Quanto tempo dura um refil de carvão ativado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Partala

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2016
Messages
128
Reaction score
22
Hallo Kamaradas cervejeiros!

Estou pensando em adquirir um sistema de filtragem de água composto por aquelas carcaças de cavalete, em primeiro plano(primeira carcaça) por um refil de polipropileno de 5 micras seguido por um sistema(carcaça secundaria) "carbonblock" de carvão ativado entre peças de polipropileno para retirada do cloro, aromas e sabores indesejados na água cervejeira.

Minha duvida.

Segundo o fabricante os elementos filtrantes tem durabilidade de aproximadamente 3 mil litros ou 6 meses. Porem, como realizo no maximo duas levas de 20 litros no mes, logo vou utilizar um maximo de 70 litros de agua mensal propriamente dito para cerveja. Segundo o fabricante, a prata coloidal no sistema de carvão ativado é que perderia a validade causando assim proliferação bacteriana.

1- Teriam uma experiencia pratica para me dizer se chegam a durar mais tempo, pelo menos 1 ano apesar da baixa utilização dos refis?

2- Tenho que obrigatoriamente trocar os refis neste tempo ?

3- Existe uma maneira de fazer a vida util deste refil de carvão durar mais? (exermplo: apos o uso, desmontar e secar os mesmos?)


Toda opinião baseada em experiencias e conhecimentos serão bem vindas. Grande abraço!!
 
Não sou nenhum expert em filtros de água, mas vou deixar a minha opinião de acordo com o pouco conhecimento que tenho desse assunto.

Quando um fabricante estipula uma data de validade, ele garante que naquele período o seu produto não deve apresentar nenhum defeito. Porém, ele não pode colocar, por exemplo, a data limite que o produto irá aguentar. Assim, se o fabricante estipula uma data de 6 meses, extrapolar um pouco esse período não ocasionaria prejuízo algum. Um exemplo é com alimentos que mesmo após alguns dias passado da validade é possível consumir sem problema algum.

Em relação a prata coloidal, eu acredito que seja para o controle bacteriano, pois a prata tem essa característica (principalmente as nanopartículas de prata). Caso o filtro perca essa funcionalidade, eu não vejo problema algum, pois essa água será aquecida, acidificada pelos maltes e ainda será fervida. Então, se passar alguma bactéria pelos filtros (pouco provável em águas tratadas com cloro), ela não terá muita chance de vida. É algo que eu não me preocuparia nem um pouco.

1- A experiência que eu tenho com filtros é que eu estou em um laboratório de química analítica há mais de 3 anos. No laboratório tem um ultra purificador de água que conta com 6 filtros de resina em série para a retenção de cátions e ânions, luz ultravioleta para controle bacteriano e um filtro de carvão ativado para o cloro livre. O fabricante destes filtros também recomendam que sejam substituídos a cada 1 ou 1/2 ano e nos não fizemos isso, pois é feita análises periódicas da água e, para a nossa finalidade, não há problema nenhum na sua utilização. Nossos filtro chegam a ficar mais de 2 anos no aparelho e a água nunca apresentou contaminações para cloro (eliminado pelo filtro de carvão ativado). Assim, acho que não será muito diferente para esses filtros de carvão, ainda mais para produção de cerveja em casa. Abaixo esta um link de um trabalho mostrando a eficiência de remoção de cloro utilizando filtros de carvão ativado com e sem partículas de prata e, mais importante, no início e no fim de sua vida útil. O resultado é que não há diferença. Tanto no inicio como no fim, a eficiência de remoção é a mesma.
http://revistas2.unibh.br/index.php/dcet/article/download/1463/933

2- Eu não trocaria. Uso os meus 2 filtros de carvão ativado (modestos, ligados em série, de R$10) a mais de um ano e não cogito substituir tão cedo.

3- Não sei te responder isso. Mas acredito que uma pesquisa rápida no scholar.google.com.br tu deve encontrar algo.

Qualquer dúvida, prende o grito. Abraço.
 
Em relação a prata coloidal, eu acredito que seja para o controle bacteriano, pois a prata tem essa característica (principalmente as nanopartículas de prata). Caso o filtro perca essa funcionalidade, eu não vejo problema algum, pois essa água será aquecida, acidificada pelos maltes e ainda será fervida. Então, se passar alguma bactéria pelos filtros (pouco provável em águas tratadas com cloro), ela não terá muita chance de vida. É algo que eu não me preocuparia nem um pouco.

