Receita Witbier para correção

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 12, 2017
Messages
8
Reaction score
0
Boa tarde pessoal,

Gostaria de postar a minha primeira experiência nesse maravilhoso mundo da cerveja caseira. Comecei com uma receita de Witbier. Vou engarrafar hoje, mas acho que cometi alguns enganos. Como sou persistente, vou tentar novamente a receita amanhã. Por isso, gostaria de comentários.

Malte pilsner 700 gramas
Malte de trigo 500 gramas
Flocos de trigo 250 gramas
Flocos de aveia 70 gramas
Lúpulo east ken goldings 12 gramas (5 gramas em 60 min e 5 gramas em 5 min)
Semente de coentro 3 gramas (5 min)
Raspas de laranja pera 10 gramas (5 min)
Fermento T58 (um pacotinho)

Água inicial: 4,5l
Água lavagem: 6l
Mosto fervura: 6,3l
Mosto fermentação: 4,4l

OG: 15 Brix (antes de adicionar água)
FG: 8,5 Brix

Primming: 8,5 gramas de açúcar por litro.

Experiências:
1) Como a densidade inicial ficou muito acima do esperado (1048), pus mais 300 ml de água mineral fervida e na temperatura ambiente 12 horas depois da fermentação. Na próxima leva, vou colocar a água inicial na proporção 4 litros por 1kg, ao invés de 4,5l colocarei 6l.

2) Senti depois de uma semana de fermentação e uma semana de maturação (geladeira a 4 graus) um forte gosto de fermento. Não sei se o gosto vai se atenuar após o engarrafamento. Será que um pacotinho de fermento é muito para uma quantidade tão pequena de cerveja? Deveria usar menos?

Espero comentários,

Abraços e boas cervejas :tank:
 
Olá Samuel:

Você está usando BIAB???
Eu fiz 2 witbier. Ficaram OK, nada do outro mundo. Eu fiz 10L com BIAB e usei quantidade iguais de flocos de trigo e aveia. Tome cuidado com as raspas de laranja. Em demasia, elas deixam um retro gosto amargo, não muto legal. Eu colocaria, pelo menos 5 g de sementes de coentro (1g/L) O coentro dá um sabor legal.

Você pode colocar menos fermento. 1/2 pacote, no máximo. Use a regra de três: 1pct --> 20 L; para 5L -> 1/4 pct. Fermento de menos não é legal, e demais, também não!!!

Acerte a densidade ANTES de inocular o fermento. Nunca depois, senão fica com gosto de "lavada". Procure uma densidade entorno de 9,8°Bx a 10°Bx (1038~1040).

O prime, vai do gosto, mas acho muito. 7g/L é suficiente, senão fica muito carbonatada.

Acho que é isso.
Abraços e uma boa brassagem,

Rubens
 
Obrigado pelas dicas, Rubens!

Me desculpe a ignorância, mas o que é BIAB?

Depois da maturação por 1 semana na geladeira, ainda parece que tem muito sólido em suspensão e a cerveja está bem mais turva do que deveria. Não sei se errei em algum ponto da receita (se a minha peneira é muito tem os furos muito grandes...). Vou usar a quantidade sugerida de açúcar para o prime no engarrafamento hoje.

Na brassagem de amanhã vou utilizar o fermento da receita original o Belgianwit M21, aumentar a água inicial e um pouquinho da água de lavagem. Vamos ver no que vai dar.

Em relação a usar meio pacotinho de fermento, vi em algum tópico que não é sugerido guardar o fermento, isso significa jogar fora o resto?

Uma última questão. Pensei em fazer duas levas (sacarificação e lavagem) de mosto e juntá-las na fervura. Senão vou continuar fazendo levas pequenas de menos de 5 litros...

Abraços!
 
Obrigado pelas dicas, Rubens!

Me desculpe a ignorância, mas o que é BIAB?

Depois da maturação por 1 semana na geladeira, ainda parece que tem muito sólido em suspensão e a cerveja está bem mais turva do que deveria. Não sei se errei em algum ponto da receita (se a minha peneira é muito tem os furos muito grandes...). Vou usar a quantidade sugerida de açúcar para o prime no engarrafamento hoje.

Na brassagem de amanhã vou utilizar o fermento da receita original o Belgianwit M21, aumentar a água inicial e um pouquinho da água de lavagem. Vamos ver no que vai dar.

Em relação a usar meio pacotinho de fermento, vi em algum tópico que não é sugerido guardar o fermento, isso significa jogar fora o resto?

Uma última questão. Pensei em fazer duas levas (sacarificação e lavagem) de mosto e juntá-las na fervura. Senão vou continuar fazendo levas pequenas de menos de 5 litros...

Abraços!
BIAB- Brewing In A Beg, ou seja, fazer cerveja num saco. Eu uso regularmente e pra levas pequenas é excelente.
Quanto ao fermento, eu uso 1/2 pacote pra 10 L. O resto guardo na geladeira(freezer). Não estraga tão rápido assim...

Enviado de meu E5653 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top