Quantidade de agua secundária

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiagobh

Member
Joined
Aug 24, 2016
Messages
23
Reaction score
2
Amigos, estou formatando meu equipamento no beersmith e consequentemente uma receita de double iPa com 8kg de malte para 20L finais. Nos cálculos automáticos do programa, para esta leva, devo começar com 22.86L (faz sentido..2,85L/ kg de malte), mas apenas 16,11L para lavagem (fugindo do cálculo de 1,5x a água da lavagem). A conta com perdas de fervura, trub e fermentador chegam no volume exato de 20L, mas estaria a água secundária muito baixa, por conta do tipo da cerveja levar muito malte e consequentemente muita água primária? Ou há algo errado com a conta? Agradeço a ajuda.
 
Cara, não sou um expert no assunto, sou iniciante e leio muito a respeito, li esses dias numa resposta do Guenther sobre um tema parecido, ele aconselha a usar o beersmith como base para sua cerveja e não segui-lo fielmente como se fosse regra . :mug:
 
Opa!
Vou te passar a minha experiência e vê se isso se aplica para você.
eu tbm faço levas de 20 litros, All Grain. Para eu conseguir engarrafar os 20 litros exatos, preciso levar mais ou menos 22 litros para o FERMENTADOR. Então a conta de agua que faço é baseado em quanto de cerveja eu levo para o fermentador.
O que fiz para acertar certinho a quantidade de agua usada:

1 -Saber a quantidade de agua que o malte absorve.
Eu descobri que se faço a mosturação com 15 litros de agua para 5kg de malte (levas de 20 litros, utilizo a proporção de 3L/Kg) ao final da mosturação eu consigo extrair cerca de 8 litros de mosto. Guarde esse Numero "8".

2 -Saber a quantidade de agua perdida na evaporação
Meu sistema tem uma perda de 6L/Hora na fervura. Então para que eu possa ter 22 litros no fermentador, eu tenho que iniciar a fervura com 28 litros de mosto.

Bingo! eu tenho a quantidade de mosto pré-fervura (X) e a quantidade inicial extraido na mosturação(Y). Falta agora a quantidade de agua da lavagem (Z):
X = Y + Z
28 = 8 + Z
Z = 20L

Então necessito de 20 litros para a lavagem.
Eu só consegui descobrir com exatidão o quanto perco em evaporação e absorção de agua pelo malte depois de algumas brassagens... não tem jeito, você só terá com exatidão estes números depois de algumas levas, mas em contrapartida depois de você ter estes parâmetros, esquece as perdas sugeridas pelos programas, você terá um dado bem mais preciso.

Espero ter ajudado.

Abçs!
 
Opa!
Vou te passar a minha experiência e vê se isso se aplica para você.
eu tbm faço levas de 20 litros, All Grain. Para eu conseguir engarrafar os 20 litros exatos, preciso levar mais ou menos 22 litros para o FERMENTADOR. Então a conta de agua que faço é baseado em quanto de cerveja eu levo para o fermentador.
O que fiz para acertar certinho a quantidade de agua usada:

1 -Saber a quantidade de agua que o malte absorve.
Eu descobri que se faço a mosturação com 15 litros de agua para 5kg de malte (levas de 20 litros, utilizo a proporção de 3L/Kg) ao final da mosturação eu consigo extrair cerca de 8 litros de mosto. Guarde esse Numero "8".

2 -Saber a quantidade de agua perdida na evaporação
Meu sistema tem uma perda de 6L/Hora na fervura. Então para que eu possa ter 22 litros no fermentador, eu tenho que iniciar a fervura com 28 litros de mosto.

Bingo! eu tenho a quantidade de mosto pré-fervura (X) e a quantidade inicial extraido na mosturação(Y). Falta agora a quantidade de agua da lavagem (Z):
X = Y + Z
28 = 8 + Z
Z = 20L

Então necessito de 20 litros para a lavagem.
Eu só consegui descobrir com exatidão o quanto perco em evaporação e absorção de agua pelo malte depois de algumas brassagens... não tem jeito, você só terá com exatidão estes números depois de algumas levas, mas em contrapartida depois de você ter estes parâmetros, esquece as perdas sugeridas pelos programas, você terá um dado bem mais preciso.

Espero ter ajudado.

Abçs!

