Quantidade de agua final......

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulopinho

Well-Known Member
Joined
Apr 2, 2015
Messages
462
Reaction score
83
Uma dúvida que tenho , vamos ao exemplo:
vou fazer uma cerveja aonde se usa 20 litros de agua ok
como seria correto utilizar os 20 litros direto ? reservar uma parte dos 20 litros para lavagem ? ou adiciono 1 ou 2 litros a mais , já que na fervura vai evaporar um pouco de àgua?
gostaria de uma dica dos experientes neste assunto.
 
Uma dúvida que tenho , vamos ao exemplo:
vou fazer uma cerveja aonde se usa 20 litros de agua ok
como seria correto utilizar os 20 litros direto ? reservar uma parte dos 20 litros para lavagem ? ou adiciono 1 ou 2 litros a mais , já que na fervura vai evaporar um pouco de àgua?
gostaria de uma dica dos experientes neste assunto.

Cara, o primeiro conselho que eu posso te dar eh usar o processo reverso do que voce esta usando, ou seja, pense em quantos litros voce quer engarrafar ao final do processo e depois adequar a quantidade de agua baseado no perfil do seu equipamento e qual cerveja voce quer fazer (perdas em evaporacao, trub, com fundo falso, fermentador, etc.)

Fica dificil dar qualquer conselho pois primeiro eh voce quem tem que decidir qual o volume final e soh voce conhece o seu equipamento (ou nao) e quais sao as eventuais perdas.

Tem inumeros diferentes fatores que voce tem que levar em consideracao quando for pensar no volume de agua a ser utilizado. Com as informacoes que voce deu fica impossivel te ajudar.

Qual a cerveja que voce quer fazer (OG e FG)?
Qual o metodo de brassagem utilizado? (BIAB, Extrato, All-Grain)
Como eh seu equipamento?
Como quer fazer o sparge?

As perguntas acima sao apenas algumas que voce deve responder antes de pensar em volume de agua.

Abraco.
 
Cara, o primeiro conselho que eu posso te dar eh usar o processo reverso do que voce esta usando, ou seja, pense em quantos litros voce quer engarrafar ao final do processo e depois adequar a quantidade de agua baseado no perfil do seu equipamento e qual cerveja voce quer fazer (perdas em evaporacao, trub, com fundo falso, fermentador, etc.)

Fica dificil dar qualquer conselho pois primeiro eh voce quem tem que decidir qual o volume final e soh voce conhece o seu equipamento (ou nao) e quais sao as eventuais perdas.

Tem inumeros diferentes fatores que voce tem que levar em consideracao quando for pensar no volume de agua a ser utilizado. Com as informacoes que voce deu fica impossivel te ajudar.

Qual a cerveja que voce quer fazer (OG e FG)?
Qual o metodo de brassagem utilizado? (BIAB, Extrato, All-Grain)
Como eh seu equipamento?
Como quer fazer o sparge?

As perguntas acima sao apenas algumas que voce deve responder antes de pensar em volume de agua.

Abraco.
ok, eu pretendo fazer sim og e fg , usando all-grain , o equipamento é lá do herrera e fly sparge, penso que na ferfura vamos perder igual o colega citou uns 15% de agua
 
Back
Top