Receita de 10l de uma Weizen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala Galera!

Pesquisando muito aqui na internet e não estou conseguindo resolver. Dar trabalho pra vocês: queria fazer 10l de uma weizen fim de semana que vem.

Queria ela meio classicona, mas com um malte que ajudasse na cor. Alguma sugestão? Tenho que achar ele no Lamas daqui de BH, :)

Queria também que aparecesse notas de cravo, além do de banana. É preciso rampa especial pra isso? Já vi comentário que é na fermentaçao que se consegue isso...

Pensei só Perle aos 60min e deixar o resto com a levedura... Vai bem?

O que vocês sugerem? Alguma sugestão extra?

É isso.

Abraço em todos.
 
Krisna, fiz semana passada para 10 litros, com lúpulo perle, usei levedura Levytec se não achar use o M-20 da Mongovere.



wheat hops PERLE

Weizen/Weissbier (15 A)



Type: 100% Grão
Batch Size: 9,65 l
Boil Size: 13,58 l
Boil Time: 60 min
End of Boil Vol: 11,69 l
Final Bottling Vol: 9,65 l
Fermentation: Ale, Two Stage


Date: 10/13/16
Brewer: sergio bassit
Asst Brewer:
Equipment: BIAB
Efficiency: 68,00 %
Est Mash Efficiency: 71,5 %
Taste Rating: 30,0


Taste Notes:



Ingredientes


Qtd

Nome

Tipo

#

%/IBU

1,20 kg Pilsner (2 Row) Ger (2,0 SRM) Grão 1 48,0 %
0,80 kg Wheat Malt, Ger (2,0 SRM) Grão 2 32,0 %
0,50 kg Wheat Malt, Dark (9,0 SRM) Grão 3 20,0 %
7,00 g Perle [4,90 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 9,2 IBUs
9,00 g Perle [4,90 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 5 5,9 IBUs
10,00 g Perle [8,00 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 6 0,0 IBUs
10,00 g Perle [8,00 %] - Dry Hop 5,0 Dias Lúpulo 7 0,0 IBUs


Gravity, Alcohol Content and Color

Est Original Gravity: 1,056 SG
Est Final Gravity: 1,013 SG
Estimated Alcohol by Vol: 5,7 %
Bitterness: 15,1 IBUs
Est Color: 5,7 SRM

Measured Original Gravity: 1,046 SG
Measured Final Gravity: 1,010 SG
Actual Alcohol by Vol: 4,7 %
Calories: 427,1 kcal/l


Mash Profile

Mash Name: Single Infusion, Light Body, No Mash Out
Sparge Water: 9,56 l
Sparge Temperature: 75,6 C
Adjust Temp for Equipment: TRUE


Total Grain Weight: 2,50 kg
Grain Temperature: 22,2 C
Tun Temperature: 22,2 C
Mash PH: 5,20

Passos da Mostura


Nome

Descrição

Temperatura

Tempo

Mash In Adicionar 6,52 l de água até 75,3 C 65,6 C 75 min

Sparge: Lavagem com 9,56 l de água a 75,6 C
Mash Notes: Simple single infusion mash for use with most modern well modified grains (about 95% of the time).



Carbonation and Storage

Carbonation Type: Garrafa
Pressure/Weight: 56,76 g
Keg/Bottling Temperature: 21,1 C
Fermentation: Ale, Two Stage


Volumes of CO2: 2,3
Carbonation Used: Engarrafar com 56,76 g Corn Sugar
Age for: 30,00 days
Storage Temperature: 18,3 C


Notes
PRÉ FERVURA SG 1045, PÓS FERVURA 1055- FG PÓS FERMENTAÇÃO 1017
 
Fala BAS33, beleza meu caro?

Me fala uma coisa, você usou o pacotinho todo de fermento ou usou metade? Fiquei pensando isso, de usar só metade já que a leva é só de 10 litros. Isso porque normalmente a galera usa um pacote numa leva de 20 litros, fraga?

Na minha brassagem anterior, que foi minha primeira, fiquei encucado, mas acabei usando todo o fermento...
 
Fala BAS33, beleza meu caro?

Me fala uma coisa, você usou o pacotinho todo de fermento ou usou metade? Fiquei pensando isso, de usar só metade já que a leva é só de 10 litros. Isso porque normalmente a galera usa um pacote numa leva de 20 litros, fraga?

Na minha brassagem anterior, que foi minha primeira, fiquei encucado, mas acabei usando todo o fermento...

Para essa OG de 1.056 e 10 litros de breja o ideal é utilizar 1 pacotinho inteiro...

