Quantidade de água na mosturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcohistorico

Active Member
Joined
Nov 1, 2016
Messages
41
Reaction score
12
Olá amigos!
Sou novato, vou para minha 4ª brasagem e este é meu primeiro post aqui.

Faço levas de 10 litros e ainda estou experimentando várias formas e tipos de equipamentos para encontrar o que me agrada mais. Na minha última, tentei fazer uma cerveja de trigo usando o fundo falso que eu mesmo fiz (foto anexada).


O problema surgiu quando li aqui o seguinte:

"durante a brassagem a proporção ideal de água é 2,44 litros de água para cada quilo de grão"

"se usar mais de 3L/kg as enzimas ficariam dispersas na água e sua conversão de amido em açúcar poderia ser prejudicada (e sua eficiência também por tabela)."


Digamos que use 2,3 kg de grãos
2,3 kg * 2,5 l = 5,75 litros de água

minha panela é de 28 cm
meu fundo falso tem 4,5 cm de altura
logo, somente abaixo do fundo falso terei 2,75 litros de água/mosto
do restante, os grãos devem absorver cerca de 2,3 litros

ou seja, sobram apenas 700 ml acima do fundo falso
O que não é o suficiente para cobrir a camada de grãos
Pelas minhas contas, para cobrir toda a camada de grãos, precisaria de + ou - 9 litros d'água, o que daria quase 4 l/kg

Então minha dúvida:
Como usar 2,5 l/kg?
 

Attachments

  • ff.jpg
    ff.jpg
    167.2 KB · Views: 82
Você tem que levar em conta sua taxa de evaporação e a perda da panela (volume abaixo da torneira) aqui eu uso cerca de 8.5L na brassagem, dependendo do tipo de cerveja. Eu uso o que o beersmith recomendar +500ml.

Na Irish Red Ale que fiz ele recomendou ~8L com ~10L de lavagem, e na Stout, próxima que vou fazer, está me recomendando ~10L de mostura e ~7L de lavagem.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Você tem que levar em conta sua taxa de evaporação e a perda da panela (volume abaixo da torneira) aqui eu uso cerca de 8.5L na brassagem, dependendo do tipo de cerveja. Eu uso o que o beersmith recomendar +500ml.

Na Irish Red Ale que fiz ele recomendou ~8L com ~10L de lavagem, e na Stout, próxima que vou fazer, está me recomendando ~10L de mostura e ~7L de lavagem.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Oi...Você leu a dúvida do nosso amigo?
 
@marcohistorico, outro dia eu abri um tópico justamente para tentar tratar essa questão de ajuste de água em relação a quantidade e equipamento.

Me parece que em quantidades menores o montante de água tem que ser superior, mas ainda não tenho experiência prática suficiente para argumentar.

A sugestão que posso deixar é para acompanhar de perto a OG, tire uma medida antes da fervura, afinal, sabemos que a OG vai subir uns pontos após a fervura. Se antes da fervura estiver baixa, você consegue compensar fervendo um pouco mais ou então tentando lavar os grãos por mais tempo para tentar aproveitar melhor o que tem de açucares por lá. Enfim, dá pra tentar consertar!

Vou ficar aqui de olho no tópico para ver o que o pessoal recomenda!

Abs!
 
Olá amigos!
Sou novato, vou para minha 4ª brasagem e este é meu primeiro post aqui.

Faço levas de 10 litros e ainda estou experimentando várias formas e tipos de equipamentos para encontrar o que me agrada mais. Na minha última, tentei fazer uma cerveja de trigo usando o fundo falso que eu mesmo fiz (foto anexada).


O problema surgiu quando li aqui o seguinte:

"durante a brassagem a proporção ideal de água é 2,44 litros de água para cada quilo de grão"

"se usar mais de 3L/kg as enzimas ficariam dispersas na água e sua conversão de amido em açúcar poderia ser prejudicada (e sua eficiência também por tabela)."


Digamos que use 2,3 kg de grãos
2,3 kg * 2,5 l = 5,75 litros de água

minha panela é de 28 cm
meu fundo falso tem 4,5 cm de altura
logo, somente abaixo do fundo falso terei 2,75 litros de água/mosto
do restante, os grãos devem absorver cerca de 2,3 litros

ou seja, sobram apenas 700 ml acima do fundo falso
O que não é o suficiente para cobrir a camada de grãos
Pelas minhas contas, para cobrir toda a camada de grãos, precisaria de + ou - 9 litros d'água, o que daria quase 4 l/kg

Então minha dúvida:
Como usar 2,5 l/kg?

