Quantidade mel/açucar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeonardoDagostim

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
89
Reaction score
7
Bom dia pessoal.
Fiz 20 litros de tripel e adicionei 500g de mel no 2o dia de fermentação, alguém saberia me dizer quantos(mais ou menos) a densidade aumentou com essa quantidade de mel adicionada?
Abraço
 
Bom dia pessoal.
Fiz 20 litros de tripel e adicionei 500g de mel no 2o dia de fermentação, alguém saberia me dizer quantos(mais ou menos) a densidade aumentou com essa quantidade de mel adicionada?
Abraço

Leonardo,

Como não sei qual é a densidade do mel, eu faria o seguinte:

1. Pegar uma pequena quantidade do mel, diluir em água para que possa medir a densidade em um refratômetro/densímetro (já que a escala deles não suporta densidades tão altas).

2. Pegar o valor achado e calcular o cheio. Ex: peguei o 10ml de mel e diluí em 10ml de água, obtive uma densidade de 1.100, logo a densidade do mel é de 1.200.

3. Pegar a densidade e o volume da cerveja no momento da adição e usar a seguinte conta:

Dc*Vc + Dm*vm = Df*Vf

Onde:
D1 = densidade cerva;
V2 = volume de cerva;
D2 = densidade do mel;
V2 = volume de mel;
Df = densidade após mistura;
Vf = VC + VM.

Ex:
1.020*20 + 1.200*0,2 = Df*20,2
Df = ~ 1.022

PS: Só estou teorizando, nunca testei... pode ver se a teoria resulta na prática, fazendo o cálculo e após a mistura medindo a densidade.

Abraço!
 
Leonardo,

Como não sei qual é a densidade do mel, eu faria o seguinte:

1. Pegar uma pequena quantidade do mel, diluir em água para que possa medir a densidade em um refratômetro/densímetro (já que a escala deles não suporta densidades tão altas).

2. Pegar o valor achado e calcular o cheio. Ex: peguei o 10ml de mel e diluí em 10ml de água, obtive uma densidade de 1.100, logo a densidade do mel é de 1.200.

3. Pegar a densidade e o volume da cerveja no momento da adição e usar a seguinte conta:

Dc*Vc + Dm*vm = Df*Vf

Onde:
D1 = densidade cerva;
V2 = volume de cerva;
D2 = densidade do mel;
V2 = volume de mel;
Df = densidade após mistura;
Vf = VC + VM.

Ex:
1.020*20 + 1.200*0,2 = Df*20,2
Df = ~ 1.022

PS: Só estou teorizando, nunca testei... pode ver se a teoria resulta na prática, fazendo o cálculo e após a mistura medindo a densidade.

Abraço!

Valeu Gabriel!!!
Caramba que coisa complicada!
Mas com relação a diluição do mel na água, se eu colocar água de menos ou de mais vai afetar o resultado?

Abraço.
 
Então cara, na verdade essa diluição do mel na água é só pra você conseguir medir a densidade, pois o mel é tão denso que um densímetro ou refratômetro não tem escala pra isto.

Então você dilui a quantidade que for necessária pra conseguir medir, e essa diluição você usará para determinar proporcionalmente a densidade do mel. Sacou?

Por exemplo, vou pegar 10mL de mel e diluir em 100mL de água.

Aí quando vou lá e olho no densímetro/refratômetro, vi que a densidade está em 1.040, logo, como o fator de diluição foi de 10x (100mL/10mL), a densidade do mel será de 1.400, sacou?

Como disse, tem que testar pra ver, estou usando apenas meu conhecimento que lembro das aulinhas de química :D... Abraço!
 
Bom dia pessoal.
Fiz 20 litros de tripel e adicionei 500g de mel no 2o dia de fermentação, alguém saberia me dizer quantos(mais ou menos) a densidade aumentou com essa quantidade de mel adicionada?
Abraço

Pelo beersmith, a fermentabilidade do mel é de 75% (açucar branco = 100% fermentável). Isso é uma estimativa, ou média.

500g em 20 litros vai te aumentar mais ou menos uns 7 pontos na densidade.
 
Então cara, na verdade essa diluição do mel na água é só pra você conseguir medir a densidade, pois o mel é tão denso que um densímetro ou refratômetro não tem escala pra isto.

Então você dilui a quantidade que for necessária pra conseguir medir, e essa diluição você usará para determinar proporcionalmente a densidade do mel. Sacou?

Por exemplo, vou pegar 10mL de mel e diluir em 100mL de água.

Aí quando vou lá e olho no densímetro/refratômetro, vi que a densidade está em 1.040, logo, como o fator de diluição foi de 10x (100mL/10mL), a densidade do mel será de 1.400, sacou?

Como disse, tem que testar pra ver, estou usando apenas meu conhecimento que lembro das aulinhas de química :D... Abraço!

Valeu pela ajuda Gabriel!!Sempre fui péssimo em química hehehhe!
 
Back
Top