Receita de Blond Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kbludo

Well-Known Member
Joined
Mar 20, 2015
Messages
226
Reaction score
53
Bom dia Srs, tô partindo para a minha 2° brassagem, e seria de uma "Blond Ale".
Gostaria da ajuda dos amigos para a contribuição e principalmente sugestão quanto aos procedimentos a serem adotados.

Elaborei uma receita a partir de umas que consegui na net.
4,5 kg de Malte Chateu Pilsen.

500 g de Malte Chateu Viena.

50 g DE Lupulo S. Golding. (Talvez 30 g no inicio e 20 g nos 15 min finais)

Fermento T-58(2 PCTs).

750 g de açúcar cristal.

E ai, o que vcs acham? É por ai? Mudariam alguma coisa? Acrescentariam algo mais?
No aguardo. Grande abraço.
 
A receita é para 20 litros?
Qual a necessidade do açucar? Particularmente substituiria o açucar por mais 0,5kg de malte base. Pelo meu entendimento o açucar é utilizado para cervejas que se deseja um ABV maior, exemplo double IPA e Imperial Stouts, etc...
 
A receita é para 20 litros?
Qual a necessidade do açucar? Particularmente substituiria o açucar por mais 0,5kg de malte base. Pelo meu entendimento o açucar é utilizado para cervejas que se deseja um ABV maior, exemplo double IPA e Imperial Stouts, etc...

Nesse caso é comum utilizar açúcar para um teor alcóolico maior e um final mais seco, que é o que se espera de uma Belgian Blond Ale. Só não analisei a quantidade para saber se é adequada nesse caso.
 
Se for leva de 20 litros, tua densidade deve estar mais próxima de 1.075 que de 1.050. O indicado são 3 PACOTES DE FERMENTO, não apenas 2.

É um erro comum usar a indicação genérica de 1g/L de fermento, mas isso varia com a densidade do mosto.
T58 é um fermento belga, e já tem tendências naturais pra gerar ésteres, fenóis, etc. Esse tipo de fermento com underpitching tem tendência muito grande de gerar off flavors e álcoois superiores, mais que os outros, e por isso muitas vezes as críticas a este tipo de fermento são tão severas.
 
E ai pessoal!

Eu também estou planejando minha 2ª brassagem e da mesma forma escolhi uma Belgian Blond Ale para tal.
A receita que estou em mente é essa do site do Homini Lupulo: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/belgian-blond-ale/

O que acham?

Para 20 litros:

OG – 1067
FG - 1012
ABV – 7,3%
IBU – 25

Grãos:

4,5 Kg Pilsen
500g flocos de aveia
500g Vienna
200g Aromatic malt
300g açúcar cristal (adicionado nos 5 minutos finais da fervura)

Brassagem:

80 minutos a 64 graus

Fervura: 60 minutos

60 minutos – 30g S. Goldings
20 minutos – 25g S. Goldings

Fermento – T-58 (ou outra cepa belga líquida)

Fermentação a 20 graus até atenuação máxima. Opção de subir a temperatura para 22-24 graus no terceiro dia de fermentação.

Maturação: 15 dias

Primming – 7 gramas por litro


Abraços,

Derek
 
Obrigado aos amigos pelo rápido feedback! Então, a leva são de 20 L. Quanto ao açúcar, sempre foi mencionada nas receitas que vi, assim como a aveia, na receita que o Derek postou. Porém, como sou iniciante não queria arriscar colocar muitos ingredientes. Eu preferia colocar mais malte ao invés de açúcar como o amigo B agra mencionou. Não seria melhor?
Obrigado.
 
Malte gera açúcares não fermentáveis. Açúcar, 100% fermentável.
Se adiciona açúcar em belgian blond ale pois se deseja uma cerveja de graduação alcoólica mais alta, e com densidade final menor, ou seja, mais seca. Esta tua receita é mais pra Belgian Blond Ale que pra Blond Ale, são cervejas diferentes.
De onde eu tirei isso? maior quantidade de fermentáveis, adição de açúcar e fermento belga.

Se quer fazer uma belgian blond ale "padrão", vai açúcar. Nada impede de fazer puro malte, mas a chance de fugir do estilo é maior.
E não tem mistério adicionar até uns 10% a 15% de açúcar, geralmente no final da fervura (últimos 5 minutos). Se for mais que isso, adicionar em calda próximo do último terço da fermentação primária...

Só, conforme falei em comentário anterior, usa a quantidade certa de fermento. O T-58 realmente pune quem não segue isto...
 
Obrigado aos amigos pelo rápido feedback! Então, a leva são de 20 L. Quanto ao açúcar, sempre foi mencionada nas receitas que vi, assim como a aveia, na receita que o Derek postou. Porém, como sou iniciante não queria arriscar colocar muitos ingredientes. Eu preferia colocar mais malte ao invés de açúcar como o amigo B agra mencionou. Não seria melhor?
Obrigado.

