Quantidade de Água Mosturação e Lavagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tande

Member
Joined
Mar 16, 2016
Messages
17
Reaction score
1
Caros, uma dúvida com relação a quantidade de água numa brassagem: se a relação de água na mosturação for maior do que na lavagem eu terei uma cerveja mais encorpada?
Digamos por exemplo 7Kg de malte, 28L(most) e 19,6L(lav), ou 4L/Kg e 0,7L/Kg respectivamente.
É que todas as minhas cervejas são encorpadas e eu sempre uso basicamente essas relações água/malte citadas, e pretendo inverter isso para ver o que acontece.
 
Até onde sei seria entre 2,5 e 3 litros por kg de malte na mosturacao e na lavagem 1,5 vezes a quantidade de água da mosturacao, mas o ideal é você medir a OG pré fervura para alinhar a quantidade de água na lavagem... lembrando que na fervura a OG vai subir


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Caros, uma dúvida com relação a quantidade de água numa brassagem: se a relação de água na mosturação for maior do que na lavagem eu terei uma cerveja mais encorpada?
Digamos por exemplo 7Kg de malte, 28L(most) e 19,6L(lav), ou 4L/Kg e 0,7L/Kg respectivamente.
É que todas as minhas cervejas são encorpadas e eu sempre uso basicamente essas relações água/malte citadas, e pretendo inverter isso para ver o que acontece.

O corpo da cerveja não tem tanto assim a ver com a quantidade de água que você usa. Tem mais a ver com a quantidade de açúcares não fermentáveis e proteínas presentes no mosto.

O que aumenta o corpo: Mostura a temperaturas mais altas (>~70°C), uso de grãos ou maltes muito proteicos (trigo, aveia...), atenuação fraca da levedura, seja por uma característica da cepa ou por uma fermentação inadequada, que deixa a OG alta e, logo, cerveja encorpada.

Mas é claro que se você diluir muito sua cerva, também muda o corpo, deixando ela um pouco menos encorpada, justamente por diluir esses compostos que aumentam o corpo. O contrário também é verdade.

Te aconselho a usar um software pra te ajudar a achar as quantidades ideais de água nas tuas receitas.

Abraço!
 
Um bom tutorial
[ame="https://www.youtube.com/watch?v=5aE77E-1PiU"]https://www.youtube.com/watch?v=5aE77E-1PiU[/ame]

Eu, já que tenho panela com volume sobrando, uso 6l/kg sem lavagem, as vezes até um pouco mais.
 
Bom dia João!
Vamos por partes.
Nunca tive problema com fermentação, e sempre uso boa quantidade de malte.
Eu uso o brewersfriend para ajustar resultados.
Todas minhas cervas são encorpadas - caramelizadas e desconfio que isso se deva ao tempo de fervura aliado a quantidade de malte.
Minha pergunta se refere ao fato de eu querer fazer uma cerveja mais "leve" digamos assim, sem comprometer o ABV.
Seria mais fácil por mais água, deixar mais leve, mas consequentemente baixando o ABV.
 
Cara, você tem que levar em conta a OG e FG.

Vamos supor que sua OG seja 1.050 e você queira uma cerveja com baixo corpo, exemplo FG 1.008, seu ABV vai ser maior do que se você tivesse uma mais encorpada, FG 1.015, por exemplo, pois quanto maior for a atenuação (a diferença entre OG e FG), maior vai ser o ABV.

Então como se define essa atenuação?

Escolhendo uma cepa que se identifique no teu propósito e mosturando na temperatura adequada ao teu resultado desejado, isso aliado a um software de criação de receitas (brewers friend é grátis e bem eficiente) vai te dar uma base legal pra chegar no teu propósito.

Não sei se ficou claro, mas espero ter ajudado!
 
Bom dia João!
Vamos por partes.
Nunca tive problema com fermentação, e sempre uso boa quantidade de malte.
Eu uso o brewersfriend para ajustar resultados.
Todas minhas cervas são encorpadas - caramelizadas e desconfio que isso se deva ao tempo de fervura aliado a quantidade de malte.
Minha pergunta se refere ao fato de eu querer fazer uma cerveja mais "leve" digamos assim, sem comprometer o ABV.
Seria mais fácil por mais água, deixar mais leve, mas consequentemente baixando o ABV.

Hmmm

Você quer secar a cerveja sem baixar o ABV?

Se for isso, pode fazer com menos malte (ou mais água) e adicionar açúcar.

O açúcar vai manter o ABV sem dar nenhum corpo.
 
Cerveja com menos corpo é diferente de cerveja menos alcoólica.
Pelo contrário, a maioria das vezes para diminuir o corpo deve-se ter uma fg menor, o que acaba aumentando o volume de álcool por aumentar a diferença entre og e fg.
Se queres uma cerveja de menor abv, deves dar menos açúcares fermentáveis à fermentação ou usar um fermento de menor atenuação. Se queres uma cerveja menos encorpada deves fazer o contrário, pois o baixo corpo está relacionado à fg baixa.
E para jogar com isso, basicamente, segue as dicas do João lá no início do post.
 
Bom, nesse caso digamos eu diminuiria um pouco de malte e adicionaria açúcar na fervura, certo?
Ok, isso vai manter o ABV final e diminuirá o corpo. E quanto a sensação de caramelização, também diminuiria?
 
Se vc usar menos malte especial sim. Mas se vc quer diminuir o malte, diminua o base e veja o que acontece.

No beersmith vc consegue simular tudo isso aí.
 
Back
Top