Primeira brassagem - BIAB: quanto de água?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 24, 2019
Messages
17
Reaction score
4
Location
Bauru - SP
Boa tarde, galera. Tô com uma dúvida quanto ao quanto usar de água na brassagem de uma receita de 20L no BIAB.

Tenho uma panela de 45L e gostaria de saber se eu faço infusão simples... ou se terei melhor eficiência fazendo lavagem.

A questão é a seguinte.. não sei quanto de água usar. Tenho somente a panela por enquanto, os outros equipamentos estão pra chegar. Tô contando as perdas no processo da seguinte forma:
-Panela (já enchi ela de água pra testar e vi que ela tem 4L de volume morto)
-Fermentador... É uma bombons de 30L. Como ela não chegou ainda, estou chutando que o volume morto vai ser de mais ou menos 2L.
-Fervura: Não tenho a menor ideia de quanto perderia nessa parte do processo. Contando que a panela tem aro 40 (não sei se isso interfere)... Estou chutando que vou perder uns 5L. Mas não tenho ctz.
-Absorção do malte: li em algum lugar que é algo em torno de 1L por Kg de malte. Então se eu tenho uma receita que irei usar 5kg de malte, são mais 5Kg de perda.

Sabendo que eu quero engarrafar 20L é considerando todas as perdas, eu teria que usar 20+4+2+5+5=36L.

Tipo, eu sei que provavelmente esse cálculo está errado, pois ainda não tenho o valor exato de todas essas perdas. Mas só quero saber se estou tendo o raciocínio certo.

Entao vamos la. Considerando que eu preciso de 36 litros de água pra fazer a brassagem... Infusão simples com os 36L de água? Ou faço uma lavagem? Se for fazer a lavagem, quais as proporções? Meio a meio?

Se eu fizer a lavagem nesse caso, terei eficiência melhor?



Outra dúvida: tentei fazer uma adaptação de uma receita projetada para o método com 3 panelas e tal.. Mas ao colocar a lupulagem no aplicativo, os IBUs não bateram com o da receita do cara. Se não me engano, usei o Brewers Friend ou algo do tipo. Também não sei se os maltes estavam iguais aos que eu estava cotando pra receita, até pq são opções demais, e pra um iniciante como eu, fica muito confuso. Então qualquer dica nessa área aí, também agradeço kkk. Coisas como outros apps gratuitos que sejam bons, ou dicas de como usar direito o App, pq eu claramente não sei o que eu tô fazendo kkk.



Sei que são muitas perguntas, mas agradeço a todo mundo que puder contribuir com o colega aqui que tá todo afundado em dúvidas haha.
 
Se você só tem uma panela, faz infusão simples. Afinal, essa é uma das grandes vantagens do BIAB — em relação à poupar trabalho. E começa o cálculo de água a partir da quantidade de malte que você vai usar.

Quanto à lavagem, bem... para BIAB isso é controverso. Normalmente não se faz, pois essa é a vantagem do processo, mas se quiser fazer (para tentar aumentar um pouco mais o rendimento), calcula a partir da quantidade de malte. Então, se você for usar 5kg de malte, pode usar uma proporção de 1:3, ou seja, para cada 1kg de malte, 3 litros de água para mostura (tem gente que usa mais, mas daí compensa na lavagem). 5x3 = 15 litros de água para mostura. Daí o cálculo clássico para a lavagem é essa quantidade x 1,5, o que daria 22,5 litros para a lavagem, totalizando 37,5 litros no total.

Quanto ao IBU, a calculadora pode estar usando (e provavelmente está) usando um alfa ácido diferente da receita, mesmo com os mesmos lúpulos. Você tem que corrigir isto na hora que estiver com os lúpulos em mãos, usando os alfa ácidos constantes na informação do sachê.
 
Lembre-se que quando se usa toda a água, a mostura vai ficar com enzimas menos concentradas e tende a reduzir um pouco a eficiência.

Use o valor de 65% que é normalmente o que eu consigo aqui fazendo mostura de 20l com 35l de água inicial.
 
Boa tarde, galera. Tô com uma dúvida quanto ao quanto usar de água na brassagem de uma receita de 20L no BIAB.

Tenho uma panela de 45L e gostaria de saber se eu faço infusão simples... ou se terei melhor eficiência fazendo lavagem.

A questão é a seguinte.. não sei quanto de água usar. Tenho somente a panela por enquanto, os outros equipamentos estão pra chegar. Tô contando as perdas no processo da seguinte forma:
-Panela (já enchi ela de água pra testar e vi que ela tem 4L de volume morto)
-Fermentador... É uma bombons de 30L. Como ela não chegou ainda, estou chutando que o volume morto vai ser de mais ou menos 2L.
-Fervura: Não tenho a menor ideia de quanto perderia nessa parte do processo. Contando que a panela tem aro 40 (não sei se isso interfere)... Estou chutando que vou perder uns 5L. Mas não tenho ctz.
-Absorção do malte: li em algum lugar que é algo em torno de 1L por Kg de malte. Então se eu tenho uma receita que irei usar 5kg de malte, são mais 5Kg de perda.