Eu também fiquei curioso para saber o resultado desses maltes "extras" da receita, inclusive acho que os flocos de aveia servem para dar mais corpo a cerveja.
Para saber com certeza, penso que seria legal fazer a receita duas vezes, variando a inclusão desses maltes especiais.
 
Aveia neste caso é em proporção bem baixa (tipo uns 2 a 5%). Não é pra dar corpo, é pra auxiliar a retenção de espuma, que também é típico de uma Blond Ale belga. Se tu pegar o BJCP, ele não menciona aveia nos ingredientes, inclusive...

"Ingredientes: Malte Pilsen belga, maltes aromáticos, açúcar, linhagens de leveduras belgas que produzem alcoóis complexos, compostos fenólicos, ésteres perfumados, lúpulos nobres, Styrian Goldings ou East Kent Goldings. Nenhuma especiaria é normalmente utilizada, entretanto os ingredientes e os subprodutos da fermentação podem dar esta impressão de condimentada (frequentemente lembrando laranja e limão)."
 
Eu vou fazer 20 litros de uma Golden Strong Ale e estava pensando em usar 2 pacotes de M27... A OG deve ser +/- 1,080
Será pouco ?
 
Eu vou fazer 20 litros de uma Golden Strong Ale e estava pensando em usar 2 pacotes de M27... A OG deve ser +/- 1,080
Será pouco ?

sim. Tu estará usando apenas 67% do recomendado. O certo são 3 pacotes
Não esqueça de hidratar a levedura em 10ml/g de água fervida e resfriada.


fonte:
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

aprenda a usar, é muito fácil, e sempre terá certeza sobre o pitching rate...

ah, e cuida que este fermento atenua muito. Chega fácil fácil em 1.003, 1.002..
 
ah, e cuida que este fermento atenua muito. Chega fácil fácil em 1.003, 1.002..

Então quando chegar na FG pretendida o ideal é interromper a fermentação?Para não chegar nessa atenuação exagerada?
 
Então quando chegar na FG pretendida o ideal é interromper a fermentação?Para não chegar nessa atenuação exagerada?


Jamais interrompa fermentação, se interromper ela vai continuar na garrafa depois, e aí você vai é explodir suas garrafas. Sempre deve conduzir a fermentação até o fim.


Nesse caso, se você não quer uma FG tão baixa deve procurar cepa diferente, ou mosturar a temperatura bem alta para gerar menos fermentáveis. Mas o ideal é testar para analisar os resultados, se basear somente em cálculos não é o que um cervejeiro caseiro deve fazer, deve se basear em experiências também, pois cada caso é um caso.
 
Então quando chegar na FG pretendida o ideal é interromper a fermentação?Para não chegar nessa atenuação exagerada?

Se tu quiser explodir tuas garrafas (caso for refermentar na garrafa), sim. Se não, tem que deixar fermentar tudo mesmo. Ou se não, carbonatar com injeção de CO2 e pasteurizar, ou manter gelada...

É uma característica do fermento. Altíssima atenuação. Não quer? mosture a temperaturas elevadas ou use outro fermento...
 
Boa tarde Srs. Refazendo a receita segundo a orientação dos amigos:
5 kg de Malte Chateu Pilsen.
1 kg de Malte Chateu Viena.
50 g de Lúpulo S. Golding
3 PACOTES DE Fermento T-58.

Agora, a temperatura para a brassagem o que vcs indicam, 65 a 68 está bom?
Abraços.
 
Boa tarde Srs. Refazendo a receita segundo a orientação dos amigos:
5 kg de Malte Chateu Pilsen.
1 kg de Malte Chateu Viena.
50 g de Lúpulo S. Golding
3 PACOTES DE Fermento T-58.

Agora, a temperatura para a brassagem o que vcs indicam, 65 a 68 está bom?
Abraços.

Se tu queres chegar num estilo de Belgian Blond Ale, acho que o açúcar tu deverias manter na receita, que é característico.
 
Se tu queres chegar num estilo de Belgian Blond Ale, acho que o açúcar tu deverias manter na receita, que é característico.

Entendi, pode até ser. Porém, pra se manter no estilo, deveria usar um fermento líquido belga também...
Será?
E vamos que vamos!!!
 
Olá galera... minha primeira brassagem também será uma Belgian Blond Ale... peguei a receita padrão no hominilupulo e fiz algumas alterações pelo brewersfriend... segue abaixo o link da minha receita. Pelo site bateu o estilo. vai ser ela que vou seguir na minha produção... caso alguem se interesse, fique à vontade. Se não, fica ai a título de comparação.

http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/253031/ferna-bba
 
Entendi, pode até ser. Porém, pra se manter no estilo, deveria usar um fermento líquido belga também...
Será?
E vamos que vamos!!!