Lembre-se de hidratar o fermento seco ;)

Para uma OG mais baixa, tipo 1.049 ~ 1.050, se usar o WB-06 até poderia usar meio pacote, pois esse fermento aceita um certo underpitching

Eu particularmente prefiro usar o pitching rate correto...a não ser que você queira dar uma realçadinha no aroma de banana
 
Apenas pra complementar...

A receita do amigo tem lúpulo para aroma no fim da fervura e além disso tem Dry Hop...O que para uma autêntica Weiss, foge do estilo, pois quem tem que aparecer é o fermento...

Eu adiciono lúpulo somente para amargor 60 minutos de fervura e uma adição para sabor de leve, fervendo por 30 minutos...

E se quer dar uma realçada no aroma de cravo, faça uma pausa fenólica de uns 15 minutos entre 44ºC e 45ºC
 

Attachments

  • Patamares de Temperatura.PNG
    Patamares de Temperatura.PNG
    67.6 KB · Views: 150
Massa tomazela! Valeu pelas dicas. Você é um craque! :D
Demais essa tabela, heim?

Para essa OG de 1.056 e 10 litros de breja o ideal é utilizar 1 pacotinho inteiro...
Mas aqui, então porque se usa somente um pacote pras levas de 20 litros?
 
Massa tomazela! Valeu pelas dicas. Você é um craque! :D
Demais essa tabela, heim?


Mas aqui, então porque se usa somente um pacote pras levas de 20 litros?

kkk...craque nada....craque é o pessoal do fórum aí...95% do que sei aprendi aqui...

Essa tabela é show de bola...

Então...1 pacote para 20 litros é o que diz o fabricante...

Mas como o pessoal aí diz, fabricante manja de fabricar fermento, quem manja de fabricar cerveja somos nós...rs

Procure usar a calculadora para saber quantas células precisa, de acordo com a OG e tamanho do lote: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

A média de células por pacote é de 10bi...

Em Target pitching rate, utiliza-se para uma fermentação ideal de Ales 0.75

Se for com uma OG mais alta...tipo acima de 1.060, pode usar o Pro 1.0 que necessita de mais fermento...

Para Lagers é a mesma lógica e como para essas brejas precisa do dobro de levedura com relação as Ales, deve-se selecionar 1.5 e para High Gravity 1.25...

Algumas leveduras podem fermentar bem com underpitchin...mas o ideal é usar o pitching rate correto...

Sempre recomenda-se errar para mais no fermento.

Eu sei o pacote de fermento é caro...Por isso, dá uma pesquisada sobre fazer Starters, para que aumente o número de células ;)
 
Tomazela, boa tarde, eu fiz uma rampa única a 66 c, 90 minutos, experimentei e a cerveja está balanceada entre o cravo e a banana, usei a levedura Levtek Weiss Ale A-68 é líquida. Em relação ao aroma e dry hopping realmente foge do estilo amigo, mas foi pessoal, no mercado ou em casa tem várias weiss aromáticas.


abraço.
 
Fala BASS33! Então, acho que é isso mesmo que o tamazela falava de fugir ao estilo clássico como sendo algo pessoal e eu também abri o tópico pra fazer ela mais clássica, saca? Mas sua receita me ajudou aqui. Valeu.

Mas então, minha receita ficou do jeito aí do print. É por BIAB. Resolvi dividir o lúpulo pra colocar duas vezes porque o IBU, colocando direto 7g de Perle a 60min tava dando acima. Dividindo também aproveito e dou um leve aroma do lúpulo na cerveja.

Aí vou de:

- Mash in a 46o e fazer a pausa fenólica em 44-45o por 10min.
- Depois ir pra 66o (cerveja mais seca, certo?) por 90min.
- Mash out a 76o 10min.

Tenho dúvida numa coisa: acabou que comprei mais malte do que precisava. Erá só 2kg em boa parte das recitas que vi depois. Sem saber comprei 2,5kg como tinha sido pra brassagem anterior, uma APA. Acho que por isso a OG de minha Weiss no beersmith ta acima do recomendado. Que faço pra corrigir, adiciono mais água, e ao invés dos 10l iniciais pra mostura eu coloco 11l?

E aproveitar a experiência de vocês: alguma recomendação a mais?

Abração galera.
 

Attachments

  • receita.jpg
    receita.jpg
    225 KB · Views: 81
Krisna, realmente é gosto pessoal, sobre estar no estilo ou não, para diminuir a SG que deu 1055, diminui o Caramunich umas 100 ou 150 gramas, que vai se enquadrar direitinho no estilo tanto a gravidade inicial e a cor.Espero ter ajudado.


Abraço.
 

Latest posts

Back
Top