Quantidade de água cálculada pelo BeerSmith é diferente do recomendado teoricamente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kamog

Member
Joined
Jan 24, 2018
Messages
17
Reaction score
1
Olá para todos. Peço desculpa desde já se esse tópico for tão estúpido quanto parece ser.

Vou fazer minha segunda brassagem, primeira sozinho com tudo planejado por mim. Li bastante coisa, conversei com amigos, mas tenho uma dúvida que persiste. Após configurar meu equipamento no BeerSmith, ele me diz que devo acrescentar 22,4 litros de água na mosturação e 12,6 litros para lavagem. Porém isso vai contra tudo que li teoricamente, que diz que a quantidade boa de água para a lavagem é 1,5 vezes a quantidade de água que usei na mosturação, portanto, pelas minhas contas, deveria ser 33,2 litros de água para a lavagem, exatamente o dobro do recomendado pelo BeerSmith.

Minha dúvida é, em quem confio? Uso 12,6 L ou 33,2 L de água?


Obrigado e desculpem se a pergunta é muito estúpida.
 
Bem, há diversas linhas e teorias quanto a isto.

muitos defende uma mostura com uma razão entre 1,5 e 2,5 l por quilo de malte, concentrando as enzimas e teoricamente trazendo eficiência ao processo.

Outros já defende o uso de até 6l por quilo em uma brassagem sem lavagem, alegando melhor resultado em sabor no final, em detrimento de uma suposta menor eficiência.

Eu particularmente me encaixo no segundo grupo por simples comodidade. Usar toda a água me livra do maldito mash-out, das trocas de panelas e transferências/recirculações intermináveis e me economiza tempo. Minha última brassagem cheguei a ~6,4l/kg para cobrir todas as perdas e ter efetivamente 20l engarrafados (perdas a quente, a frio, inclusive 5 amostras de 100ml). Não senti perda de qualidade e minha eficiência ficou no patamar histórico de 65~70%.

Quanto a usar 1,5l/kg na mosturação, particularmente acho pouco, pois se pensarmos que em torno de 0,8l/kg é a absorção dos grão, menos da metade da água usada vai ser mosto, deixando para a lavagem todo o serviço de arrastar os açúcares.

pessoalmente acredito que tudo depende do tamanho/quantidade de tuas panelas. Se fosse lavar, iria de 2.5l/kg para mostura e o resto para lavagem.
 
Jean, minha panela é de 30 litros e pretendo fazer 20 litros. Eu estou usando 6,1 kg grãos (malte de cevada apenas). Pelas contas eu deveria usar 2,5 X 6,1 = 15,25 L de água para a mosturação, devido as minhas perdas o beersmith está me mandando usar 22,4 L de água. Seguindo a teoria e usando 15,25L para a mosturação, eu deveria usar 1.5 X 15,25 L = 22,8 L de água para a lavagem, porém o BeerSmith me manda usar 12,6L (quase 10 a metade do calculado).

Meu ponto é: eu poderia ter algum problema se eu fizer a lavagem com tão pouca água?

O total de água usado pelo BeerSmith em toda a brassagem é de 22,4 + 12,6 = 35L, enquanto que meu calculado é de 38 L. Isso está me deixando um pouco confuso...
 
Seria melhor eu parar de me importar com a quantidade de água da lavagem e monitorar a densidade do mosto e usar a quantidade de água necessária para ele chegar até ali perto dos 1.010?
 
1,5x para a lavagem é algo que você com o tempo irá ver que não tem muito a ver. Faça esse teste dos 1,010 e vai se surpreender com o resultado. Prepare bastante água quente, nunca é d+

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
@Kamog

Como o colega disse, tenha água quente em abundância para a lavagem.
Vá lavando vagarosamente.
Tem colegas que preferem ir lavando até atingir a OG pretendida e alguns preferem lavar até atingir o volume pré fervura pretendido.

Eu sou mais da 2a opção, a de atingir o volume pretendido.

Se você fixar o volume e variar a OG, a diferença no final vai ser basicamente a graduação alcoólica da sua cerveja, que não vai mudar muuuuita coisa.

Agora, fixando a OG e variando o volume, vc vai ter outros problemas, como por ex.: 1. um volume maior que sua panela suporta; 2. volume menor, resultando em menos cerveja; 3. ter que recalcular as quantidades de lúpulo nas adições, já que o cálculo é feito baseando-se no volume de mosto.