Vou aproveitar o tópico pq também é uma dúvida minha. Bacana essa conta, vou tentar usar nas minhas próximas brassagens. No caso, pra quem usa fundo falso, deve-se adicionar uma quantidade de água a mais para compensar o volume abaixo do fundo falso, e aí reduzir a da lavagem? Digo isso porque na mostura usei uma proporção semelhante à que tu citou, e achei que meus grãos quase não ficaram cobertos.

abs!
 
Muito obrigado aos amigos. O que eu tenho entendido é que a água secundária depende da água primária que, por sua vez, depende da quantidade de malte. No meu caso, uma double iPa está levando 8kg de malte que reflete em 22-24 litros, muito mais que os 15L do amigo e por isso a conta da água da lavagem nunca será 1,5x da brassagem. Neste ponto o beersmith tem razão.

De qualquer forma, a fórmula ajuda bastante, muito obrigado.

Com relação ao que foi falado sobre a perda do fundo falso, tenho minha teoria, mas prefiro que os experts deem suas opiniões antes.
 
No caso, pra quem usa fundo falso, deve-se adicionar uma quantidade de água a mais para compensar o volume abaixo do fundo falso, e aí reduzir a da lavagem? Digo isso porque na mostura usei uma proporção semelhante à que tu citou, e achei que meus grãos quase não ficaram cobertos. abs!

Opa!
Você usa fundo falso? se sim pode ser por isso que os seus grãos ficam parciamente encobertos... como 3L/kg é uma média, não vejo problema você aumentar um pouco a concentração de água até no máximo 3.5L/kg... este post aqui diz exatamente isso:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403222

Em relação ao fundo falso: Eu sinceramente acho que não é necessário compensar a quantidade de agua que fica abaixo... o que conta mesmo são as quantidades iniciais de mosto extraido (os 8 litros que dei no exemplo) e o volume que você precisa para a Pré-fervura (28 litros no exemplo)... tendo estes valores em mente, a diferença entre os dois valores será sempre a quantidade de agua que você precisa para a sua lavagem.

Abçs!!
 
Muito obrigado aos amigos. O que eu tenho entendido é que a água secundária depende da água primária que, por sua vez, depende da quantidade de malte. No meu caso, uma double iPa está levando 8kg de malte que reflete em 22-24 litros, muito mais que os 15L do amigo e por isso a conta da água da lavagem nunca será 1,5x da brassagem. Neste ponto o beersmith tem razão.

De qualquer forma, a fórmula ajuda bastante, muito obrigado.

Opa!
Com relação ao que foi falado sobre a perda do fundo falso, tenho minha teoria, mas prefiro que os experts deem suas opiniões antes.

Então, vou jogar o calculo que eu faço considerando a sua receita:

8kg x 3L = 24L para mosturação:

De acordo com os meus cálculos (fiz uma regra de 3 com base nas levas de 5kg de malte por 15L de agua) você consiguirá extrair mais ou menos 12,8L de mosto perdendo 11,2L para a absorção dos maltes.

Considerando que quero levar 22 Litros para fermentador, eu preciso de 28 litros de mosto (pois vou perder 6 litros na fervura), então NO MEU CASO, para esta sua receita eu vou precisar de 28L(inicial fervura) - 12,8(primeira extração de mosto) = 15.2L para a lavagem, o que fica bem próximo daquilo que o BeerSmith te propôs.

Abçs!!
 
Cara, não sou um expert no assunto, sou iniciante e leio muito a respeito, li esses dias numa resposta do Guenther sobre um tema parecido, ele aconselha a usar o beersmith como base para sua cerveja e não segui-lo fielmente como se fosse regra . :mug:

De fato o programa não serve como referência absoluta para tudo, mas o grau de precisão é muito bom.

Desconsidero somente a FG estimada, pois quase nunca bate, porém os cálculos de água são excelentes. Depois de umas 2 ou 3 levas, ajustando os parâmetros, o programa irá bater praticamente tudo direitinho com a OG estimada.

Quanto à taxa de evaporação eu costumo ir medindo quanto caiu a cada 15 minutos e caso tenha evaporado a mais ou a menos do que a média, ajusto a chama.
 
Desconsidero somente a FG estimada, pois quase nunca bate, porém os cálculos de água são excelentes. Depois de umas 2 ou 3 levas, ajustando os parâmetros, o programa irá bater praticamente tudo direitinho com a OG estimada.

