Refermentação - Dúvidas, indicação visual?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

D. Uba

Active Member
Joined
Mar 21, 2016
Messages
43
Reaction score
14
Olá Pessoal

Dia 05/03/2016 realizei minha primeira brassagem. Uma American IPA. Ocorreu tudo bem! O.G.: 1058, 20 litros.
A fermentação primária aconteceu com temperatura controlada, estabilizando em uma F.G. de 1016 - temperatura inicial 17°C e final 22°C.
Foram 8 dias de fermentação secundária, finalizando em 25°C. Nesse período, dry-hopping por 4 dias (utilizando hop bag).
Em seguida, cold-crash (~2°C). Viajei e na volta realizei o envase.

Fiz a transferência e adicionei o priming no outro balde (6,5 g/L - açúcar refinado, invertido) visando 2,7 vol. CO2.
No total, engarrafei 18 litros.
Estou utilizando uma long-neck + manômetro como garrafa-piloto.
A refermentação está acontecendo em temperatura ambiente ~[22°C,25°C].
Hoje, após 7 dias, o manômetro marca 2,1 bar de pressão.
Foi bem suave... subiu uma média de 0,3 bar por dia...

Tenho algumas dúvidas. Seguem:

(1) No fundo das garrafas, percebo levedura sedimentada. Como é minha primeira brassagem, não sei se a quantidade está ideal.
É um camada fina (menos de 1 cm) e que cobre toda a superfície do fundo. Está ok?

(2) Foi a primeira fez que utilizei um arrolhador. Apesar da long-neck piloto mostrar existência de pressão, estou com receio
das garrafas 600 ml + tampinhas não estarem bem fechadas. Existe algo visual que pode indicar que a refermentação
está ocorrendo nelas? O que sugerem verificar?

(3) No pescoço das garrafas, percebo algumas gotículas no vidro, por dentro. É normal?

Obrigado pela ajuda!

[]'s
 
Tenho algumas dúvidas. Seguem:

(1) No fundo das garrafas, percebo levedura sedimentada. Como é minha primeira brassagem, não sei se a quantidade está ideal.
É um camada fina (menos de 1 cm) e que cobre toda a superfície do fundo. Está ok?

(2) Foi a primeira fez que utilizei um arrolhador. Apesar da long-neck piloto mostrar existência de pressão, estou com receio
das garrafas 600 ml + tampinhas não estarem bem fechadas. Existe algo visual que pode indicar que a refermentação
está ocorrendo nelas? O que sugerem verificar?

(3) No pescoço das garrafas, percebo algumas gotículas no vidro, por dentro. É normal?

Obrigado pela ajuda!

[]'s

1. Está ok, em geral quanto menos, melhor. Isso depende de quanto tempo vc deixa ela em temperatura fria clarificando e também da caracteristica do fermento que vc usou.

2. Aspecto visual de fechadas. Tenha calma, abra uma daqui uns dias e vc verá.

3. Normal.

Abraço
 
Obrigado Tiago!

Vou aguardar mais um pouco antes de abrir alguma para verificar.
Enquanto isso, sigo de olho no manômetro.

Para a próxima leva, pretendo engarrafar algumas long-necks.
É uma melhor opção para acompanhamento do tipo "abrir e experimentar".
Penso também utilizar uma com vidro claro (tipo Corona).
Dá para verificar a evolução do líquido, turbidez, levedura, etc.
Acho válido para um iniciante.

[]'s
 
Atualizando:

Tudo certo! O manômetro estabilizou em 2,6 bar. Gelei, abri e a cerveja carbonatou muito bem! Já é possivel observar o CO2 incorporado no líquido. A espuma ficou perfeita! O aroma tá demais, uma pancada!

Pergunta: na segunda garrafa, senti um leve gosto salgado, no final do gole. É um salgado bem leve e suave, perceptível na ponta da língua... É normal? O que pode ser?

Enfim, muito feliz com o resultado! Com certeza, um hobby fantástico e com excelentes recompensas no final!

Obrigado fórum por tanta informação!

Abraço
 
Coincidentemente. Douglas, na minha quinta APA andei sentindo , pela primeira vez, essa pontinha de gosto salgado. Já li bastante coisa sobre off-flavor e não nada sobre isso. Alguém no grupo tem alguma informação. Aumentei meu equipamento, uso bazooka e batch sparge e o meu resfriamento foi longo porque o meu chiller antigo ficou subdimencionado. Pressão no manometro: 3.0 bar.

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk
 
O salgado EU associo a carbonatação excessiva... mas é algo que eu tenho na minha cabeça e no meu paladar...
 
Marqueze,

Vou observar. E consumir a leva aos poucos para ir percebendo as transformações e ir aprendendo.

Algo interessante posto aqui.

Obrigado pela dica.


Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk
 
Coincidentemente. Douglas, na minha quinta APA andei sentindo , pela primeira vez, essa pontinha de gosto salgado. Já li bastante coisa sobre off-flavor e não nada sobre isso. Alguém no grupo tem alguma informação. Aumentei meu equipamento, uso bazooka e batch sparge e o meu resfriamento foi longo porque o meu chiller antigo ficou subdimencionado. Pressão no manometro: 3.0 bar.

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk
Olá José. Também acho que esse leve gosto salgado pode aparecer por conta de uma carbonatação excessiva. Hoje depois de várias brassagens sei que essa minha primeira leva carbonatou em excesso, resultado de uma fermentação incompleta no fermentador...
 
Marqueze,

Vou observar. E consumir a leva aos poucos para ir percebendo as transformações e ir aprendendo.

Algo interessante posto aqui.

Obrigado pela dica.


Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk
Olá José. Também acho que esse leve gosto salgado pode aparecer por conta de uma carbonatação excessiva. Hoje depois de várias brassagens sei que essa minha primeira leva carbonatou em excesso, resultado de uma fermentação incompleta no fermentador...

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 
Back
Top