Acerte no Beersmith a quantidade de água para a mostura usando a proporção que você achar melhor e ignore a quantidade de água para lavagem que ele manda. Tenha sempre água para lavagem de sobra.

Abraço
 
Jean, minha panela é de 30 litros e pretendo fazer 20 litros. Eu estou usando 6,1 kg grãos (malte de cevada apenas). Pelas contas eu deveria usar 2,5 X 6,1 = 15,25 L de água para a mosturação, devido as minhas perdas o beersmith está me mandando usar 22,4 L de água. Seguindo a teoria e usando 15,25L para a mosturação, eu deveria usar 1.5 X 15,25 L = 22,8 L de água para a lavagem, porém o BeerSmith me manda usar 12,6L (quase 10 a metade do calculado).

Meu ponto é: eu poderia ter algum problema se eu fizer a lavagem com tão pouca água?

O total de água usado pelo BeerSmith em toda a brassagem é de 22,4 + 12,6 = 35L, enquanto que meu calculado é de 38 L. Isso está me deixando um pouco confuso...


Uma receita é calculada por volume e não por densidade. As características de amargor e cor são feitas pelo volume de água. Nas minhas primeiras brassagens controlava pela OG, mas lendo mais e escutando os mais experientes mudei a abordagem. Faço aproximadamente o volume projetado. Se a OG ficar acima ou abaixo, corrijo minha eficiência para a próxima brassagem.

Este vídeo pode te ajudar muito no calcular a água.
[ame="https://www.youtube.com/watch?v=5aE77E-1PiU"]https://www.youtube.com/watch?v=5aE77E-1PiU[/ame]

Com uma panela de 30l fica bem difícil chegar a um lote de 20l finais, a não ser que faça adições de água durante a fervura. vamos aos fatos:
- um balde fermentador de 20l não vai te engarrafar 20l (perda por fermento no fundo e head space para a fermentação).
- há uma redução de 4% do volume da fervura para a cerveja fria, em 20l são 800ml. Há a perda do fundo, uns 1,5l;
- há a perda do trub quente, mais uns 2l
- Há a evaporação, mais uns 4 a 5l
ou seja tens que começar a fervura com mais de 30l

para lotes de 20l sugiro BIAB, com no Sparge e panela de 40l ou mais. A vida fica mais fácil.

Quanto ao 1,5x para a água de lavagem, o usual é calcular a água total necessária, retirar a água de mostura e colocar todo o resto na de lavagem, como no vídeo. Sugiro um lote menor para testar seus parâmetros (perdas e eficiência do conjunto/técnica) para depois aumentar a escala com menos risco de não atingir o planejado.

Como falei, depois de 2 anos brassando, montei minha estratégia e procedimento para meus lotes de 20l e já o testei com as mais variadas receitas e estilos (só tive um caso de não atingir os objetivos, mas era uma high gravity) e o tenho consolidado. sugiro o mesmo para você.
 
Jean, você ajudou demais! Muito obrigado mesmo.

Eu refiz as contas, a mão, baseado no vídeo e no que você falou. Minha panela de 30 litros vai ficar no talo para a fervura (28,5 L de mosto), então vou pegar uma panela emprestada do meu amigo. O interessante é que cheguei no mesmo total de água que o Beersmith, mas a diferença é que baseado no vídeo eu deveria usar 15 litros na mostura e depois 20 na lavagem, e não 22L na mostura e 13L na lavagem, como afirmado pelo BS. O volume final que iria pra fervura seria 28,5 litros (no topo na minha panela), dos quais eu teria: 4 L de evaporação, 0,8 L de contração + 1,5 L de trub frio + 2 L de trub quente.


Realmente eu vou precisar de uma panela maior pra não fazer cagada.



Muito obrigado mesmo, a todos, acho que todas as minhas dúvidas foram tiradas.
 
Fique tranquilo pq sempre vamos precisar de uma panela mão o. Heheheheh

Enviado de meu G3226 usando Tapatalk
 
Jean, você ajudou demais! Muito obrigado mesmo.

Eu refiz as contas, a mão, baseado no vídeo e no que você falou. Minha panela de 30 litros vai ficar no talo para a fervura (28,5 L de mosto), então vou pegar uma panela emprestada do meu amigo. O interessante é que cheguei no mesmo total de água que o Beersmith, mas a diferença é que baseado no vídeo eu deveria usar 15 litros na mostura e depois 20 na lavagem, e não 22L na mostura e 13L na lavagem, como afirmado pelo BS. O volume final que iria pra fervura seria 28,5 litros (no topo na minha panela), dos quais eu teria: 4 L de evaporação, 0,8 L de contração + 1,5 L de trub frio + 2 L de trub quente.


