo pq vcs criam nomes de usuário tão diferentes, hehehehe).

Cara... resolvido. Aqui em PoA tem feito temperaturas abaixo de 20........ só pra ti ter uma idéia, nessas temperaturas, já tive diversas cervejas que demoraram mais de 1 mês pra carbonatar completamente.

Para reações que ocorrem a nível microscópico, sejam reações biológicas ou químicas, a temperatura afeta DIRETAMENTE a velocidade com que essas coisas acontecem, ou seja, cada grau de temperatura vai afetar.

Resumindo, essa demora não tem absolutamente nada a ver com o fato de tu ter começado a baixar a temperatura devagar.... foi pura coincidência.

Abraço,
 
Ah.... cara, nem tinha visto que era tu, Henrique. Olhei só o "Kidh0" (aliás, não entendo pq vcs criam nomes de usuário tão diferentes, hehehehe).

Cara... resolvido. Aqui em PoA tem feito temperaturas abaixo de 20........ só pra ti ter uma idéia, nessas temperaturas, já tive diversas cervejas que demoraram mais de 1 mês pra carbonatar completamente.

Para reações que ocorrem a nível microscópico, sejam reações biológicas ou químicas, a temperatura afeta DIRETAMENTE a velocidade com que essas coisas acontecem, ou seja, cada grau de temperatura vai afetar.

Resumindo, essa demora não tem absolutamente nada a ver com o fato de tu ter começado a baixar a temperatura devagar.... foi pura coincidência.

Abraço,

:D old habits die hard.

É uma Foreign Extra Stout com carbonatação alvo não muito alta (2.2) e ela chegou em 1.5 depois de 20 dias.

Vou fazer um teste e colocar uma lampada num tic para elevar (e manter a temperatura) dentro do armário da refermentação e ver a diferença que vai fazer. Tudo em nome da ciência.
 
Então.

Essa noite eu coloquei um TIC com uma lâmpada dentro do armário, para pelo menos tentar ficar próximo dos 23C.

Resultado: A pressão subiu bem mais rápido do que ela vinha subindo. Enquanto que sem a lampada pra manter a temperatura a pressão subia 0.03, 0.05, em 7 horas ela subiu 0.1.
 
Eu tenho feito assim: primária, secundária, queda brusca para 0 graus, trasfega e engarrafamento. Para ale, maturo já engarrafada no mínimo por 2 semanas em torno de 12 a 14 graus. Carbonata bem.
 
Sábado ta com previsão de 30°c. é a chance de dar um "gas" na carbonatação hahaha
 
Aproveitando o tópico.
E quando atinge certa pressão(no caso 1,5 Bar) e por causa da queda de temperatura na madrugada, vai olhar no manômetro e volta para 1 Bar.
A carbonatação está acontecendo ou digamos que ela "retrocede" ? Hoje faz 9 dias e voltou para 1 Bar.
 
Dificil variar assim sem colocar na geladeira, deve ter vazado...
 
Vazamento não é. Até por que se fosse estaria marcando zero Bar.
Mas minha pergunta em si não se da pela queda de pressão e sim se a carbonatação sofre "retrocesso" por ter baixando a pressão.
 
Não necessariamente ficaria no zero @gustavog3.

Já tive uma leva que o arrolhador me sacaneou e as garrafas não zeraram, só pararam de subir. No meu caso foi bem simples ver as que estavam com problema, porque todas que estavam com vazamento tinha uma espuma no nivel da cerveja, no gargalo
 
Vazamento não é. Até por que se fosse estaria marcando zero Bar.
Mas minha pergunta em si não se da pela queda de pressão e sim se a carbonatação sofre "retrocesso" por ter baixando a pressão.

Não sofre, ela se regula..

Lembresse que vc vai tomar a cerveja gelada, ou seja, com a pressão corrigida pela temperatura.

Há tabelas de carbonatação que mostram a quantidade de co2 vs temp, para uma carbonatação desejada.

O que muda com a temperatura é a concentraçao de Co2 por litro.. quanto mais frio, maior a concentração..

Nesse caso, a noite, (considerando que não se trata de vazamento) você conseguiu diluir mais co2 na cerveja. a meu ver, seria o oposto.

Por isso que há a diferença de quando abrimos uma cerveja quente, em que a tampa pula e espuma, e quando abrimos uma fria, a cerveja eh servida mais "regular" sem perder carbonatação.

Quando a carbonatação terminar e você gelar a cerveja, a mesma vai baixar a temperatura e diminuir a pressão.. isso nao quer dizer que descarbonatou.

abs
 
Exatamente o que o Luccas falou acima.

O manômetro não mede a pressão de CO2 da cerveja, ele mede a pressão de gás presente no pescoço. Contudo, esse gás vai lentamente sendo absorvido pela cerveja em função da temperatura e pressão gerada. Enquanto o CO2 estiver sendo gerado ele vai fazer pressão no espaço vazio (pescoço) e quando a produção se reduz (ou a temperatura baixa) o equilíbrio se desloca no sentido do líquido.
 
Back
Top