Desencane dessa quantidade ideal que o povo diz, pois é mito...

Você pode brassar em uma faixa de 2 até 4 L/Kg tranquilamente.

Aqui no fórum tem essa mesma discussão...Dê uma pesquisada.

Quanto menos água na brassagem, mais água na lavagem e vice-versa...

Ou seja se você usar muita água na brassagem, terá uma lavagem com menos água e consequentemente pode afetar um pouco a eficiência.

O ideal é achar um equilíbrio que melhor encaixe com seu equipamento.

Essa parada de enzimas dispersas é mt balela
 
A quantidade de líquido que fica abaixo do fundo falso deve ser desconsiderada deste volume...ou seja, vc deve considerar utilizar, p exemplo, 2,3 kg x 2,5 L/kg = 5,75 L de água acima do fundo falso.

Espero ter ajudado!
 
Na ultima vez, acabei fazendo como vocês estão me sugerindo. Coloquei logo 9 litros de uma vez e diminui na água de lavagem.

Outra coisa que estava pensando era de mosturar numa panela e filtrar em outra.
Assim poderia colocar os 2,5 l/kg (recomendados) e fazer toda a mostura. Na hora de filtrar, acrescentaria uns 3 litros d'agua para preencher o fundo falso e faria a recirculação.

Qual das duas opções vocês acham que daria a melhor eficiência?
Nem vou perguntar qual dá mais trabalho que já está óbvio!

Estou um pouco encanado nessa história de eficiência porque a minha está dando muito baixa. 63%
 
Na ultima vez, acabei fazendo como vocês estão me sugerindo. Coloquei logo 9 litros de uma vez e diminui na água de lavagem.

Outra coisa que estava pensando era de mosturar numa panela e filtrar em outra.
Assim poderia colocar os 2,5 l/kg (recomendados) e fazer toda a mostura. Na hora de filtrar, acrescentaria uns 3 litros d'agua para preencher o fundo falso e faria a recirculação.

Qual das duas opções vocês acham que daria a melhor eficiência?
Nem vou perguntar qual dá mais trabalho que já está óbvio!

Estou um pouco encanado nessa história de eficiência porque a minha está dando muito baixa. 63%

Marco, boa tarde.

Se você usa fundo falso, mosturar em uma panela e filtrar em outra só te fará perder tempo. Não faz sentido. Eu não tenho tanta experiência e já passei por algumas situações, ora com problemas de eficiência, ora com problemas de rendimento no que diz respeito a quantidade de água e só consegui ir equacionando depois que adquiri um software cervejeiro, portanto minha dica é essa, o software não te fará produzir uma boa cerveja, isso vai depender de fato do cervejeiro mas com certeza te ajudará bastante nestes ajustes. Acho que vale a pena o investimento.

Abraço.

Andrei Garcia.
 
Tenta diminuir ao máximo a vazão com q vc retira o mosto para a fervura p aumentar a eficiência...
 
Marco, boa tarde.

Se você usa fundo falso, mosturar em uma panela e filtrar em outra só te fará perder tempo. Não faz sentido. Eu não tenho tanta experiência e já passei por algumas situações, ora com problemas de eficiência, ora com problemas de rendimento no que diz respeito a quantidade de água e só consegui ir equacionando depois que adquiri um software cervejeiro, portanto minha dica é essa, o software não te fará produzir uma boa cerveja, isso vai depender de fato do cervejeiro mas com certeza te ajudará bastante nestes ajustes. Acho que vale a pena o investimento.

Abraço.

Andrei Garcia.

Isso com certeza. Estou usando o beersmith e faz toda a diferença na hora das medidas.

Tenta diminuir ao máximo a vazão com q vc retira o mosto para a fervura p aumentar a eficiência...

ué! Obrigado pela dica. Essa eu não sabia. Como a vazão aumenta a eficiência?
 
Marcos, para 10 litros recomendo simplesmente usar bazooka. Funfo falso reduz muito o espaço de contato com os grãos.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Olá amigos!
Sou novato, vou para minha 4ª brasagem e este é meu primeiro post aqui.

