Quantidade receita x Quantidade engarrafada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kremer1

Member
Joined
Jun 15, 2017
Messages
17
Reaction score
1
Boa tarde pessoal,

dúvida de iniciante!
Eu fiz 3 brassagens pelo método BIAB e o resultado foi bom. As cervejas ficaram boas e dentro do que eu esperava das receitas. Exceto uma coisa, a quantidade.

As 3 receitas eram pra 20L mas eu engarrafei menos em todas (entre 15 e 17L). A minha pergunta é, é normal eu ter essa perda toda ou eu tô fazendo alguma coisa errada?

P.S.: As densidades (tanto OG quanto FG) estão sempre ficando dentro do estilo.
 
Você precisa calcular todas as perdas que existem no processo, como: evaporação do mosto na fervura, trub após fervura, fermentador e etc. Comece a anotar estas perdas para as próximas brassagens, que você irá conseguir alcançar o volume que deseja.
 
Sugiro utilizar um software que irá te ajudar muito nos cálculos, existem softwares free como o brewersfriend, brewtarget...
 
Valeu pelas respostas pessoal!

Vamos ver se eu entendi.

Eu faço as anotações das minhas perdas e depois faço o que exatamente? Uso elas pra configurar melhor o meu equipamento no beersmith? E quando eu fizer isso, monto as receitas colocando 20L final?
 
Sugiro utilizar um software que irá te ajudar muito nos cálculos, existem softwares free como o brewersfriend, brewtarget...

Eu migrei pro Beersmith essa semana. Eu tava usando o brewtarget (acho legal a ideia de software livre) mas ele apagou todos os meus dados do nada. Fui atrás e vi que isso já acontece faz um tempo e não arrumaram ainda. Ainda bem que eu não tinha muita coisa salva (meu equipamento mais ou menos e 3 receitas) mas não quis correr o risco de continuar usando, imagina se ele apaga tudo de novo quando eu tiver cheio de coisas salvas lá?
 
Eu migrei pro Beersmith essa semana. Eu tava usando o brewtarget (acho legal a ideia de software livre) mas ele apagou todos os meus dados do nada. Fui atrás e vi que isso já acontece faz um tempo e não arrumaram ainda. Ainda bem que eu não tinha muita coisa salva (meu equipamento mais ou menos e 3 receitas) mas não quis correr o risco de continuar usando, imagina se ele apaga tudo de novo quando eu tiver cheio de coisas salvas lá?

Vish... eu uso o brewtarget faz uns 02 anos e sempre me atendeu... onde tu viu esses relatos? Windows ou Linux?
 
Eu migrei pro Beersmith essa semana. Eu tava usando o brewtarget (acho legal a ideia de software livre) mas ele apagou todos os meus dados do nada. Fui atrás e vi que isso já acontece faz um tempo e não arrumaram ainda. Ainda bem que eu não tinha muita coisa salva (meu equipamento mais ou menos e 3 receitas) mas não quis correr o risco de continuar usando, imagina se ele apaga tudo de novo quando eu tiver cheio de coisas salvas lá?



Eu mantenho sempre as cópias de receitas e equipamentos no cloud do bs e no próprio computador, por segurança hehe


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Valeu pelas respostas pessoal!

Vamos ver se eu entendi.

Eu faço as anotações das minhas perdas e depois faço o que exatamente? Uso elas pra configurar melhor o meu equipamento no beersmith? E quando eu fizer isso, monto as receitas colocando 20L final?



Exatamente, na primeira utilização deixa a configuração padrão, aí de acordo com a primeira brassagem vc vai vendo quanto tem de perda de trub, fervura... e vai jogando no software. Se o seu objetivo final é 20l então vc coloca isso no software.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Exatamente, na primeira utilização deixa a configuração padrão, aí de acordo com a primeira brassagem vc vai vendo quanto tem de perda de trub, fervura... e vai jogando no software. Se o seu objetivo final é 20l então vc coloca isso no software.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Ah, entendi. Eu usei só receitas prontas que achei por ai até agora, eu só jogava no software pra conferir mesmo.

Alguma dica de como marcar a litragem na panela de alumínio? Será que eu posso fazer uns riscos nela sem problemas?
 
Valeu pelas respostas pessoal!

Vamos ver se eu entendi.

Eu faço as anotações das minhas perdas e depois faço o que exatamente? Uso elas pra configurar melhor o meu equipamento no beersmith? E quando eu fizer isso, monto as receitas colocando 20L final?

Basicamente, você anota as perdas e quando estiver transferindo o mosto para a panela de fervura, você deve adicionar ao volume estas perdas, por exemplo:

Se você quer uma leva de 20 litros, porém tem as seguintes perdas:
- 3 litros de evaporação
- 2 litros de trub
- 1 litro no fundo do fermentador

Você deverá ter um volume na panela de fervura de 26 litros, para que no envase fiquem 20 litros.