Sabendo que eu quero engarrafar 20L é considerando todas as perdas, eu teria que usar 20+4+2+5+5=36L.

Tipo, eu sei que provavelmente esse cálculo está errado, pois ainda não tenho o valor exato de todas essas perdas. Mas só quero saber se estou tendo o raciocínio certo.

Entao vamos la. Considerando que eu preciso de 36 litros de água pra fazer a brassagem... Infusão simples com os 36L de água? Ou faço uma lavagem? Se for fazer a lavagem, quais as proporções? Meio a meio?

Se eu fizer a lavagem nesse caso, terei eficiência melhor?



Outra dúvida: tentei fazer uma adaptação de uma receita projetada para o método com 3 panelas e tal.. Mas ao colocar a lupulagem no aplicativo, os IBUs não bateram com o da receita do cara. Se não me engano, usei o Brewers Friend ou algo do tipo. Também não sei se os maltes estavam iguais aos que eu estava cotando pra receita, até pq são opções demais, e pra um iniciante como eu, fica muito confuso. Então qualquer dica nessa área aí, também agradeço kkk. Coisas como outros apps gratuitos que sejam bons, ou dicas de como usar direito o App, pq eu claramente não sei o que eu tô fazendo kkk.



Sei que são muitas perguntas, mas agradeço a todo mundo que puder contribuir com o colega aqui que tá todo afundado em dúvidas haha.

Velho, achei o BeerSmith 2 na internet free tentei anexar aqui mas é muito grande. Também estou iniciando, ontem fiz minha 4º brassagem. Sobre a agua o parceiro deu uma aula!!! valeu
 
Boa tarde, galera. Tô com uma dúvida quanto ao quanto usar de água na brassagem de uma receita de 20L no BIAB.

Tenho uma panela de 45L e gostaria de saber se eu faço infusão simples... ou se terei melhor eficiência fazendo lavagem.

A questão é a seguinte.. não sei quanto de água usar. Tenho somente a panela por enquanto, os outros equipamentos estão pra chegar. Tô contando as perdas no processo da seguinte forma:
-Panela (já enchi ela de água pra testar e vi que ela tem 4L de volume morto)
-Fermentador... É uma bombons de 30L. Como ela não chegou ainda, estou chutando que o volume morto vai ser de mais ou menos 2L.
-Fervura: Não tenho a menor ideia de quanto perderia nessa parte do processo. Contando que a panela tem aro 40 (não sei se isso interfere)... Estou chutando que vou perder uns 5L. Mas não tenho ctz.
-Absorção do malte: li em algum lugar que é algo em torno de 1L por Kg de malte. Então se eu tenho uma receita que irei usar 5kg de malte, são mais 5Kg de perda.

Sabendo que eu quero engarrafar 20L é considerando todas as perdas, eu teria que usar 20+4+2+5+5=36L.

Tipo, eu sei que provavelmente esse cálculo está errado, pois ainda não tenho o valor exato de todas essas perdas. Mas só quero saber se estou tendo o raciocínio certo.

Entao vamos la. Considerando que eu preciso de 36 litros de água pra fazer a brassagem... Infusão simples com os 36L de água? Ou faço uma lavagem? Se for fazer a lavagem, quais as proporções? Meio a meio?

Se eu fizer a lavagem nesse caso, terei eficiência melhor?



Outra dúvida: tentei fazer uma adaptação de uma receita projetada para o método com 3 panelas e tal.. Mas ao colocar a lupulagem no aplicativo, os IBUs não bateram com o da receita do cara. Se não me engano, usei o Brewers Friend ou algo do tipo. Também não sei se os maltes estavam iguais aos que eu estava cotando pra receita, até pq são opções demais, e pra um iniciante como eu, fica muito confuso. Então qualquer dica nessa área aí, também agradeço kkk. Coisas como outros apps gratuitos que sejam bons, ou dicas de como usar direito o App, pq eu claramente não sei o que eu tô fazendo kkk.



Sei que são muitas perguntas, mas agradeço a todo mundo que puder contribuir com o colega aqui que tá todo afundado em dúvidas haha.

Cara, tenho um equipamento idêntico ao teu. O que dá certo pra mim (ajustando na prática, ao longo de várias brassagens):

- 50% a mais de água que o que a receita prevê (pra 10 litros, 15 de água. pra 20 litros, 30 litros de água). sempre deu certo.
- água toda de uma vez só, sem lavagem
- infusão simples. mas sempre deixei o bag escorrer bastante (ficava em cima da panela num escorredor de macarrão gigante enquanto puxava fervura, e quando começava a ferver, eu deixava escorrendo numa panela ao lado, e ia adicionando o caldo durante a fervura).
- Fervura intensa, uma hora, aqui eu perco em média 3 a 5 litros. Quando resfria cai um pouco mais, devido a redução de volume.
- minha panela 40 (45 litros) não tem torneira (logo não tem volume morto :)). Ao final da fervura, mando tudo pra bombona de 30 litros, inclusive o trub/lúpulo do fundo ( em média 22 a 23 litros). No cold crash, desce tudo pro fundo. É só ter o cuidado de não agitar a bombona quando for envasar, e usar sifão, que fica cristalina.

