Receita - AIPA - Red Tiger

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ike1

Active Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
31
Reaction score
3
Homebrewers do meu coração!

Neste fim de semana iremos brassar mais uma leva, dessa vez será uma IPA, a Red Tiger.

American IPA
ABV: 6,62%
OG: 1.061
FG: 1.011
IBU: 73
Color: 26 EBC
Leva: 50L – MecBier Plus
Água: 69L iniciais sem sparge

10kg – Malte Pale Maris Otter (70%)
3kg – Malte CaraRed (21%)
1kg – Malte Crystal 60L (7%)
250g – Malte de Centeio (2%)

Mostura com rampa única de 65 graus durante 75 minutos

Mash out a 78 graus durante 10 minutos

Fervura de 60 minutos

50g – Lúpulo Magnum no início do mash out (FWH)
40g – Lúpulo Chinook aos 30’
40g – Lúpulo Galena aos 20’
2 tabletes – Whirfloc aos 15’
35g – Lúpulo Chinook aos 10’
80g – Lúpulo Amarillo em flor no início do resfriamento (chá-hop previamente preparado)

3 pacotes de levedura Fermentis US-05 propagados com DME

Fermentação se inicia a 18 graus até a atenuação, depois aumento de 1 grau por dia até 24 graus. Cold crash para 4 graus no final e maturação por 15 dias. Dry-Hop com chá-hop de 30g de Amarillo (flor) + 30g de Citra (flor) logo antes do envase.

Deem suas opiniões e palpites, por favor!
 
E ai,
Na minha opinião tua receita tem um percentual muito elevado de maltes caramelo, eu usaria algum malte com EBC parecido porém que não fosse cara, se a tua intenção é fazer uma breja avermelhada, tipo Melano ou Aroma.
Tu vai usar chá de lupulo antes de resfriar? EU colocaria direto no fermentador após a fermentação.
No dry Hop achei pouco lúpulo, pouco mais de 1g Litro de flor, usualmente os DH ficam acerca 3g Litro de pellet, se é para usar em flor ficaria na faixa de 5g litro.
Também não vejo necessidade de propagar o US-05, compra mais um pacote e te garante. Relação custo não vai aumentar 10 pilas.
Grande abraço e boa brassagem
 
Homebrewers do meu coração!

Neste fim de semana iremos brassar mais uma leva, dessa vez será uma IPA, a Red Tiger.

American IPA
ABV: 6,62%
OG: 1.061
FG: 1.011
IBU: 73
Color: 26 EBC
Leva: 50L – MecBier Plus
Água: 69L iniciais sem sparge

10kg – Malte Pale Maris Otter (70%)
3kg – Malte CaraRed (21%)
1kg – Malte Crystal 60L (7%)
250g – Malte de Centeio (2%)

Mostura com rampa única de 65 graus durante 75 minutos

Mash out a 78 graus durante 10 minutos

Fervura de 60 minutos

50g – Lúpulo Magnum no início do mash out (FWH)
40g – Lúpulo Chinook aos 30’
40g – Lúpulo Galena aos 20’
2 tabletes – Whirfloc aos 15’
35g – Lúpulo Chinook aos 10’
80g – Lúpulo Amarillo em flor no início do resfriamento (chá-hop previamente preparado)

3 pacotes de levedura Fermentis US-05 propagados com DME

Fermentação se inicia a 18 graus até a atenuação, depois aumento de 1 grau por dia até 24 graus. Cold crash para 4 graus no final e maturação por 15 dias. Dry-Hop com chá-hop de 30g de Amarillo (flor) + 30g de Citra (flor) logo antes do envase.

Deem suas opiniões e palpites, por favor!

Ike,

algumas perguntas:

- Porque Maris Otter?
- Na minha opinião tem muito malte crystal....eu faria 90-92% de malte base e apenas uma pequena % de Crystal para cor ou corpo se achar necessário
- Achei muito bagunçada a escolha dos lúpulos, minha sugestão seria manter um lupulo de amargor no FWH, a sua escolha, mas sendo uma AIPA porque não ficar só nos americanos? E depois ficar apenas com Amarillo e Citra para sabor e aroma. Também mudaria o schedule dos lupulos, faria uma adicao grande no FWH e depois atingiria o IBU nas adições de 15', 10', 5' e flameout
- Aumenta a quantidade do DH
- Propagar fermento seco não é a melhor escolha, compra mais 2 pacotes e hidrata com água que está bom

espero ter ajudado
 
Ike,

algumas perguntas:

- Porque Maris Otter?
- Na minha opinião tem muito malte crystal....eu faria 90-92% de malte base e apenas uma pequena % de Crystal para cor ou corpo se achar necessário
- Achei muito bagunçada a escolha dos lúpulos, minha sugestão seria manter um lupulo de amargor no FWH, a sua escolha, mas sendo uma AIPA porque não ficar só nos americanos? E depois ficar apenas com Amarillo e Citra para sabor e aroma. Também mudaria o schedule dos lupulos, faria uma adicao grande no FWH e depois atingiria o IBU nas adições de 15', 10', 5' e flameout
- Aumenta a quantidade do DH
- Propagar fermento seco não é a melhor escolha, compra mais 2 pacotes e hidrata com água que está bom

espero ter ajudado

A tentativa é chegar perto da minha "atual menina dos olhos": a 5AM da Brewdog. A escolha do Maris vem por esse motivo, é o malte que a Brewdog utiliza. A ideia aqui é o dulçor (proveniente do caramelo) "brigar" com o amargor. Vou aumentar o FWH, pois tenho Magnum sobrando.

A escolha do lupulo de amargor sendo o Magnum é porque não consegui ter acesso a lúpulo de amargor americano (Warrior, Centennial, Horizon etc), e Magnum durante muito tempo foi o lupulo de amargor utilizado nos EUA. Sobre a escolha tenho um problema: Citra e Amarillo só tenho em flor. Minhas experiências foram desastrosas usando flor na fervura, não dá aroma (ou pouco), isomerização a desejar etc. Da ultima vez precisei fazer um chá-hop com Magnum para "amargar" a breja.

Vou mudar os schedules dos lupulos então e aumentar o DH.

Sobre o fermento, onde moro é difícil comprar (somente internet) e acabo "economizando" e preferindo propagar. Tenho alguns amigos HBs e vou ver se consigo uns emprestados e seguir com 4 pacotes hidratados.
 
5 am é uma excelente cerveja, tenho quase certeza que eles usam Nelson. Tive a oportunidade de visitá-los e por um bom tempo a maioria das cervejas deles utilizava Nelson Sauvin, mas devido a dificuldade de encontrar o mesmo eles foram substituindo em alguma cervejas.

Se você tiver acesso ao Nelso vale a pena. Amarillo tenho 100% de certeza de que eles usam.
 
seguir com 4 pacotes hidratados.
4 pacotes é pouco de acordo com a literatura. Se quiser só hidratar, use as calculadoras (brewers friend, por exemplo). Deve dar algo entre 5 e 6 pct de US05
 
Segundo a própria Brewdog

BREW SHEET
ABV: 5%
OG: 1048
IBU's: 35
Malts: Extra Pale, Caramalt, Munich, Crystal, Dark Crystal
Hops: Cascade, Amarillo, Nelson Sauvin, Simcoe, Ahtanum, Centennial
 
Brassagem ocorreu tranquila! Dei uma alterada na receita na ultima hora.

1. Achei que tinha os 10kg de pale e não tinha. Foram 8,5kg de pale e 1,5 de pilsen.
2. Reduzi o carared para 2,5kg.
3. Não realizei o descanso proteíco, já indo direto para a alfamilase.

O target da OG era de 1,057 e acabamos alcançando 1,055.

O fermento realmente não consegui 4 pacotes. Por isso fiz um starter mais longo, de um dia pro outro com DME. Quando inoculei a levedura já tinha propagado bastante no starter. Depois de 3 horas a leva estava fermentando vigorosamente.

Retirei o Amarillo da receita. O ultimo lúpulo (whirpool) acabou sendo 80g de Chinook.

Resfriamento ocorreu como esperado, demoramos cerca de 20 minutos para resfriar o mosto. Fermento inoculado, oxigenamos o mosto por 30 minutos, fechamos o fermentador e colocamos a "águia no ninho".
 
Hoje abri a primeira Red Tiger e o resultado foi muito bom. Como queriamos: uma base maltada forte e um amargor beeeeeem pronunciado. É aquela briga deliciosa entre amargo e doce que sempre remete ao próximo gole. Definitivamente uma receita a ser repetida.

Obs.: O First Wort Hop (Lupulagem de Primeira Mostura) funcionou como esperávamos: apesar se amarga, o amargor se mostrou 'macio'. Irei testar novamente.
 

Attachments

  • IMG_7114.JPG
    IMG_7114.JPG
    429 KB · Views: 91
Obrigado pelo relato!

Apenas mais algumas dicas para suas próximas levas:

- Pela sua escolha de grãos a paraa proteica não é necessária e você fez bem em não fazê-la. Vale a pena dar uma lida na internet sobre rampas e porque devem ser feitas (quando necessário)

- Quando for usar fermento seco e quiser fazer um starter (como você fez), você tem que aerar o mosto depois para obter melhores resultados, pois esse starter de 1 dia provavelmente consumiu o Oxigênio que estava reservado. Agora, se você apenas fizer uma hidratação, 30 minutos antes de inocular, aí não tem problema.

Provavelmente vou usar essa sua receita como uma base para uma futura 5am minha!
 
Obrigado pelo relato!

Apenas mais algumas dicas para suas próximas levas:

- Pela sua escolha de grãos a paraa proteica não é necessária e você fez bem em não fazê-la. Vale a pena dar uma lida na internet sobre rampas e porque devem ser feitas (quando necessário)

- Quando for usar fermento seco e quiser fazer um starter (como você fez), você tem que aerar o mosto depois para obter melhores resultados, pois esse starter de 1 dia provavelmente consumiu o Oxigênio que estava reservado. Agora, se você apenas fizer uma hidratação, 30 minutos antes de inocular, aí não tem problema.

Provavelmente vou usar essa sua receita como uma base para uma futura 5am minha!

Sim, a parada proteica iria ser utilizada devido ao centeio, mas por ser uma pequena quantidade e centeio maltado vimos que dispensaria a parada.

Sobre a areação sempre fazemos o splash e balançamos o fermentador por cerca de 30 minutos depois de inocular. Tem dado certo. A atenuação foi além das nossas expectativas (1,009) e ela ficou bem tranquila de beber (ABV 5,8%).

Na questão do sabor ela ficou mais próxima de uma Red Ale do que uma IPA de fato, devido à base maltada. Eu a enquadraria como sendo uma Imperial Red Ale bem amarga, por sinal :D
 
Back
Top