Se você souber todas as perdas, ao configurar o Beer Smith, ele calculará para que você alcance o volume que deseja.
 
Ah, entendi. Eu usei só receitas prontas que achei por ai até agora, eu só jogava no software pra conferir mesmo.

Alguma dica de como marcar a litragem na panela de alumínio? Será que eu posso fazer uns riscos nela sem problemas?



O certo seria vc tipar a panela e não riscar ela, igual fazem com peças de máquinas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
No Mac. Eu acho que da pra salvar externamente a base de dados mas achei que seria muito trampo fazer isso manualmente todas as vezes que eu mudasse alguma coisa.

Relato reportado no GitHub:
https://github.com/Brewtarget/brewtarget/issues/247

Bah, que perigo... eu tenho meu diretório do brewtarget salvo no dropbox e um link em $home/.config/brewtarget em dois computadores diferentes, assim as alterações que faço num computador são automaticamente replicadas para outro... parece a receita do desastre, mas até agora tem funcionado bem... e caso dê crash o dropbox permite restaurar versões anteriores, então no final das contas é uma boa... :mug:
 
Ah, entendi. Eu usei só receitas prontas que achei por ai até agora, eu só jogava no software pra conferir mesmo.

Alguma dica de como marcar a litragem na panela de alumínio? Será que eu posso fazer uns riscos nela sem problemas?

Eu marquei na minha panela de aluminio assim.. usei um riscador (pode ser um prego, por exemplo). Acho que nao tem problema não.. o risco nao fica fundo, só marcado msm.

O que eu fiz foi simples, sabendo o diametro da panela, vc usa a formula de volume: Pi x raio ao quadrado x altura..
 
Sobre o software, já tive problema de perder o banco de dados no Brewtarget e no Beersmith. Armazenar na nuvem é meio necessário, na minha opinião. Outra opção depois que você pega a manha do seu equipamento (porque eles são mais simplistas) é ir para os online (brewgr, brewtoad, etc), mas tem que ficar atento que os cálculos de água e volume de fervura no sistema métrico estão errados.

Sobre o volume da panela, eu uso uma régua de inox, recomendação do Guenther em alguma postagem aqui no HBT. Para levas de 20L que normalmente usamos panelas de 32L que tem 32cm de altura (1:1) é basicamente olhar a altura do líquido que já sabe o volume.
 
Sobre o software, já tive problema de perder o banco de dados no Brewtarget e no Beersmith. Armazenar na nuvem é meio necessário, na minha opinião. Outra opção depois que você pega a manha do seu equipamento (porque eles são mais simplistas) é ir para os online (brewgr, brewtoad, etc), mas tem que ficar atento que os cálculos de água e volume de fervura no sistema métrico estão errados.

Sobre o volume da panela, eu uso uma régua de inox, recomendação do Guenther em alguma postagem aqui no HBT. Para levas de 20L que normalmente usamos panelas de 32L que tem 32cm de altura (1:1) é basicamente olhar a altura do líquido que já sabe o volume.

Caraio, como n pensei nisso antes? hahaha
se vc dividir o volume da panela pela altura dela vc sabe a cada quantos cm de altura aumenta um litro, aí eh só marcar.... hahaha precisava nem ter usado toda a matematica!
 
Caraio, como n pensei nisso antes? hahaha
se vc dividir o volume da panela pela altura dela vc sabe a cada quantos cm de altura aumenta um litro, aí eh só marcar.... hahaha precisava nem ter usado toda a matematica!

É isso aí, mas a dica que li na época e que adotei é usar a régua mesmo, sem marcar. Assim serve em qualquer panela, apenas fazendo regra de três.

volume panela/altura panela=volume atual/altura atual
queremos saber o volume atual = altura atual * (volume panela/altura panela)

Essa proporção no meu caso é 1, então fica mais fácil ainda. Mas se for uma outra, ex. 68L/43cm~=1.58, só multiplicar, ou arredonda pra 1.5 e faz de cabeça (erro de 3.5 ou 5%). Ou marca. Vai do que cada um acha mais prático :)

EDIT: fonte http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5097884
 
É isso aí, mas a dica que li na época e que adotei é usar a régua mesmo, sem marcar. Assim serve em qualquer panela, apenas fazendo regra de três.

volume panela/altura panela=volume atual/altura atual
queremos saber o volume atual = altura atual * (volume panela/altura panela)

Essa proporção no meu caso é 1, então fica mais fácil ainda. Mas se for uma outra, ex. 68L/43cm~=1.58, só multiplicar, ou arredonda pra 1.5 e faz de cabeça (erro de 3.5 ou 5%). Ou marca. Vai do que cada um acha mais prático :)

EDIT: fonte http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5097884

Show demais!! Obrigado pela contribuição
 

Latest posts

Back
Top