Quantidade de Água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AmarildoSilveira

New Member
Joined
Nov 3, 2019
Messages
1
Reaction score
0
Location
Alvorada RS
Assistindo um vídeo sobre a quantidade de agua necessária para chegar ao final com 20 litros de cerveja, o resultado foi o seguinte: 5kg de malte, 23 litros de agua no inicio da brassagem + 14,5 litros para lavagem de grãos, totalizando 37,5 litros. Desta forma, calculando as perdas (evaporação, absorção pelos grãos, fundo da panela, fundo do fermentador) chegaríamos ao final com 20 litros. Considerando que desta forma teremos 7,5 litros de agua por kg de grãos, o resultado final não ficara aguado???
 
Aguada não, mas note que vários fatores vão influenciar nisso. O exemplo do vídeo é apenas ilustrativo, a eficiência na extração e o equipamento provavelmente são diferentes do seu. Acredito que vá usar 3 panelas. Certo? Sugiro que leia os tópicos fixos pra entender melhor essa questão do volume de água, mas de uma forma geral é mais ou menos isso, se usa quase o dobro de água em relação ao volume final.
 
Eu uso aproximadamente essa quantidade de água que vc mencionou para 21 a 23 litros finais. Só que normalmente uso em torno de 7,2 kg de malte para uma OG de 1.058 a 1.0653.
Usando 5 kg de malte deve ficar perto de 1.045, o que não daria uma cerveja mais leve mas não "aguada".
Claro que cada equipamento tem uma eficiência, então esses números variam bastante. Minha eficiência fica em torno de 67%.
 
Considerando que geralmente cada kg de malte absorve 1 litro de água.

Dos 23 originais sobram 18
Adicionando 14,5 na lavagem.... você tem um total de 32,5 litros

Considerando uns 3 litros de perda na panela e 1,5 litros no fermentador (o que eu acho muito) temos "aproximadamente" 24,5 litros no final da fervura (antes dessas perdas).

Evaporação de 32,5 litros para 24,5 são quase 25 %. O normal é uma evaporação em torno de 10%.

Vale a pena prestar atenção nestes dados.
 
Amarildo, são varios fatores que influenciam como já citaram, mas é basicamente:
- Absorção dos graos = cerca de 0,7 ou 0,8l/kilo de malte.
- Evaporação/Fervura = 15 até 20% do volume inicial (depende da intensidade).
- Taxa de contração = durante o resfriamento, cerca de 2%.
- Volume morto no fundo da panela (que não vai para o fermentador, incluindo trub (aqui é muito peculiar, depende do estilo da cerveja, se tu coloca até o final, se tua conexão está muito acima do fundo da panela, enfim... eu coloco uma média de 1/2l para minha penela, as vezes fica menos.
- Fermentador = 1 litro? pouco mais ou pouco menos.

Assim, temos (para o meu equipamento):
40 litros de agua + 5 kgs de malte, para colocar para fervura já vou com 36 litros.
Perca de 15/20% na fervura, 36-15% = 30,6litros ou pouco menos.
Taxa de contração 30,6-2% = 29,98 litros ou pouco menos.
Fundo da panela (tem brejas que fica menos de 500ml, outras mais) = 27/28 litros para o fermentador.
Perca de 1 litro no fermentador, totaliza 27 litros finais.

ps: meu sistema é 2 panelas, brassagem (com bazuca e quantidade total de agua) e fervura.
 

Latest posts

Back
Top