Receita de Blond Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom dia Srs, tô partindo para a minha 2° brassagem, e seria de uma "Blond Ale".
Gostaria da ajuda dos amigos para a contribuição e principalmente sugestão quanto aos procedimentos a serem adotados.

Elaborei uma receita a partir de umas que consegui na net.
4,5 kg de Malte Chateu Pilsen.

500 g de Malte Chateu Viena.

50 g DE Lupulo S. Golding. (Talvez 30 g no inicio e 20 g nos 15 min finais)

Fermento T-58(2 PCTs).

750 g de açúcar cristal.

E ai, o que vcs acham? É por ai? Mudariam alguma coisa? Acrescentariam algo mais?
No aguardo. Grande abraço.

Olá cervejeiros tudo bem?

Estou planejando em fazer uma Blond Ale e se possível uma opnião quanto a receita. Desde já agradeço pela ajuda.
 

Attachments

  • Captura de Tela 2015-07-19 às 20.30.01.png
    Captura de Tela 2015-07-19 às 20.30.01.png
    217.2 KB · Views: 269
Jrrocha, a receita me parece legal!
Agora, é mãos à obra!
Abraços.
 
Quem for fazendo a receita depois coloquem os resultados aqui.
Pretendo brassar a minha daqui uns 15 dias.
 
Venho a uns dias me aventurando/descobrindo o BF!
Não entendo sobre o "Batch size", o "Est. Boil size" e o "Mash Guidelines"...
Pronto, perguntei, kkkk.
Hj chegou o Lúpulo e para a minha surpresa veio esse aqui, será que dará muita diferença, já que eu estava me preparando para usar o S. Golding...
 

Attachments

  • lupulo.bmp
    804.4 KB · Views: 226
Fiz a brassagem no sábado, pela contas no BF dava 1054 de OG, porém deu 1048...
Deu entre 19 a 20 litros, hidratei 2 pct de T-58, a noite borbulhava muuuiito e já no domingo estava bem pouca atividade no air-lock e hj parece estar parado....
A fermentação foi iniciada a 18°C, hj, elevei a temperatura para 19 para ver se a atividade voltava a acontecer.
Vamos vendo....
 
Bem, antes tarde do que nunca...vamos à finalização desta brassagem.
Sem atividade no air lock, deixei a fermentação acontecer tranquilamente, deixei ela fermentando por 17 dias até a atenuação total, com FG de 1019...
Ficou uma cerveja com pouco álcool (3.8), bem carbonatada, muita gente gostou...eu não...
Enfim, vai umas fotinhas.
 

Attachments

  • SAM_2517.JPG
    SAM_2517.JPG
    100.3 KB · Views: 198
  • SAM_2532.JPG
    SAM_2532.JPG
    108.4 KB · Views: 201
  • SAM_2534.JPG
    SAM_2534.JPG
    125.9 KB · Views: 205
  • cervej2.JPG
    cervej2.JPG
    118.9 KB · Views: 251
Pessoal,

Amanhã vou fazer uma Blond Ale na minha segunda brassagem. Vou fazer a brassagem da forma como o pessoal discutiu aqui neste post e queria só tirar uma dúvida.

Não vou usar isolante térmico na panela. Isso pode fazer com que a temperatura caia muito nesses 90 minutos?

Abraço.
 
Pessoal,

Amanhã vou fazer uma Blond Ale na minha segunda brassagem. Vou fazer a brassagem da forma como o pessoal discutiu aqui neste post e queria só tirar uma dúvida.

Não vou usar isolante térmico na panela. Isso pode fazer com que a temperatura caia muito nesses 90 minutos?

Abraço.

Sou iniciante também, mas vou poder te ajudar pois já tive a experiência.
Na minha brassagem de 90min fiz o seguinte: Quando atingiu 68c fechei a panela e no final a temperatura caiu para 62c, e pelo que li, essa pequena queda não influencia em nada na mosturação...
Considerando que no meu caso a temperatura ambiente era 26~27c e não usei isolação térmica na panela, mas fiz em um local fechado sem circulação de ar.
 
Sou iniciante também, mas vou poder te ajudar pois já tive a experiência.
Na minha brassagem de 90min fiz o seguinte: Quando atingiu 68c fechei a panela e no final a temperatura caiu para 62c (com temperatura ambiente de 26~27c e sem isolação térmica na panela, mas em um local fechado sem circulação de ar).

