Quando reaproveitar o fermento?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Etelvino77

Active Member
Joined
Jun 13, 2013
Messages
31
Reaction score
3
Vou manipular fermento o fermento pela primeira vez e estou na fase final de fermentação de uma red ale usando us-04, o fermentador está a 20°C, normalmente eu baixaria a temperatura para 0°C e depois de 2 dias aplico gelatina.
A dúvida é a seguinte:
coleto o fermento a 20°C ou baixo a temperatura a 0°C para a coleta? ou tanto faz?
 
olá amigo, eu ia colar os links aqui mas como são muitos tópicos sugiro você digitar lá encima na barra de busca "reaproveitar" depois que fizer isso o site vai dizer que nao localizou nada, ai no lado direito da tela mais no meio terá

Can't find what you are looking for? Try reaproveitar or our Advanced Search.

Clica nesse reaproveitar novamente que vai vir inúmeros tópicos tratando desse tema. Vale apena olhar olhar bem eles, há muita informação e técnicas ali

abraço
 
Talvez eu tenha me expressado mal, já tenho um cronograma de de coleta e uso do fermento.
Porém como faço clarificação com gelatina, tenho que transferir a cerveja pra outro balde, então pensei:
Transferir a 21°C que é o meu fim de fermentação(padrão que sigo) ou baixo a temperatura e transfiro a 0°C.
 
Dando uma resposta rápida (Não que seja uma regra):

- Fermenta.
- Matura (Maturação é normalmente por volta da metade da temperatura de fermentação e obrigatoriamente o fermento DEVE estar presente, se não não é maturação).
- Faz o cold crash. Caso você tente coletar ele a 21 graus, dependendo da característica da cepa, ela não vai ter floculado completamente, ou seja, você vai transferir cerveja com fermento em suspensão.
- Fazendo o cold crash, o fermento junto com algum trub vai estar no fundo do balde, ai você transfega para outro balde.
- Lava a lama (Não vou detalhar, tem várioooossss tópicos sobre isso)
- Aplica a gelatina no balde sem trub/fermento.

Abs!
 
Back
Top