Quantidade de água perdida durante a Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Joined
Nov 3, 2014
Messages
131
Reaction score
44
Boa noite pessoal,

Estou com uma dúvida e gostaria de saber se vocês perdem mais ou menos a mesma quantidade de água que estou perdendo, vejam como foi meu processo de domingo.


Comecei com 41 lts de água e 8kg de malte, fiz 1:30 a 68c, 10min para subir para 76c, 15 minutos a 76c, ficou 30 lts na panela, fiz Sparge com 5 litros, retirei o malte (saco de Biab), 15 minutos para atingir fervura a 96c, 70 min de fervura, wirpool, resfriamento por chiller em 40 min, temp ficou em 32c, transferi para o Fermentador 23 litros, deixando 1 litro de trub para traz.

Ou seja, 46 litros de água para 23 de cerveja, tempo total 3:20, isto da perto de 7 litros hora.

É isto mesmo ou estou fazendo algo errado?

Baratovysk
 
Você deu tempo do saco escorrer toda a água retida no malte? Espremeu pra tirar o excesso? Se você só retirou o saco e pronto, tá aí a maior parte da tua perda de volume....

Deixa o saco em cima da panela escorrendo enquanto vai levantando a fervura....
 
Isso aí...

De resto, não vejo nenhuma discrepância. O malte absorve praticamente um litro de água por kg.
 
Lembrando que "litros por hora" só faz sentido durante a fervura

Obrigado a todos, acho que estou cometendo um pouco de cada erro, vou aprimorar o meu processo e postarei os resultados.

Everaldo
 
ontem tbm fiz uma brassagem usei ao todo 35 litros de agua para receira de 20, 5,5 kg de malte,e foi pro fermentador somente 18 e deixei o saco escorrer por um bom tempinho e espremi um pouco tbm.

Agora com perda de trub e etc, deve ir pra garrafa uns 16 litros
 
Back
Top