Faço levas de 10 litros e ainda estou experimentando várias formas e tipos de equipamentos para encontrar o que me agrada mais. Na minha última, tentei fazer uma cerveja de trigo usando o fundo falso que eu mesmo fiz (foto anexada).


O problema surgiu quando li aqui o seguinte:

"durante a brassagem a proporção ideal de água é 2,44 litros de água para cada quilo de grão"

"se usar mais de 3L/kg as enzimas ficariam dispersas na água e sua conversão de amido em açúcar poderia ser prejudicada (e sua eficiência também por tabela)."


Digamos que use 2,3 kg de grãos
2,3 kg * 2,5 l = 5,75 litros de água

minha panela é de 28 cm
meu fundo falso tem 4,5 cm de altura
logo, somente abaixo do fundo falso terei 2,75 litros de água/mosto
do restante, os grãos devem absorver cerca de 2,3 litros

ou seja, sobram apenas 700 ml acima do fundo falso
O que não é o suficiente para cobrir a camada de grãos
Pelas minhas contas, para cobrir toda a camada de grãos, precisaria de + ou - 9 litros d'água, o que daria quase 4 l/kg

Então minha dúvida:
Como usar 2,5 l/kg?

Eficiencia de conversão nada mais é o quanto de tempo leva pra converter amigo em açúcar. Isso tem tantas variáveis que essa relação "perfeita" de água/malte é absulutamente relativa e sua eficiencia vai depender de muitos fatores a mais de pH, quantidade de cálcio, modificação dos grãos, moagem, enfim

No que pode afetar sua eficiencia: no processo de filtração numa SG antes de ferver. Como o @tomazela falou, menos água de lavagem tende a logicamente lavar menos o açucar retido no bagaço todo. Cervejas de alta OG, essa relação de água é baixada e dá-se prioridade pra lavagem para tentar compensar uma possivel baixa eficiencia.

Se você busca uma relação fixa para ter menos variável no processo, desconsidere o volume morto do seu equipamento (ocupado pelo fundo falso), como se sua panela fosse x litros menor. Exemplo:

receita 2kg de malte
Fundo falso: 2L
relação água/malte: 2,5L
total de água de brassagem: 7L

qualquer dúvida pergunte ai
abraço
 
Você diminuindo a vazão, vc evita a criação de canais preferencias de água na sua cama de grãos e, alem disso, melhora a extração de açúcares dos grãos...entendeu?
 
Pra lavar minhas levas de 20L levo no mínimo 40 mins.... fluxo beeeeeeeeeeeem baixo mesmo. Antes não fazia assim e nunca conseguia uma boa eficiencia.
 
Fala ai gente!

Esse fds fiz uma leva com o equipamento de 5 litros de um amigo meu, justamente o cara que não teve muita sorte na primeira brassagem dele! rs

Confesso que o resultado não foi nada animador dessa vez também!

A receita era de American Wheat:
700g de malte Pilsner German
700g de malte Wheat German

Total de 1,4kg de malte!

Abaixo da torneira medimos 1,5l de água.

A panela é de inox com diâmetro de 28cm.

Começamos a mosturação com 7l de água, depois de aquecer, colocar os grãos e manter a temperatura na casa de 67C por uma hora, acabou saindo 4,5l de mosto para a segunda panela.
Então lavamos com mais 4 litros de água, afinal, se fossemos para a fervura com apenas 4,5l não ia dar nada! rs Até pensei que poderia ficar meio aguada, mas a SG estava bem alta e parecia que dava pra lavar e ainda tirar cerveja daquilo.

Bem, entramos na fervura com 7,5 litros de mosto, o que já não me animou muito pois sabia que 1,5 litros iam ficar na panela devido ao trub que não queremos que vá para a fermentação.
Deixamos uns 15 minutos fervendo para eliminar o cheiro de milho e tal, então colocamos o primeiro lúpulo e começamos a contar uma hora, colocamos os lúpulos extra e tal e fim.

Resultado: 3,5litros foram para o fermentador! O que me deixou pasmo é que usamos 11 litros de água para levar 3,5 pro fermentador! Caramba, me parece impossível fazer levas de 5 litros! rs

O duro é que ainda sabemos que na fermentação ocorre a decantação de sólidos que não queremos engarrafar, o volume abaixo da torneira do fermentador é de 1,5l, então vamos acabar engarrafando apenas 2 litros! :-(

OG desejada de 1053, acabou saindo 1048!
Puxa, parece que usamos 11 litros de água para fazer 2 litros de cerveja aguada! kkk

Detalhe: não usamos fogareiro, foi num fogão normal com gás de rua, nem sequer era alta pressão!