Sidnei,

Valeu pela informação. Vou testar isso amanhã então, pois faço em local praticamente fechado e amanhã se não estiver chovendo a temperatura ambiente deve ficar entre 28-30º.

Valeu msm.
Abraço.
 
Galera,
Fiz uma Blond Ale para 20 litros com os seguintes ingredientes:
4,5 kg - pilsen
0,5 kg - vienna
0,5 kg - flocos de aveia

1 pacote de T-58 - 11.5 g.

OG = 1,061
OF = 1,019
ABV = 5,5

Eu tava esperando uma cerveja mais alcoólica, que no caso baixasse mais a OF.
Li as respostas e perguntas anteriores, e aconselham usar 3 pacotes para 20 litros, porque tanto fermento assim?
Talvez o teor alcoólico baixo do meu esperado, tem haver com isso?
 
E ai pessoal!

Eu também estou planejando minha 2ª brassagem e da mesma forma escolhi uma Belgian Blond Ale para tal.
A receita que estou em mente é essa do site do Homini Lupulo: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/belgian-blond-ale/

O que acham?

Para 20 litros:

OG – 1067
FG - 1012
ABV – 7,3%
IBU – 25

Grãos:

4,5 Kg Pilsen
500g flocos de aveia
500g Vienna
200g Aromatic malt
300g açúcar cristal (adicionado nos 5 minutos finais da fervura)

Brassagem:

80 minutos a 64 graus

Fervura: 60 minutos

60 minutos – 30g S. Goldings
20 minutos – 25g S. Goldings

Fermento – T-58 (ou outra cepa belga líquida)

Fermentação a 20 graus até atenuação máxima. Opção de subir a temperatura para 22-24 graus no terceiro dia de fermentação.

Maturação: 15 dias

Primming – 7 gramas por litro


Abraços,

Derek

Eu fiz esta receita e particularmente achei que ficou bem interessante. Envasei ontem e o sabor ja estava muito bom. Agora é só esperar carbonatar e degustar. Abraço
 
Galera,
Fiz uma Blond Ale para 20 litros com os seguintes ingredientes:
4,5 kg - pilsen
0,5 kg - vienna
0,5 kg - flocos de aveia

1 pacote de T-58 - 11.5 g.

OG = 1,061
OF = 1,019
ABV = 5,5

Eu tava esperando uma cerveja mais alcoólica, que no caso baixasse mais a OF.
Li as respostas e perguntas anteriores, e aconselham usar 3 pacotes para 20 litros, porque tanto fermento assim?
Talvez o teor alcoólico baixo do meu esperado, tem haver com isso?


Pelo menos 2 pacotes vc deveria ter usado. A conta básica que se faz é de 1g de fermento para cada litro com OG até 1050.

Uma outra coisa que pode influenciar também é a temperatura de mosturação..

Mas no seu caso eu aposto na quantidade de fermento..
 
Quando eu fiz essa receita, fermentei sem controle de temperatura e ficou extremamente frutada e não gostei do resultado. Com esse fermento é muito importante um controle de temperatura e iniciar a fermentação com temperatura baixa.
Pretendo repetir a receita, dessa vez com fermentação controlada e sentir a diferença.
 
E ai pessoal!

Eu também estou planejando minha 2ª brassagem e da mesma forma escolhi uma Belgian Blond Ale para tal.
A receita que estou em mente é essa do site do Homini Lupulo: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/belgian-blond-ale/

O que acham?

Para 20 litros:

OG – 1067
FG - 1012
ABV – 7,3%
IBU – 25

Grãos:

4,5 Kg Pilsen
500g flocos de aveia
500g Vienna
200g Aromatic malt
300g açúcar cristal (adicionado nos 5 minutos finais da fervura)

Brassagem:

80 minutos a 64 graus

Fervura: 60 minutos

60 minutos – 30g S. Goldings
20 minutos – 25g S. Goldings

Fermento – T-58 (ou outra cepa belga líquida)

Fermentação a 20 graus até atenuação máxima. Opção de subir a temperatura para 22-24 graus no terceiro dia de fermentação.

Maturação: 15 dias

Primming – 7 gramas por litro


Abraços,

Derek


Galera, não encontrei alguns insumos, to pensando em substituir o Aromatic malt por Abbey Malt e o lúpulo S. Goldings por Fuggles o que acham?
 
Back
Top