Quantidade de garrafas x Litros para engarrafar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jrrocha

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2015
Messages
93
Reaction score
6
Olá cervejeiros,

Irei engarrafar minha 3ª leva no sábado e nas duas anteriores tive uma diferença de cálculo do número de garrafas em relação aos litros de cerveja. Vejam:

Possuo um balde onde faço a trasfega para realizar o priming e após o envase. O balde possui cerca de 35 cm de altura com diâmetro de 30 cm. No último envase que fiz a cerveja alcançou 29 cm no balde, então fiz o cálculo:

Litros: ((3,1415 * (15 * 15)) * 29) / 1000 = 20,4982875

Ou seja, aproximadamente 20,5 litros, então este valor por 600, que é a litragem de cada garrafa que envase. Então: 20.498 / 600 = 34~

Desta forma a minha projeção era de envase era cerca de 34 garrafas, porém acabei engarrafando 26. O que pode estar errado?

E isto também pode ocasionar em um erro de cálculo de priming.

Desde já agradeço pela ajuda.
 
@jrrocha,

Verifique se teu balde não possui diâmetros diferentes na base e no topo. Meu balde é assim, isso influencia no cálculo.

Nesse link é possível fazer o cálculo de um cilindro cônico (em "calcular", selecione "volume"): http://www.webcalc.com.br/matematica/tronco_cone.html

Peguei como exemplo as suas medidas indicadas e preenchi o seguinte
h (altura) = 29
R (raio maior) = 15
r (raio menor) = 12 (por suposição, para exemplificar).

Resultou num volume de 16672.43221ml (16.67L). Subtraia a isso as perdas normais de cerveja com a lama no fundo, daria mais ou menos a quantidade que tu chegou no envase.

Caso teu balde seja um cilindro exato, desconsidere, kkk

Mas o link da calculadora serve para outros que tenham um balde nesse formato.

Abraço! :tank:
 
o Calculo a princípio esta certo.

Não ficou muita lama no fundo do fermentador? o slurry do fermento que não engarrafa. Ali ja fica uns 2 litros as vezes.
 
Eu acho que o seu maior problema é no cálculo do açúcar do priming, a diferença do volume foi muito grande (8 garrafas).
Marca o seu balde com uma caneta permanente, de litro em litro.
 
Eu acho que o seu maior problema é no cálculo do açúcar do priming, a diferença do volume foi muito grande (8 garrafas).
Marca o seu balde com uma caneta permanente, de litro em litro.

Bom,

O balde que realizo o envase é aqueles brancos que também são utilizados como fermentadores, eu faço a trasfega do fermentador para o balde, então não tenho o problema da lama que fica no fermentador, a cerveja que está no balde é a que será engarrafada.

Como o balde é branco, eu consigo ver até onde o liquido atingiu e com isto, faço o calculo do volume, como demostrado antes, e com este calculo, preparo o priming.
 
O que eu quis dizer é que você calculou o priming para 20, 5 litros, quando na verdade você só engarrafou 15,5 litros.
Isso aconteceu comigo na primeira leva.
Com a marcação no balde de envase, você eliminaria esse problema.
 
cara é simples mede quanto tem de volume teu recipiente e quanto tu tens de volume de garrafa para engarrafar, simples. o único erro é errar o calculo dos volumes e isso uma calculadora resolve.
 
Acho também que é pelo formato levemente cônico do balde.
 
Back
Top