RECEITA - Irish Red Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GERSON

Active Member
Joined
Apr 13, 2018
Messages
25
Reaction score
2
Caríssimos confrades!
Estou iniciando no meio cervejeiro e achei esta receita interessante. Achei na internet e gostaria de saber se alguém já tentou fazer uma parecida.
Achei apenas estranho a maturação, pois fala que deve ficar: Maturação:7 dias a 8 graus e mais 7 dias a 2 graus
Nunca vi maturação tão demorada assim.
Alguém pode me ajudar!

Segue Receita:
Receita para 20 litros de cerveja caseira seguindo here o estilo Irish Red Ale, com uma eficiência simulada de 70%.

OG – 1050
FG – 1012
IBU – 20
ABV – 5,0%

Maltes:
3 Kg Pilsen
1 Kg Munich
0,4 Kg Caramunich
0,1 Kg Chocolate
0,1 Kg açúcar

60 minutos de brassagem a 66 graus

Fervura de 90 minutos com lupulagem:
30g S. Goldings – 60″
10g S. Goldings – 10″

Fermentação:
S-04 ou Notthingham
7 dias a 17 graus

Maturação:
7 dias a 8 graus
7 dias a 2 graus
 
@GERSON
para ser sincero, minhas fermentações são tão ou mais longas do que isto, se tratando de Ales, e para mim isto não é longo:
7 dias de 15 a 22ºC (subindo do 4~5º dia)
7 dias a 22~24ºC (maturação e dh se houver)
5~7 dias a 0ºC para clarificar

Dependendo do andamento da atenuação no primeiro momento, estendo ou não a fermentação primária.
Só não vi sentido nos 7 dias a 8ºC
 
Dúvidas que vão pairando.
Pois, 14 dias de maturação achei muito. Na maioria das vezes após uns 07 a 10 dias já faço o envase e coloco na garrafa para refermentar!
 
Tecnicamente, terminando a fermentação já iniciamos a maturação, independente da temperatura. Aí vira uma questão mais de percepção pessoal quanto à duração e temperatura.

Já vi gente dizento que tem melhorias em deixar a cerveja (ale) maturando na faixa de 10graus antes de clarificar e engarrafar. Eu particularmente nunca fiz. Após a secundária sempre faço a clarificação e envaso. Maturação sempre na garrafa/barril e geralmente em temperatura ambiente. Na sua receita (maltada) eu pularia os "7 dias a 8 graus", e faria uma maturação após envase de ao menos 2-3 semanas, em temperatura ambiente.

Tópico imprescindível sobre o assunto: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
 
Muito obrigado pela ajuda, pessoal. Ajudou bastante!!!
Bora fazer esta brassagem!
Abraço à todos!
 
Back
Top