Quantidade de água na mosturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcohistorico

Active Member
Joined
Nov 1, 2016
Messages
41
Reaction score
12
Olá amigos!
Sou novato, vou para minha 4ª brasagem e este é meu primeiro post aqui.

Faço levas de 10 litros e ainda estou experimentando várias formas e tipos de equipamentos para encontrar o que me agrada mais. Na minha última, tentei fazer uma cerveja de trigo usando o fundo falso que eu mesmo fiz (foto anexada).


O problema surgiu quando li aqui o seguinte:

"durante a brassagem a proporção ideal de água é 2,44 litros de água para cada quilo de grão"

"se usar mais de 3L/kg as enzimas ficariam dispersas na água e sua conversão de amido em açúcar poderia ser prejudicada (e sua eficiência também por tabela)."


Digamos que use 2,3 kg de grãos
2,3 kg * 2,5 l = 5,75 litros de água

minha panela é de 28 cm
meu fundo falso tem 4,5 cm de altura
logo, somente abaixo do fundo falso terei 2,75 litros de água/mosto
do restante, os grãos devem absorver cerca de 2,3 litros

ou seja, sobram apenas 700 ml acima do fundo falso
O que não é o suficiente para cobrir a camada de grãos
Pelas minhas contas, para cobrir toda a camada de grãos, precisaria de + ou - 9 litros d'água, o que daria quase 4 l/kg

Então minha dúvida:
Como usar 2,5 l/kg?
 

Attachments

  • ff.jpg
    ff.jpg
    167.2 KB · Views: 82
Você tem que levar em conta sua taxa de evaporação e a perda da panela (volume abaixo da torneira) aqui eu uso cerca de 8.5L na brassagem, dependendo do tipo de cerveja. Eu uso o que o beersmith recomendar +500ml.

Na Irish Red Ale que fiz ele recomendou ~8L com ~10L de lavagem, e na Stout, próxima que vou fazer, está me recomendando ~10L de mostura e ~7L de lavagem.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk