Reaproveitamento do lupulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GBP

Well-Known Member
Joined
Jul 10, 2018
Messages
128
Reaction score
66
Olá pessoal,

estou no mundo da fabricação de cerveja artesanal a pouco tempo (fiz até o momento 5 brassagens individuais) e dúvidas sempre surgem e gostaria de ver com vocês se conseguem me ajudar.

No sábado eu engarrafei uma American IPA, receita de 30 litros, no qual fiz o dry hop com 100g de lupulo Cascade e Columbus (50g de cada).
Utilizei o hop bag e com isso consegui manter o lupulo fora do trub do balde fermentador.

Após transferir para o balde de envase, eu removi o hop bag e vi que o lupulo ficou igual uma massa dentro do bag e comecei a pensar se poderia reaproveitar esse lupulo, seja para fazer na brassagem (utilizando durante a fervura) ou para fazer outro Dry Hop mesmo, em uma outra IPA por exemplo.

Algum de vocês já fez isso? teve resultado satisfatório? utilizou no dry hop ou durante a fervura?

Entendo que os alfa acidos já não serão mais os mesmos, porém o aroma do lupulo ainda continua muito forte...

Agradeço de antemão a todos que puderem me ajudar!
Abraços e Boa Brassagem!
 
Back
Top