Não entendi... Por quê?
T-58 é fermento belga e é pra fermentar cervejas belgas.
Os líquidos também são fermentos belgas pra fermentar cervejas belgas.
A diferença é que o T58 é um, e líquidas devem ter várias opções de belga. Mas se tu fermentar com o T-58, o resultado vai ser uma cerveja com características de cerveja belga.
Ela pode até não ficar tão boa quanto uma belga de verdade, até porque os belgas sim que sabem fazer cervejas belgas, mas vai seguir o perfil.

Sobre o açúcar, se tu quiser manter o estilo, coloque. Se não, fica da tua vontade, a partir do corpo e do ABV que tu quer. Tu pode te basear, mas não seguir estritamente algum estilo. Inclusive tem diversas belgas que dizem fazer cerveja sem um estilo pré definido (la chouffe, por exemplo)
 
Não entendi... Por quê?
T-58 é fermento belga e é pra fermentar cervejas belgas.
Os líquidos também são fermentos belgas pra fermentar cervejas belgas.
A diferença é que o T58 é um, e líquidas devem ter várias opções de belga. Mas se tu fermentar com o T-58, o resultado vai ser uma cerveja com características de cerveja belga.
Ela pode até não ficar tão boa quanto uma belga de verdade, até porque os belgas sim que sabem fazer cervejas belgas, mas vai seguir o perfil.

Sobre o açúcar, se tu quiser manter o estilo, coloque. Se não, fica da tua vontade, a partir do corpo e do ABV que tu quer. Tu pode te basear, mas não seguir estritamente algum estilo. Inclusive tem diversas belgas que dizem fazer cerveja sem um estilo pré definido (la chouffe, por exemplo)

Então meu camarada, não estou muito ligado a seguir o estilo não...
Quanto a essa informação do fermento líquido; peguei na net, hehe...
Tô tentando descobrir agora a temperatura da brassagem e a que vou utilizar na fermentação. Será que poderia usar como referencia, as que usei para fazer uma ALE: Brassagem 65 a 68 °c. Fermentação 18 °c?
Obrigado!
 
Vai do que tu quer...
mostura a temperaturas mais baixas - cervejas mais secas
mostura a temperaturas mais altas - cervejas mais encorpadas

Nas minhas brassagens, uso uma recomendação típica aqui no fórum:
Temperatura inicial da mostura - 68 ~ 69ºC. Desligo o fogo, coloco isolante térmico ao redor da panela e deixo tudo parado por 90 minutos. Nunca caiu abaixo dos 63 ~ 64ºC.

fermentação - leia o tópico fixo de fermentação e depois o de controle de temperatura. É um texto gigante pra replicar aqui
 
Vai do que tu quer...
mostura a temperaturas mais baixas - cervejas mais secas
mostura a temperaturas mais altas - cervejas mais encorpadas

Nas minhas brassagens, uso uma recomendação típica aqui no fórum:
Temperatura inicial da mostura - 68 ~ 69ºC. Desligo o fogo, coloco isolante térmico ao redor da panela e deixo tudo parado por 90 minutos. Nunca caiu abaixo dos 63 ~ 64ºC.

fermentação - leia o tópico fixo de fermentação e depois o de controle de temperatura. É um texto gigante pra replicar aqui

Cara, então vc e recordista em economia de gás, kkkkkk!
Darei uma olhada no tópico!
Valeu.
 
Cara, então vc e recordista em economia de gás, kkkkkk!
Darei uma olhada no tópico!
Valeu.

Pra mostura é isso mesmo. Gás vai mesmo é na fervura... daí é duas bocas do fogão da cozinha a 100%
 
Tiefensee, eu uso o método BIAB, será que dá pra fazer isso (desligar o fogo)?
 
@kbludo , tenho uma panela de 32L com BIAB. Dá pra fazer, sim.
Sou do RS mas atualmente morando no MS e aqui economizo mais gás ainda. Chego nos 68 graus, tampo e esqueço até a hora do mash out.
:mug:
 
@kbludo , tenho uma panela de 32L com BIAB. Dá pra fazer, sim.
Sou do RS mas atualmente morando no MS e aqui economizo mais gás ainda. Chego nos 68 graus, tampo e esqueço até a hora do mash out.
:mug:

Valeu Machado! Mas, ai, não dá nem uma mexidinha para homogeneizar o mosto ?
Abraço.
 
