Quais os benefícios da recirculação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabioramones

Active Member
Joined
Sep 22, 2015
Messages
32
Reaction score
3
Pessoal,

Quais os benefícios da recirculação? Não fazê-la podem trazer muitos prejuízos ou dependerá do estilo que se está produzindo? ...ou não traz prejuízos?

Desde já obrigado.
 
Caso não esteja usando o BIAB a recirculação será utilizada para filtrar o mosto, visto que o filtro natural é o trub, e quanto mais você for recirculando da maneira correta mais limpo sairá seu mosto. Olha, não sou muito experiente ainda, mas excetuando o método BIAB creio ser uma fase obrigatória sim, sob o risco de mandar impurezas pro mosto...
 
Pessoal,

Quais os benefícios da recirculação? Não fazê-la podem trazer muitos prejuízos ou dependerá do estilo que se está produzindo? ...ou não traz prejuízos?

Desde já obrigado.

Eu nunca deixei de fazer, mas a recirculação é importante para que no final tenha uma cerveja mais límpida. Sem recirculação irá acabar levando alguns pedaços maiores de grãos.

Se após a fervura fizer um bom Whirlpool e maturar a cerveja a frio por um longo período e/ou usar gelatina sem sabor para clarificar, os efeitos podem ser reduzidos. Ao longo do tempo os sólidos vão se decantando e a baixas temperaturas, de forma mais acelerada...

Para as minhas Weiss eu faço por menos tempo, pois o estilo pede uma cerveja mais turva...

Para as minhas IPAs eu recirculo até que fique bem limpa...

Se busca uma cerveja mais limpa no final, deixar de recircular para economizar uns 30 minutos de brassagem, fará com que seja necessário perder vários dias até que a cerveja fique limpa no maturador...
 
Produzimos nossas cervejas em panela com fundo falso, e no começo fazíamos a recirculação apenas na etapa de lavagem do mosto. Isso fazia com que ainda levássemos um mosto meio "sujo", turvo para a fervura. O que exigia um whirlpool bem caprichado.

De uns tempos pra cá, deixamos de mexer o malte durante as rampas de temperatura, fazendo apenas a recirculação, desde o começo. Com isso, estamos obtendo mostos muito mais limpos para ferver, e no fim das contas fica menos serviço pro whirlpool.

Mas isso tudo depende do tipo de equipamento que você usa... o tópico abaixo dá uma noção muito boa sobre processo:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112
 
Faço com BIAB e não recirculo. Em minhas levas aplicando a gelatina não tenho problema com turbidez.

Em resumo então, o único benefício de se fazer a recirculacão é ter um mosto mais limpo?
 
A recirculação no final da mostura é para filtrar o mosto usando os próprios grãos como elemento filtrante, a famosa cama de grãos. Sem essa recirculação, o mosto vai sujo para fervura, principalmente com a parte mais fina do malte moído. Nessa etapa, então, se deseja um mosto limpo para a fervura.

No final da fervura, se faz o whirpool com objetivo de sedimentar o trub, restos do lúpulo, coágulos de proteínas (resultado do hot break e do cold break) e etc. O objetivo é levar o mosto fervido limpo para a fermentação.

No final da fermentação, se faz o cold crash com objetivo de decantar grande parte do fermento ainda em suspensão. Nessa etapa pode-se ainda usar gelatina para melhorar esse processo. A idéia é engarrafar a cerveja mais limpa possível.

Caso alguma fase anterior não seja bem feita, a posterior ficará sobrecarregada. Se cada uma for bem feita, a cerveja ficará mais cristalina.
 
Faço com BIAB e não recirculo. Em minhas levas aplicando a gelatina não tenho problema com turbidez.

Em resumo então, o único benefício de se fazer a recirculacão é ter um mosto mais limpo?

Já ouvi falar que o excesso de trub pode alterar o sabor... mas no BIAB não existe essa necessidade. O bag já faz a filtragem. Fazendo o que você faz e se possível deixando um tempo pra clarificar em baixas temperaturas ( perto de zero com bastante controle de alteracao) vc não terá muita dificuldade...
 
Minhas 3 levas que fiz saíram bem turvas e com resíduo na garrafa, será que estou fazendo o whirpool de forma errada ? se bem que não utilizei pastilha (whirfloc), isso pode contribuir para que a cerveja não fique tão límpida ?
 
Minhas 3 levas que fiz saíram bem turvas e com resíduo na garrafa, será que estou fazendo o whirpool de forma errada ? se bem que não utilizei pastilha (whirfloc), isso pode contribuir para que a cerveja não fique tão límpida ?


Talvez vc não esteja fazendo a recirculação bem feita, ou está fazendo uma recirculação muito curta..
 
Back
Top