Rampa brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcos0411

Member
Joined
Apr 4, 2017
Messages
21
Reaction score
0
Boa noite Amigos,

Tenho feito witibier em minhas brassagens, porém tenho detectado que seguindo a receita com uma rampa única de 65 graus o iodo não tem batido a cor desejada, ficando um alaranjando que escuro, tempo de brassagem de 90min.
Então busquei mudar, iniciei a rampa de 64 graus por 75min (ao fim do tempo realizei teste do iodo e estava cinza escuro) após mais uma rampa que adicionei a parte sem seguir a receita, de 68 graus ( neste momento em 20 min o iodo bateu) e para finalizar segui a receita com uma rampa de 72 graus por 15min.

Gostaria de algumas opiniões a respeito das rampas e porque não estou conseguindo extrair o açúcar dos grãos a 64 graus?

Ph da água 5.2
Pilsner 2,60kg
Wheat flaked 2,60kg
Chateau cara clair 0,140kg
Oats flaked 0,140kg
15 litros na brassagem
19,92L lavagem dos grãos
Final 20 litros
 
Boa noite Amigos,



Tenho feito witibier em minhas brassagens, porém tenho detectado que seguindo a receita com uma rampa única de 65 graus o iodo não tem batido a cor desejada, ficando um alaranjando que escuro, tempo de brassagem de 90min.

Então busquei mudar, iniciei a rampa de 64 graus por 75min (ao fim do tempo realizei teste do iodo e estava cinza escuro) após mais uma rampa que adicionei a parte sem seguir a receita, de 68 graus ( neste momento em 20 min o iodo bateu) e para finalizar segui a receita com uma rampa de 72 graus por 15min.



Gostaria de algumas opiniões a respeito das rampas e porque não estou conseguindo extrair o açúcar dos grãos a 64 graus?



Ph da água 5.2

Pilsner 2,60kg

Wheat flaked 2,60kg

Chateau cara clair 0,140kg

Oats flaked 0,140kg

15 litros na brassagem

19,92L lavagem dos grãos

Final 20 litros



tive o mesmo problema o teste de iodo, o açúcar estava sendo extraído. Era o teste que não funcionava, vai na fé q tá dando certo.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
tive o mesmo problema o teste de iodo, o açúcar estava sendo extraído. Era o teste que não funcionava, vai na fé q tá dando certo.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Acredito que vocês estejam testando de forma errada. Se for pedaços de grãos na amostra, vai ficar escuro...

Para testar, retire um pouco de mosto em um copinho, espere decantar e então na parte de cima puxe umas 2 gotas com a pipeta...
 
Primeiramente, numa Witbier com grande porcentagem de trigo em flocos não maltado não seria aconselhável fazer uma rampa inicial (parada proteica) na casa dos 52~55ºC por uns 15 min ??
 
Olá Junior, eu faço a parada proteica mas assim mesmo tem acontecido o exposto acima, quanto a retirada do mosto tenho utilizado a colher e pego somente o líquido, porém não deixo decantar, será que seria isso?
 
Pode ser Marcos, como já foi falado, o ideal pro teste do iodo é pipetar apenas o líquido do mosto e nada de pedacinho de malte ou fiapo de casca. Deixar decantar ajuda a não errar, mas mesmo assim tem q ser cuidadoso e pegar apenas líquido.

A minha questão da parada proteica só mesmo levantei devido ao fato desta etapa não ser citada em nenhum local/nenhuma resposta deste tópico, só por isso mesmo... Queria ter certeza q está rolando parada proteica em wits...
 
Vlw pessoal pelas dicas, na próxima brassagem vou seguir o conselho de vocês, esqueci de colocar a parada proteica no tópico Júnior rsrs, vlw grande abraço a todos.
 
Vlw Eduardo, na próxima espero ter resultados positivo com a dica de vocês, Grande Abraço
 
Back
Top