Receita Unicorn IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Inspirion

Well-Known Member
Joined
Jan 3, 2014
Messages
78
Reaction score
2
Caros,

Recentemente experimentei a Unicorn IPA da StartUp Brewing, achei realmente uma cerveja extremamente justa e a um preço excepcional. Foge um pouco aos padrões de American IPA, pois na receita tem malte de trigo e aveia. Além do uso dos Lúpulos Citra, Ella e Magnun.

Acho que fica um pouco claro que o Magnun é que adiciona o amargor, mas os outros dois, como são adicionados, e em que quantidades, tempos? E a Levedura?!

Vocês tem alguma ideia de como chegar pelo menos perto dessa cerveja excelente?!

Abs
 
Caros,

Recentemente experimentei a Unicorn IPA da StartUp Brewing, achei realmente uma cerveja extremamente justa e a um preço excepcional. Foge um pouco aos padrões de American IPA, pois na receita tem malte de trigo e aveia. Além do uso dos Lúpulos Citra, Ella e Magnun.

Acho que fica um pouco claro que o Magnun é que adiciona o amargor, mas os outros dois, como são adicionados, e em que quantidades, tempos? E a Levedura?!

Vocês tem alguma ideia de como chegar pelo menos perto dessa cerveja excelente?!

Abs

Inspirion,

Nunca experimentei, mas acredito que consigo ter uma ideia da lupulagem. No site deles, descrevem:

A Unicorn IPA é uma clássica India Pale Ale americana. Notas cítricas e frutadas são predominantes no aroma e sabor, decorrentes do uso de lúpulos nobres tanto na fervura quanto no dry hopping. O lúpulo é a grande estrela de cada gole, que traz em segundo plano notas suaves dos maltes, apenas para equilibrar o amargor e tornar o drinkability mais alto.
Ingredientes: Água, malte de cevada, aveia não maltada, lúpulo e levedura
Lúpulos: Magnun, Ella, Citra e Mosaic.

IBU: 40
ABV: 6%


Veja que na verdade eles utilizam 4 lúpulos. Portanto, acredito que o cronograma de lupulagem pode se dar da seguinte forma:

Magnum - Amargor (utilização aos 60" ou FWH)
Mosaic - Sabor/Aroma (utilização no final da fervura - 5" / whirpool)
Ella e Citra - Dry Hopping

Baseando numa receita de 20L, ficaria algo como:

Magnum - 8g - 60"
Moisac - 45g - Whirpool
Ella - 15g - Whirpool
Ella - 30g - Dryhopping (4 dias a 15°)
Citra - 50g - Dryhopping (4 dias a 15°)

O fermento é difícil de definir, mas acredito que seja algum que não gere muitos esteres / fenóis. Ou seja, partindo para o neutro ou que favoreça levemente o sabor do malte, balanceando o amargor geral.
 
pelo que você falou ela é uma NEIPA, então o Citra e o Ella devem ter sido utilizados no flameout e depois no Dry Hop

Yuri, então ela é praticamente uma NEIPA, mas sem aqueles exageros, ou aquele "enjoabilidade" de uma NEIPA. Acaba sendo muito agradável de se beber.
 
Olá Lperez,

Conforme você descreveu é mais ou menos o que estou tentando montar. Vou tentar com uma levedura tipo US-05 ou algo similar, deixando o mais neutra possivel, mas mesmo assim acho que tem alguma levedura diferente ( tipo uma versão mais light da vermont ).

E os maltes como fariam?

==================================================
Magnum - Amargor (utilização aos 60" ou FWH)
Mosaic - Sabor/Aroma (utilização no final da fervura - 5" / whirpool)
Ella e Citra - Dry Hopping

Baseando numa receita de 20L, ficaria algo como:

Magnum - 8g - 60"
Moisac - 45g - Whirpool
Ella - 15g - Whirpool
Ella - 30g - Dryhopping (4 dias a 15°)
Citra - 50g - Dryhopping (4 dias a 15°)
==================================================
 
Já vi gente citando que o S-04 é bom pra NEIPA, pois ele flocula menos que o US-05, ajudando na turbidez.
Mas para isso é preciso fermentar a temperatura mais baixa... pra evitar os esteres.
 