Esperando não tirar o foco da discussão, apenas um adendo: o cálculo da FG é muito simples, sendo a única variável a % de atenuação aparente (AA). Para cada levedura o software tem uma % pré-configurada, basta alterá-la. Leveduras são temperamentais e mesmo assim pode dar diferença, mas é possível diminuir a diferença desta forma.
 
Eu não faço cálculo de água para lavagem.

A conta que faço é que preciso levar 28/29 litros para a fervura para levar uns 20/21 para o fermentador.

Então vou fazendo a lavagem até atingir esse volume, mas claro, acompanhando a densidade durante a lavagem, e como sei que meu fogareiro aumenta em torno de 10 pontos a densidade eu diminuo esse valor da OG para saber a Pré-OG (densidade antes da fervura)..
 
Eu nao calculo...uso sempre a proporção de 3 litros/kg de malte para a mostura.
Agua de lavagem eu completo a panela e vou lavando até chegar na Gravidade pre fervura desejada.
 
Eu uso fundo falso e desconsidero o volume de agua que que fica abaixo do fundo falso, a quantidade de agua por quilo de grão que interessa é a que esta em contato com o grão.
Abraço
Bruno
 
Eu nao calculo...uso sempre a proporção de 3 litros/kg de malte para a mostura.
Agua de lavagem eu completo a panela e vou lavando até chegar na Gravidade pre fervura desejada.

Pretendo fazer isso assim que chegar meu refratômetro...
 
Pessoal pegando carona neste assunto de perda de água. Comprei um fogareiro e ontem foi a primeira vez que brassei nele, perdi bastante agua, o que era pra ter no final 20 litros, deu apenas 17 litros.. Existe algum jeito de corrigir isto após a fervura?
 
Pessoal pegando carona neste assunto de perda de água. Comprei um fogareiro e ontem foi a primeira vez que brassei nele, perdi bastante agua, o que era pra ter no final 20 litros, deu apenas 17 litros.. Existe algum jeito de corrigir isto após a fervura?

Meu conselho:
Ao invés de você corrigir pós-fervura (que é totalmente enviável) o que eu faria seria identificar esta perda para que nas próximas brassagens fazer o cálculo da agua de acordo com este volume perdido. Eu acredito que seria arriscado você inserir mais agua (mesmo que fervida), pois além da possibilidade maior de contaminação, você provavelmente poderia ter diferenças de valor de IBU,ABV e OG.
Li um conselho aqui que levo comigo: A leva tá errada? Deixo errada e acerto para não ocorrer de novo nas próximas... :)

abçs!
 
Meu conselho:
Ao invés de você corrigir pós-fervura (que é totalmente enviável) o que eu faria seria identificar esta perda para que nas próximas brassagens fazer o cálculo da agua de acordo com este volume perdido. Eu acredito que seria arriscado você inserir mais agua (mesmo que fervida), pois além da possibilidade maior de contaminação, você provavelmente poderia ter diferenças de valor de IBU,ABV e OG.
Li um conselho aqui que levo comigo: A leva tá errada? Deixo errada e acerto para não ocorrer de novo nas próximas... :)

abçs!


Beleza.. obrigado pelo conselho rsrrsrs.. corrigir na proxima com certeza!!
 
Então, vou jogar o calculo que eu faço considerando a sua receita:

8kg x 3L = 24L para mosturação:

De acordo com os meus cálculos (fiz uma regra de 3 com base nas levas de 5kg de malte por 15L de agua) você consiguirá extrair mais ou menos 12,8L de mosto perdendo 11,2L para a absorção dos maltes.

Considerando que quero levar 22 Litros para fermentador, eu preciso de 28 litros de mosto (pois vou perder 6 litros na fervura), então NO MEU CASO, para esta sua receita eu vou precisar de 28L(inicial fervura) - 12,8(primeira extração de mosto) = 15.2L para a lavagem, o que fica bem próximo daquilo que o BeerSmith te propôs.

Abçs!!

Boa tarde.

Eu fiz uma brassagem recente bem parecida com a que você quer fazer o tive problemas em atingir a OG programada no Beersmith. Cheguei na conclusão, ouvindo os colegas aqui do forum, que o problema pode ter vindo da utilização de pouca água na lavagem dos grãos e penso que você terá o mesmo problema com esses 15L que pretende usar. Qual OG você está esperando? Já fez a brassagem?

[]'s

Jones
 
Back
Top