Quantidade correta na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manjunior007

Well-Known Member
Joined
Nov 8, 2014
Messages
88
Reaction score
6
Gente, este foi só um teste, eu coloquei 500ml de agua dentro da garrafa de 500 para simular o envase, está correta a quantidade? Ou devo colocar menos?
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1417886634326.jpg
    uploadfromtaptalk1417886634326.jpg
    126 KB · Views: 155
Gente, este foi só um teste, eu coloquei 500ml de agua dentro da garrafa de 500 para simular o envase, está correta a quantidade? Ou devo colocar menos?

Não acho que isso faça tanta diferença... Assim está bom!
 
Segue esta mesma quantidade que tu testou aí. Segue um vídeo do Henrik Boden engarrafando:
http://picasaweb.google.com/112140500465046123462/CharlieBrownAle#5363300838620923202

Eu apenas recomendo que não se faça direto da torneirinha pra garrafa, como mostra o video, veja a espuma que é gerada na garrafa, isso é ar entrando, ar entrando é oxidação.

Não custa nada acoplar uma mangueira de silicone sanitizada ali, que vá até o fundo da garrafa. Ou até mesmo usar aqueles canos com um pino na ponta que trava o fluxo, facilita bastante...

Abraço
 
Eu to para comprar um desses que acopla na torneirinha, mas vai ficar para a segunda leva!
 
Eu to para comprar um desses que acopla na torneirinha, mas vai ficar para a segunda leva!

Sem problema... use uma mangueira, pode ser um pedaço pequeno, ou no mínimo deixe a torneira bem encostada na parede da garrafa, pra não fazer agitação ou formar espuma.
 
Eu apenas recomendo que não se faça direto da torneirinha pra garrafa, como mostra o video, veja a espuma que é gerada na garrafa, isso é ar entrando, ar entrando é oxidação.

Não custa nada acoplar uma mangueira de silicone sanitizada ali, que vá até o fundo da garrafa. Ou até mesmo usar aqueles canos com um pino na ponta que trava o fluxo, facilita bastante...

Abraço
Exatamente Tiago, esqueci deste detalhe. Até comprei um conjunto de envase para isso.
 
Sobre o head-space na garrafa, isso pode afetar a pressão final no interior da garrafa ou a pressão tem a ver apenas com a concentração de CO2 no líquido (além da temperatura)?

Pergunto isso porque minhas levas não estão passando de 1.5 bar no manômetro (dois manômetros diferentes, várias levas) mas estão ficando com carbonatação decente inclusive nas garrafas com manômetro... (o que descartaria vazamentos na rosca do manômetro). Isso em temperatura ambiente na faixa dos 25C.
 
Sobre o head-space na garrafa, isso pode afetar a pressão final no interior da garrafa ou a pressão tem a ver apenas com a concentração de CO2 no líquido (além da temperatura)?

Pergunto isso porque minhas levas não estão passando de 1.5 bar no manômetro (dois manômetros diferentes, várias levas) mas estão ficando com carbonatação decente inclusive nas garrafas com manômetro... (o que descartaria vazamentos na rosca do manômetro). Isso em temperatura ambiente na faixa dos 25C.

Bom... acho que teoricamente afeta, mas na pratica pequenas variações são desprezíveis. Suponho que, como as pressões da parte com e sem líquido estão em equilíbrio (tem a mesma pressão) na parte sem liquido cabe mais gás, então quanto mais head speace, menos gás no líquido, de forma não linear.

Mas como a variação é muito pequena, estando é claro dentro do normal, não vale considerar uma garrafa cheia até 2/3 apenas, isso não faz diferença.

1.5 a temperatura ambiente vc diz? Isso é uma pressão até baixa pra essa temperaura... por que vc acha que está acima?
 
1.5 a temperatura ambiente vc diz? Isso é uma pressão até baixa pra essa temperaura... por que vc acha que está acima?

Ihh acho que não expliquei direito. Estou achando 1.5 pouco, mas a carbonatação fica boa.

Chega a 1.5 em uma semana, mas depois não passa mais disso, e a carbonatação só fica boa depois de umas 3 semanas. Isso tem se repetido, não é um problema, mas estou achando estranho e fiquei curioso.
 
Ihh acho que não expliquei direito. Estou achando 1.5 pouco, mas a carbonatação fica boa.

Chega a 1.5 em uma semana, mas depois não passa mais disso, e a carbonatação só fica boa depois de umas 3 semanas. Isso tem se repetido, não é um problema, mas estou achando estranho e fiquei curioso.

Bom, talvez seja aquela questão do equilibro entre o gás dissolvido e a pressão no headspace. Como leva um tempo pro líquido absorver o CO2, talvez vc esteja tendo uma falsa impressão de que a cerveja já está carbonatada na primeira semana.

O importante é não ser um problema, se vc está alcançando o nível de carbonatação desejado já é vitorioso!
 
Minha leva de 20 L deu 31 garrafas de 500ml, menos do que eu esperava, mas para a primeira leva, ta ótima!!
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1418234869743.jpg
    uploadfromtaptalk1418234869743.jpg
    187.1 KB · Views: 99

Latest posts

Back
Top