Reduzir tempo de fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jonas Lapienis

Active Member
Joined
Sep 3, 2018
Messages
27
Reaction score
5
Pessoal, venho querendo dar uma mudada no meu processo de brasagem para economizar tempo de brew day. O meu objetivo é reduzir o tempo de fervura e gostaria de testar ferver por 30-40 minutos apenas, mas o problema é a quantidade de liquido que eu tenho no início da fervura.

Hoje eu faço de 1h à 1h30 de mosturação, sem mash out, recirculo o mosto e extraio a primeira tirada bem lentamente para a panela de fervura. Depois eu faço batch sparge, recirculo e dreno a segunda tirada para a panela de fervura bem lentamente. Uso pra isso uma panela de fundo falso e venho conseguindo bons resultados de eficiência na extração de açucares, sempre em torno dos 75%, as vezes até mais.

Feito isso, começo a fervura, que dura geralmente 1h30 até que eu chegue no volume final desejado.



Algumas ideias de como posso reduzir esse tempo de fervura, sem perder eficiência? Eu pensei em reduzir a quantidade de liquido pra ferver fazendo uma mosturação com uma razão de liquído pra malte menor, tipo 2l/k de malte, e usando menos agua na lavagem por batch sparge, mas tenho medo de perder muita eficiência.
 
Back
Top