@kbludo , mexo nos primeiros 5... 10 minutos pra homogenizar bem e depois esqueço. E só volto a mexer quando ligo o fogareiro para o mash.
Ah, uso fundo falso.
:mug:
 
@Machado
com fundo falso, não se deve mexer na cama de grãos, só no momento da infusão. Nem no Mash out nem em nenhum outro momento.
Depois que fizer a infusão, deixa os grãos totalmente parados até o final do processo. O que tu tem que fazer pra uniformizar a temperatura e não caramelizar o mosto é recircular, poque o mosto que está em contato com o fogo é o mosto abaixo do fundo falso. Logo, não faz sentido mexer.
Muito pelo contrário, quanto mais estável e assentada estiver tua cama de grãos, melhor e mais rápido ela vai filtrar teu mosto na recirculação e melhor será a eficiência da lavagem...
 
@Machado
com fundo falso, não se deve mexer na cama de grãos, só no momento da infusão. Nem no Mash out nem em nenhum outro momento.
Depois que fizer a infusão, deixa os grãos totalmente parados até o final do processo. O que tu tem que fazer pra uniformizar a temperatura e não caramelizar o mosto é recircular, poque o mosto que está em contato com o fogo é o mosto abaixo do fundo falso. Logo, não faz sentido mexer.
Muito pelo contrário, quanto mais estável e assentada estiver tua cama de grãos, melhor e mais rápido ela vai filtrar teu mosto na recirculação e melhor será a eficiência da lavagem...

Valeu, tiefensee , essa questão sempre me deixou com algumas dúvidas. Na verdade nas duas últimas brassagens nem mexi, mas na dúvida...
 
Surgiu mais uma dúvida agora; Na hora de brassar, jogo os dois maltes juntos? Posso usar essa proporção de 5 kg de Pilsen + 1kg de Viena?
 
Tu pode fazer o que tu quiser. Mas Vienna não é um malte comumente utilizado em Blonde Ale Belga. Geralmente é um bom Pilsen e uma pequena parcela de aromático...
Baixa o BJCP http://www.bjcp.org/intl/2008styles-PT.pdf (esse é o de 2008), e lá tem os insumos típicos de cada insumo...

Mas como tu não quer te prender em estilo, toca ficha com o Vienna e vê se ficou o que tu quer. se não, na próxima tu troca...
 
Tiefensee qual o tipo de isolante térmico, que você usa na panela, tem fotos?

A pergunta não foi para mim, mas vou responder como eu faço :)

Uso fundo falso também, aqueço a água na temperatura desejada (no meu equipamento a temperatura cai 5ºC quando coloco a quantidade padrão de grãos que costumo usar), desligo o fogo, coloco os grãos, mexo um pouco só para misturar bem (menos de 1 minuto mexendo) e cubro a panela com um cobertor.

Aí deixo lá quieto por 90 minutos. Com o cobertor a temperatura desce entre 2ºC e 4ºC só (depende da época do ano / temperatura ambiente).
 
E ai Antonio, fiquei curioso sobre essa tua Wit com beterraba, ficou boa?

Abraço

No começo, não muito, Derek.

Ficou muio forte o gosto de beterraba.

Depois de 1 mês na garrafa ficou aceitável.

Com 1 mês e meio dava para beber de boa.

Fiz ela para o aniversário da Patroa, e o objetivo foi atingido, ficou uma Cerveja Rosa Choque :drunk:

No dia em que bebemos ela, umas 12 pessoas detonaram umas 15 garrafas, só sobraram umas 3 porque eu guardei... Então acho que passou no teste.

Para 20 Litros de cerveja, eu coloquei 1 Kg de beterrabas na secundária, lavei bem, piquei e bati no liquidificador com água, depois fervi, deixei esfriar e despejei no fermentador.

Se fosse fazer de novo, colocaria 1/2 Kg para 20 litros, acho que dava a cor e não ficava tanto gosto.
 
No começo, não muito, Derek.

Ficou muio forte o gosto de beterraba.

Depois de 1 mês na garrafa ficou aceitável.

Com 1 mês e meio dava para beber de boa.

Fiz ela para o aniversário da Patroa, e o objetivo foi atingido, ficou uma Cerveja Rosa Choque :drunk:

No dia em que bebemos ela, umas 12 pessoas detonaram umas 15 garrafas, só sobraram umas 3 porque eu guardei... Então acho que passou no teste.

Para 20 Litros de cerveja, eu coloquei 1 Kg de beterrabas na secundária, lavei bem, piquei e bati no liquidificador com água, depois fervi, deixei esfriar e despejei no fermentador.

Se fosse fazer de novo, colocaria 1/2 Kg para 20 litros, acho que dava a cor e não ficava tanto gosto.

Legal, Antonio!
Parabéns pela originalidade da receita!
Estou recém partindo para minha segunda brassagem, mas estou ansioso para criar novas receitas.

Abraço,
 
Fui escolher o malte Pilsen e só tinha o de 6rw...
Será que dará muita diferença?
 
Back
Top