Vocês acham que um fundo falso ajudaria a perder menos líquido na retirada da cama de grãos?
BIAB ajudaria nesse sentido também?

Enfim, dicas são bem vindas, o resultado não foi animador! rs
 
Enfim, dicas são bem vindas, o resultado não foi animador! rs

Comecei com uma panelinha de 10L, e passava pelos mesmos problemas, as perdas são quase as mesmas que nas grandes, porem em percentual elas sao masi significativas. Isso dizia que o sistema era pouco eficiente, logo o que eu pude e fiz foi aumentar o malte, já que a eficiencia do sistema dava coisa de 50%.

Essa é minha recomendação, diminua a eficiencia no calculo e aumente a quantidade de maltes para compensar isso.
 
Falo da minha experiência, baseada nos artigos que li do Ricardo Rosa (http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/ http://cervejarte.org/blog/2012/01/30/fornicale-bitter-sem-lavagem/) entre outras fontes sobre no sparge.

Uso de 5 a 6 litros de água para cada kg de malte. Faço ainda BIAB (quando faço mais de 20 l uso duas panelas - é mais fácil do que levantar o saco). Tenho eficiências entre 65 a 75%. Tenho obtido bons resultados em sabor, sem falar que simplifica e facilita muito, sem falar no tempo gasto.
 
Falo da minha experiência, baseada nos artigos que li do Ricardo Rosa (http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/ http://cervejarte.org/blog/2012/01/30/fornicale-bitter-sem-lavagem/) entre outras fontes sobre no sparge.

Uso de 5 a 6 litros de água para cada kg de malte. Faço ainda BIAB (quando faço mais de 20 l uso duas panelas - é mais fácil do que levantar o saco). Tenho eficiências entre 65 a 75%. Tenho obtido bons resultados em sabor, sem falar que simplifica e facilita muito, sem falar no tempo gasto.

Bem interessante a ideia. Vou tentar me informar mais para arriscar, mas parece ser uma tremenda mão na roda mesmo!

@marqueze, é justamente essa a questão que levanto com o pessoal. As perdas são equivalentes, 1,5/2 litros de perda em uma etapa ou outra, mas proporcionalmente isso é uma diferença gritante! 1 litro para quem está fazendo 20 litros dá pra passar, 1 litro pra quem está fazendo 5 não dá pra passar nem batendo! rs
 
Bem interessante a ideia. Vou tentar me informar mais para arriscar, mas parece ser uma tremenda mão na roda mesmo!

@marqueze, é justamente essa a questão que levanto com o pessoal. As perdas são equivalentes, 1,5/2 litros de perda em uma etapa ou outra, mas proporcionalmente isso é uma diferença gritante! 1 litro para quem está fazendo 20 litros dá pra passar, 1 litro pra quem está fazendo 5 não dá pra passar nem batendo! rs

A eficiência em ambos os equips vao ser muito baixas, o que resta é tentar algumas adaptações pra diminuir perdas... há por exemplo a opção de fazer a filtragem em baldes como esses que fermentamos, furado por baixo com uma mangueira. assim o deadspace vai ser zero e vc pode aproveitar todo o material. Baldes desse de 10 litros são faceis de achar e muito baratos, um exemplo desse tem no how to brew.

Sobre a fervura não teria o que fazer, e a fermentação tb não. Daí você compensa com a eficiencia do sistema.

Usa beersmith? Ele ajuda isso calculando como fazer a cerveja da melhor maneira. Pegue um dia todos seus equips e meça as perdas com água e coloque nele, ele vai te indicar mais agua, menos agua etc.
 
Eu tenho o mesmo problema, meu fundo falso eh alto e fica mta agua abaixo dele. Qdo faco 40l litro a proporcao 3:1 eh de boa mas se faco apenas 20l tenho que usar 19l no minimo para que tenha agua suficiente pra cobrir os 5kg em media. Nao ha problema nenhum. Desconsidere a informacao de enzima dispersa.

Sent from my SM-G930F using Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top