Realmente eu vou precisar de uma panela maior pra não fazer cagada.



Muito obrigado mesmo, a todos, acho que todas as minhas dúvidas foram tiradas.

Acho que seria bom vc dar uma olhada no beersmith pois particulatmente nunca vi ele indicar qtd da agua de lavagem menor que mostura

Aqui tenho algumas panelas, a menor de 48 onde uso para produzir receitas de teste, geralmente para produzir 30 litros uso algo em torno de 6 a 8kg de malte, com 20 litros para mosturacao e 25 para lavagem.

Muitas vezes por limitação de panela vc pode sair fora dessa regra de 1,5 para lavagem, as vezes pela og da cerveja tb fica dificil colocar 2,5 litros por kg de malte e depois multiplicar por 1,5 para lavar, as vezes vai ter q ser o mesmo volume.

Como eu recirculo a lavagem, n faz muita diferenca o volume de lavagem.

Cada equipamento tem suas particularidades, e tb a intensidade da sua fervura.

Aqui sempre jogo 40% a maisbde água no volume total, para seu caso usaria 28 litros para sair 20 litros da panela, dai vc deve acrescentar nesse volume de panela sua perda de fermentação e engarrafamento e jogar mais 40% no volume total, ou aceitar uns 18,5 litros finais.

Mas ter agua quente sobrando nunca eh ruim, o complicado eh saber quanto de agua ja foi e quanto tem na panela ainda.

Mais algumas brassagens e vc vai pegar os por menores de seu equipamento, eu fiz 3 no equipamento de um amigo e estou na 7 do meu equipamento, e tenha certeza q as perdas, evaporação e etc são muito diferentes, nao seguem proporção... Cada equipamento eh único.
 
@davimagno, eu já revisei tudo e parece que está tudo ok, não sei porque a água da mostura está maior que da lavagem. Pelas minhas contas e do Beersmith, meu volume para a fervura vai ser 28,5L, já até arrumei uma panela de 35 litros. Vou brassar no final de semana e volto aqui para contar como foi.
 
@davimagno, eu já revisei tudo e parece que está tudo ok, não sei porque a água da mostura está maior que da lavagem. Pelas minhas contas e do Beersmith, meu volume para a fervura vai ser 28,5L, já até arrumei uma panela de 35 litros. Vou brassar no final de semana e volto aqui para contar como foi.

@kamog no caso vc fará BIAB? depois me avise como foi de evaporação também... para mim se vc terá um volume total de 28,5 litros a panela de 30 litros deveria dar, pois a fervura certamente irá iniciar com bem menos...mas o que mais me deixa curioso eh quanto ao volume inicial e final da fervura pois meu perfil aqui é de panelas maiores e parece que estou tendo bem menos evaporação que nossos colegas estão dizendo...
 
@davimagno, não será BIAB. A evaporação na panela, segundo meu amigo que tem experiência com o equipamento, fica entre 4 e 5 litros. Mas como essa é minha primeira brassagem verdadeira, eu vou tentar medir todas as perdas minuciosamente. Domingo a noite já devo trazer as informações aqui.

Vlw!
 
Minha opinião
Não se prenda muito a esses volumes de água que o programa tá mandando vc usa, e faça da forma que se programou, existe uma linha que diz que cervejas claras deve-se usar mais água na mostura e cervejas escuras menos água na mostura.
Mais se vc quer saber o porquê o programa tá de dando esse resultado divergente, ele não está configurado corretamente, de acordo como vc conduz seu processo.

André Wenderosck
 
Pessoal deu certo. Na verdade estranhamente certo demais. usei 36 litros de água, na mostura fiz: 2.5 * quantidade de malte + vol. abaixo do fundo falso, na lavagem usei o resto da água. Mandei 28,5 L para o ferver, perdi 3,5 L de evaporação e 2 de trub quente. Como não fiz whirlpool, terei perdas no fermentador maiores que o esperado. Para fermentar foi 23 litros, vou perder 1 litro por contração e provavelmente mais 2 de trub, portanto acho que vou engarrafar 20L. Outra coisa legal é que meu OG pré fervura deu 1.041, exatamente como estimado pelo beersmith, e a densidade pós fervura ficou em 1.049, que era abaixo de 1.050 como eu queria. Agora só esperar fermentar.

Muito obrigado a todos.
 
Back
Top