Desse jeito que te falei, rende em média 19 litros, as vezes um pouco mais. Sempre entre 65% e 69% de eficiência na conversão.
 
Boa tarde, galera. Tô com uma dúvida quanto ao quanto usar de água na brassagem de uma receita de 20L no BIAB.

Tenho uma panela de 45L e gostaria de saber se eu faço infusão simples... ou se terei melhor eficiência fazendo lavagem.

A questão é a seguinte.. não sei quanto de água usar. Tenho somente a panela por enquanto, os outros equipamentos estão pra chegar. Tô contando as perdas no processo da seguinte forma:
-Panela (já enchi ela de água pra testar e vi que ela tem 4L de volume morto)
-Fermentador... É uma bombons de 30L. Como ela não chegou ainda, estou chutando que o volume morto vai ser de mais ou menos 2L.
-Fervura: Não tenho a menor ideia de quanto perderia nessa parte do processo. Contando que a panela tem aro 40 (não sei se isso interfere)... Estou chutando que vou perder uns 5L. Mas não tenho ctz.
-Absorção do malte: li em algum lugar que é algo em torno de 1L por Kg de malte. Então se eu tenho uma receita que irei usar 5kg de malte, são mais 5Kg de perda.

Sabendo que eu quero engarrafar 20L é considerando todas as perdas, eu teria que usar 20+4+2+5+5=36L.

Tipo, eu sei que provavelmente esse cálculo está errado, pois ainda não tenho o valor exato de todas essas perdas. Mas só quero saber se estou tendo o raciocínio certo.

Entao vamos la. Considerando que eu preciso de 36 litros de água pra fazer a brassagem... Infusão simples com os 36L de água? Ou faço uma lavagem? Se for fazer a lavagem, quais as proporções? Meio a meio?

Se eu fizer a lavagem nesse caso, terei eficiência melhor?



Outra dúvida: tentei fazer uma adaptação de uma receita projetada para o método com 3 panelas e tal.. Mas ao colocar a lupulagem no aplicativo, os IBUs não bateram com o da receita do cara. Se não me engano, usei o Brewers Friend ou algo do tipo. Também não sei se os maltes estavam iguais aos que eu estava cotando pra receita, até pq são opções demais, e pra um iniciante como eu, fica muito confuso. Então qualquer dica nessa área aí, também agradeço kkk. Coisas como outros apps gratuitos que sejam bons, ou dicas de como usar direito o App, pq eu claramente não sei o que eu tô fazendo kkk.



Sei que são muitas perguntas, mas agradeço a todo mundo que puder contribuir com o colega aqui que tá todo afundado em dúvidas haha.
Eu faço no Biab também,Faço sempre remessa de 20 litros,Uso no total de 35 litros de água.Nao caia nessa de deixar de fazer lavagem,pois se você começar direto com 36 litros de água você não vai conseguir fazer a conversão toda e vai perder muita eficiência.use uma moagem mais fina pra ganhar eficiência ( moderado pra não extrair taninos).Eu começo usando 17 a 18 litros,após a conversão faço a lavagem dos grãos e uma breve recirculação manual que ajuda também na clarificação_Os grãos absorvem 1Lts cada 1kg,início a fervura com 28 a 29 litros de água.
 
Velho, achei o BeerSmith 2 na internet free tentei anexar aqui mas é muito grande. Também estou iniciando, ontem fiz minha 4º brassagem. Sobre a agua o parceiro deu uma aula!!! valeu
Cara,
tem o software do Brewer' s Friend que era free e muito bom.
 
Minha primeira dúvida quando comecei a fazer cerveja também foi essa. Vc pode fazer a primeira vez seguindo os conselhos do pessoal aí, mas essa quantidade de água vai variar bastante dependendo da receita e da eficiência do seu equipamento. Se for uma cerveja de OG mais alta, vai usar menos água, se o rendimento do seu equipamento for mais alto que a média, vai usar mais água ou menos malte. Muita água ou pouca água no Mash, pode prejudicar a sacarificação. Não é necessário fazer lavagem, mas isso acaba diminuindo bastante o rendimento. Vc pode começar fazendo a conta de 6,25 litros de água por kg de malte na primeira vez depois vai adaptando de acordo com receita e rendimento. Se vc fizer a receita no BeerSmith ele te dará uma boa base. Quanto ao IBU, pode estar dando diferença por causa do amargor gerado durante o Whirpool, tem que ver como estava configurado o programa de quem vc pegou a receita.
 
Vc usa beersmith? Lá te diz certinho quanto de água usar e a que temperatura, quanto o malte deve absorver, quanto de lavagem caso necessite e etc...
Vale a pena dar uma estudada nas funcionalidades do software, realmente ajuda muito!

Acho que a lavagem no BIAB só é válida se sua panela não tem capacidade para o total de água inicial + malte... Nunca tive diferença significativa de eficiência usando a lavagem e não usando mas mosturo por 75-90 min.... depois tira o saco, deixa escorrendo e vai pra fervura
 
Back
Top