Qual cerveja fazer mais "comercial"?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juanchristian

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2015
Messages
241
Reaction score
59
Gostaria de fazer uma cerveja mais parecida possível com as comerciais, com um gosto mais aceitável para os leigos, sem tanto amargor. Qual seria a mais indicada? Confesso que provei uma IPA da Opa bier mas achei muito amarga, por isso mesmo se eu fizer uma dessa perfeita não vou gostar do resultado, muito menos minha esposa.

Poderia fazer uma pilsen, mas adicionar o lúpulo mais no fim da fervura (em vez de 60 min, em 30 min) que diminuiria o IBU? seria uma "pilsen menos amarga"?
 
É, nesse caso normalmente se recorre para cream ale. Se você está começando e tentar fazer uma Pilsen de acordo com o estilo mesmo não vai agradar, além de que fazer pilsen é muito mais difícil.
 
É, nesse caso normalmente se recorre para cream ale. Se você está começando e tentar fazer uma Pilsen de acordo com o estilo mesmo não vai agradar, além de que fazer pilsen é muito mais difícil.

Concordo com o Fagner, se é sua primeira brassagem talvez complique fazer uma pilsen de cara, mas se você quer algo nesses parâmetros Cream Ale é uma opção.

Normalmente leigos (pessoas que pouco conhecem de outros estilos) tendem a gostar de APAs "fraquinhas", com menos IBUs, então quem sabe uma APA mais "light" faça a alegria do pessoal.
 
Olha, eu faria uma pale ale, bem simples, um só malte, lúpulo de amargor (em pequena quantidade) aos 60 min e lúpulo de aroma (seja mais generoso) ao apagar o fogo. Assim, tu consegues dar uma boa disfarçada nos possíveis sabores indesejados.
Não tenta fazer cervejas tipo "mainstream" pois a ausência de cor, aroma e sabor são bem difíceis de serem conseguidos.
 
Essa é uma Cream Ale que brassamos mês passado. Acho que é bem o que tu procura:

90% Pilsen
10% Trigo claro

Magnum aos 60' (17 IBU)
East Kent Golding aos 10' (3 IBU)

Levedura S-04

Como você pode ver é uma receita bem simples e barata, mas ainda assim bem gostosa. O sabor ficou bem delicado, quase uma Munich Helles kkk

20 IBU
4% ABV
 
Last edited:
estou fazendo umas simulações no bsmith... Vou usar BIAB de 20L numa panela elétrica com recirculação contínua... Seria uma espécie de Cream Ale com menos IBU:

4Kg de malte pilsen - 1h30 65° + 15min 76°
5g lúpulo magnun 60min
5g lúpulo magnun 15min
fermento US 05

Pelo que saiu aqui a SG 1,044, IBU 13,3, Color 3,4 SRM, ABV 4,7%.

será que essa cerveja vai agradar bebedores de skol?
 
Cara, tu já pensou em fazer uma cerveja que te agrade?
Bebedor de skol gosta de skol. Não vai gostar de nada diferente disto. Aposto até que vai dizer: "Achei boa, mas muito forte. Prefiro as mais fraquinhas".
Como falei no meu primeiro comentário, cervejas muito neutras são muito complicadas. Ainda mais quanto não se tem conhecimento e prática em produção.
 
Cara, tu já pensou em fazer uma cerveja que te agrade?
Bebedor de skol gosta de skol. Não vai gostar de nada diferente disto. Aposto até que vai dizer: "Achei boa, mas muito forte. Prefiro as mais fraquinhas".
Como falei no meu primeiro comentário, cervejas muito neutras são muito complicadas. Ainda mais quanto não se tem conhecimento e prática em produção.

problema não sou eu, é a "patroa" heheehh
 
Cara, eu falo isto porque quando comecei também tive este tipo de preocupação. Mas veio por água abaixo, não na minha primeira, que ficou muito ruim mesmo, mas sim quando minhas cervejas começaram a ficar boas e mesmo assim os "bebedores de skol" continuaram tendo restrições. Se ela tiver a cor um pouco mais viva, eles vão dizer "ficou forte". Se for um pouco mais amarga, "ficou forte" (eles acham até"heineken" forte). Se for mais consistente, "ficou forte" e, se for um pouco mais alcoólica "ficou forte". Ou seja, eles não querem outra cerveja. Querem a sua skol.
Duvido que se tu fizeres uma cerveja bem feita, sem exagerar nos lúpulos de amargor e caprichando (seja generoso) com os de sabor e aroma tu não impressiones positivamente a tua "patroa".
 
Cara, eu tinha problema aqui, os amigo s da minha esposa não bebem cerveja, só Skol, mas queriam que eu levasse uma cerveja artesanal num churrasco. Eu fiz uma kolsch um pouco mais alcoólica do que o estilo pede, mas com o lúpulo bem no ponto. Tomaram um postmix inteiro! Recebi até elogios entendidos, como "nossa! Parece o chopp da brahma".
Vá de kolsch, amigo. É uma cerveja que bem feita agrada cervejeiros e leigos, fácil de beber e de fazer.
 
problema não sou eu, é a "patroa" heheehh

Se quer doutrinar a patroa acho que fica mais fácil com cervejas compradas, enquanto isso vai planejando tua primeira leva. Aí vai usando as compradas para introduzir o paladar, porque as pessoas tendem a aceitar melhor quando algo é comprado pois acham que é bom, diferente de em casa que acham que tu não sabe fazer.

Aí quando ir acostumando o paladar a tua cerveja não vai assustar tanto.
 
Vai no mercado e compra uma leffe Brune, uma maredsous 6, uma hoegaarden e uma paulaner.

Da pra ela beber e descobre que cerveja "que presta" ela gosta de tomar e faça receitas nos estilos que ela gostar.

Sugiro essa lista pois a patroa gosta dessas ai.
 
na minha opinão as mulheres tendem a gostar mais de witbier, weiss pois são menos amargas e mais aromáticas.
 
na verdade eles e elas preferem agua de milho carbonatada que cerveja de verdade
tem que começar a dar cervejas com menos amargor tipo as da eisenbahn e ir subindo
franziskaner .. witbier
e por aí vai
 
Back
Top