Resultado da primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipemclima

Active Member
Joined
Feb 11, 2020
Messages
29
Reaction score
6
Location
Campinas/SP
Pessoal, boa noite!

Gostaria de compartilhar com vocês o o antes e o depois da minha American Blonde Ale, minha primeira experiência no mundo cervejeiro. Ao todo foram 20 dias (brassagem, fermentação, maturação, primming/envase e abertura da primeira garrafa).

Escolhi essa receita por ser uma Ale, que não exige tanto conhecimento prático na hora da fermentação e por ser relativamente fácil de entender a receita que vi no blog da Lamas (o kit de 20L é de lá também).

No dia da brassagem foram 7 horas de labuta com um amigo que também estava em sua primeira brassagem. Não dava pra imaginar o quão cansativo era, kkkk.

Em um outro post que fiz na semana passada, disse que tive uma eficiência mediana de litros, apenas 13, dos 20 esperados. Talvez seja por isso que o gosto do gás na cerveja esteja levemente acentuado (a proporção era para 20L e utilizei tudo diluído em 200mL de água fervente).

Pela adrenalina e pela canseira dos N processos que são necessários, acabamos não medindo OG/FG (eu sei, grande erro, rs) e também pulamos (involuntariamente) a lavagem de grãos. Talvez seja por isso também a baixa eficiência de litros.

O gosto e o aroma ficaram como eu esperava. Obviamente não podia esperar que ficasse igual uma cerveja mainstream mas a julgar que foi a primeira vez, acho que deu td certo!

No próximo sábado farei mais uma brassagem, estou decidindo se faço outra ABA ou uma Irish Red Ale.

Toda crítica construtiva é mais do que bem vinda.

PS: as fotos foram dos raros momentos em que tivemos as mãos livres, rs

Abs!
 

Attachments

  • fred.jpeg
    fred.jpeg
    54 KB · Views: 31
  • recirculação.jpeg
    recirculação.jpeg
    47.5 KB · Views: 33
  • gelo.jpeg
    gelo.jpeg
    58.2 KB · Views: 33
  • fermentador.jpeg
    fermentador.jpeg
    132.9 KB · Views: 37
  • geladeira.jpeg
    geladeira.jpeg
    40.9 KB · Views: 33
  • pronta.jpeg
    pronta.jpeg
    73.5 KB · Views: 35
  • degustando.jpeg
    degustando.jpeg
    40.6 KB · Views: 35
Parabéns Felipe!

Sem sombra de dúvidas a lavagem dos grãos aumenta consideravelmente a eficiência da mosturação. O importante é que você já identificou os pontos que errou e certamente não repetirá nas próximas.

É assim mesmo no começo. Com o tempo você vai pegando o jeito e com certeza o tempo de brassagem reduzirá; diferentemente da ansiedade do cervejeiro em experimentar a primeira garrafa.

obs: eu iria com uma Irish Red Ale. Sou sempre a favor da experimentação. rsr

att.,

Luis
 
Parabéns Felipe!

Sem sombra de dúvidas a lavagem dos grãos aumenta consideravelmente a eficiência da mosturação. O importante é que você já identificou os pontos que errou e certamente não repetirá nas próximas.

É assim mesmo no começo. Com o tempo você vai pegando o jeito e com certeza o tempo de brassagem reduzirá; diferentemente da ansiedade do cervejeiro em experimentar a primeira garrafa.

obs: eu iria com uma Irish Red Ale. Sou sempre a favor da experimentação. rsr

att.,

Luis

Valeu!! Amanhã vou comprar o kit da IRA, mesmo.

Espero diminuir o tempo da brassagem nesse fds, pelo menos em umas duas horas. Ja fiz um checklist pra ter do lado na hora pra não pular nenhum passo importante, como medir OG/FG e fazer a lavagem, heheh

Abs!
 
O que dei mole na primeira brassagem, foi que não sabia que o kit de insumos é calculado em cima de uma eficiência, no caso peguei um kit IPA 20l que tinha 70% de eficiência, como não manjava, (não que manje hoje kkk), fizemos em BIAB, sem saber a nossa "real" eficiência, ai faltou malte kkk
 
To indo para minha 3ª brassagem esse fds, mto legal ver cada vez mais esse crescimento no brasil.

Parabéns, que seja a primeira de mtas

Valeu!

Cresceu bastante, é verdade. Tenho uns amigos que há vários anos se aventuraram e quando disse que ia fazer minha primeira brassagem me desencorajaram, pelo fato de tomar muito tempo e esforço. Talvez seja pelo fato que na época que eles faziam breja não tinha tanto conteúdo de qualidade e gratuito (forum, youtube, etc). Foi legal ver a cara deles quando mostrei foto da cerva. Infelizmente não deu pra eles provarem ainda, rs..

Abs!
 
Fala galera,
A primeira eh sempre inesquecível kkkk a linha começou as 19h e acabou 3h30 kkkkkkk fazendo 10L de blonde Ale com BIAB. Mas ficou bem legal o resultado.
Amanhã vou pra minha 7 brassagem, uma IRA, que eu modifiquei a receita, depois de ler muito sobre os maltes e lúpulo, pra não fazer nada muito maluco.
Faço a breja na quitinete que moro com a namorada, com BIAB, engarrafo cerca de 9L, fermento e faço um lagering (5°C) em um isopor de 45L.
Nessa brassagem eu vou arriscar alguns atalhos "short and shoddy" que li neste link Brülosophy, quero conseguir fazer cerveja boa, com equipamentos simples e em menos tempo kkkkk
Dou notícias da braasagem de amanhã e do resultado.
 

Latest posts

Back
Top