Olá Lperez,

Conforme você descreveu é mais ou menos o que estou tentando montar. Vou tentar com uma levedura tipo US-05 ou algo similar, deixando o mais neutra possivel, mas mesmo assim acho que tem alguma levedura diferente ( tipo uma versão mais light da vermont ).

E os maltes como fariam?

==================================================
Magnum - Amargor (utilização aos 60" ou FWH)
Mosaic - Sabor/Aroma (utilização no final da fervura - 5" / whirpool)
Ella e Citra - Dry Hopping

Baseando numa receita de 20L, ficaria algo como:

Magnum - 8g - 60"
Moisac - 45g - Whirpool
Ella - 15g - Whirpool
Ella - 30g - Dryhopping (4 dias a 15°)
Citra - 50g - Dryhopping (4 dias a 15°)
==================================================

Iria com algo mais ou menos assim:

4,8kg malte pilsner
0,8kg aveia em flocos
0,2kg malte melano
0,15kg malte acidificado (depende do Ph da água que você usa - caso não seja necessário, substitua por malte pilsner)

Os valores dependem da eficiência de sua mosturação. No caso acima está como 70%.

Levando em consideração este grist, o EBC ficaria um pouco abaixo do que o estilo pede. Mas é questão de preferência. Se tratando de IPA, caso não tenha um processo livre de contato com O2, a oxidação é um problema que ataca rapidamente devido a quantidade de lúpulo, portanto a cor vai se alterando (escurecendo) ao passar do tempo.
 
Já vi gente citando que o S-04 é bom pra NEIPA, pois ele flocula menos que o US-05, ajudando na turbidez.
Mas para isso é preciso fermentar a temperatura mais baixa... pra evitar os esteres.

Na verdade o S-04 flocula bem mais (e bem mais rapido) do que o o US-05. Tem gente que usa levedura inglesa para NEIPA pq via de regra elas atenuam menos q as americanas e, por isso não deixam a cerveja tao seca quanto uma levedura americana faria em condições semelhantes. A turbidez dessas cervejas pode vir da levedura, mas nao exclusivamente... essa turbidez toda vem de varios lados diferentes, como utilização de cereais com alto indices de beta glucanos (como aveia) e da mistura entre polifenois (das alta cargas de lupulo) com as proteinas (da aveia e/ou trigo utilizados).
 
Iria com algo mais ou menos assim:

4,8kg malte pilsner
0,8kg aveia em flocos
0,2kg malte melano
0,15kg malte acidificado (depende do Ph da água que você usa - caso não seja necessário, substitua por malte pilsner)

Os valores dependem da eficiência de sua mosturação. No caso acima está como 70%.

Levando em consideração este grist, o EBC ficaria um pouco abaixo do que o estilo pede. Mas é questão de preferência. Se tratando de IPA, caso não tenha um processo livre de contato com O2, a oxidação é um problema que ataca rapidamente devido a quantidade de lúpulo, portanto a cor vai se alterando (escurecendo) ao passar do tempo.

Ola,

Excelente a proposta, sou vou acrescentar um pouco de malte de trigo, tipo 3,8k pilson e 1,0k trigo pra ter um pouco mais de proteina... Vamos ver no que vai dar. :D Vou também de S-04 conforme mencionado pelo Bruno.
 
Ola,

Excelente a proposta, sou vou acrescentar um pouco de malte de trigo, tipo 3,8k pilson e 1,0k trigo pra ter um pouco mais de proteina... Vamos ver no que vai dar. :D Vou também de S-04 conforme mencionado pelo Bruno.

Bacana!

Depois nos dá um feedback de como ficou o resultado!
 
Essa breja é muito boa, tomei ela na pressão bem fresca, uma delicia! Se não me engano, no concurso brasileiro de cevas ela ganhou medalha de prata no estilo AIPA. Eu penso que o desafio dessa breja é acertar a lupulagem, o gosto de lúpulo é bem evidente e entra em combinação perfeita com o grist de maltes que leva aveia na composição, os aromas citricos e frutados explodem na nariga, uma drinkability excelente.
Acho que adições tardias, adições no whirpool vão ajudar a saturação dos sabores dos lupulos e um generoso d.h de 6g/l, em media, pra aromas. To querendo tentar um clone tbm.
Depois quero ver esse feedback do confrade.
 
Back
Top