1- A experiência que eu tenho com filtros é que eu estou em um laboratório de química analítica há mais de 3 anos. No laboratório tem um ultra purificador de água que conta com 6 filtros de resina em série para a retenção de cátions e ânions, luz ultravioleta para controle bacteriano e um filtro de carvão ativado para o cloro livre. O fabricante destes filtros também recomendam que sejam substituídos a cada 1 ou 1/2 ano e nos não fizemos isso, pois é feita análises periódicas da água e, para a nossa finalidade, não há problema nenhum na sua utilização. Nossos filtro chegam a ficar mais de 2 anos no aparelho e a água nunca apresentou contaminações para cloro (eliminado pelo filtro de carvão ativado). Assim, acho que não será muito diferente para esses filtros de carvão, ainda mais para produção de cerveja em casa. Abaixo esta um link de um trabalho mostrando a eficiência de remoção de cloro utilizando filtros de carvão ativado com e sem partículas de prata e, mais importante, no início e no fim de sua vida útil. O resultado é que não há diferença. Tanto no inicio como no fim, a eficiência de remoção é a mesma.
http://revistas2.unibh.br/index.php/dcet/article/download/1463/933

2- Eu não trocaria. Uso os meus 2 filtros de carvão ativado (modestos, ligados em série, de R$10) a mais de um ano e não cogito substituir tão cedo.

3- Não sei te responder isso. Mas acredito que uma pesquisa rápida no scholar.google.com.br tu deve encontrar algo.

Qualquer dúvida, prende o grito. Abraço.

Muito obrigado por compartilhar sua experiencia Coelho.

1- Ajudou muito, realmente a questão da prata coloidal como bactericida eu ja havia pensado desta forma, e acredito que se desmontar e deixar sem água o filtro possa ter uma sobre vida neste aspecto (Vou pesquisar mais... caso encontre algum artigo compartilho aqui.)
Mas como vai acidificar e ferver, não deve haver tantos problemas, contanto imagino que descartar uma "primeira água" para que alguma toxina ou bactéria formada durante esse tempo sem uso seja eliminada pode ser interessante.

2- Verei na pratica, pegar o feeling da água, do cloro e do filtro... ir sentindo como a cerveja vai ficar com água filtrada da rede da SANEPAR... Até hj fiz apenas as primeiras cervejas com água mineral e as outras fiz com água de poço, mas como descobri que essa água (deste poço)era muito alcalina e dura decidi pelo sistema de filtragem da água da rede, já que pelo menos em teoria são águas moles (oriundas da bacia do iguaçu) com baixo teor de cálcio e outros minerais, portanto mais fáceis de corrigir.

Obrigado por compartilhar a experiencia:tank:
 
Mas como vai acidificar e ferver, não deve haver tantos problemas, contanto imagino que descartar uma "primeira água" para que alguma toxina ou bactéria formada durante esse tempo sem uso seja eliminada pode ser interessante.

Em relação a isto, eu acredito que tenha muito mais micro-organismos nos grãos que irá utilizar do que na água ou nos filtros. Mas mesmo assim, eu também faço isso de tirar a primeira água (a "cabeça" como chamamos na química kkkkk).

Verei na pratica, pegar o feeling da água, do cloro e do filtro... ir sentindo como a cerveja vai ficar com água filtrada da rede da SANEPAR.

Eu, particularmente, não notei diferença em utilizar água previamente fervida (coisa que não faço mais) e água passada pelos filtros de carvão. Mas eu não sou base também, tenho uma capacidade olfativa pouco apurada.

Se achar algum artigo interessante, compartilha mesmo :mug:
 
Boa tarde amigos,

Decidi reativar esse tópico pois surgiu uma dúvida em relação aos filtros de cartão ativado. Adquiri recentemente dois para ligá-los em série. Medi o pH e o conteúdo de material particulado em ppm (esse último com um sensor ching ling que mede a 'pureza' da água). Bem, medi antes e depois da filtragem, e percebi que ambos aumentaram (PH de de 7,0 para 7,6 e ppm de 60 para 90). A minha dúvida é a seguinte: o que o filtro de carvão ativado adiciona na água?

Pelo que li, o filtro não remove os sais, isso ok! Também li sobre o filtro e os grupos funcionais orgânicos que o compõem (carbonila, carboxila, hidroxila e enóis). Mas como não sou químico, não sei que tipo de reação ocorre na água ao passar pelo filtro...mas que ele adiciona algo, adiciona. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço.

Grato.

Denilson
 
Back
Top