Ajuda com estilo e melhor lúpulo cxb

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fanti

New Member
Joined
Nov 2, 2021
Messages
1
Reaction score
0
Location
Minas Gerais
Pessoal, boa noite. Primeiramente gostaria de dizer que sou bastante novo nesse mundo da cerveja feita em casa, mas já sou fascinado por essa arte hahaha.
Então, pelo meu gosto pessoal, prefiro cervejas com aromas frutados (principalmente maracujá), mas que tenham corpo leve ou médio, e sejam um pouco secas com um IBU mais ou menos abaixo de 40...
Essas características são de quais ou qual estilo de cerveja? Session ipa?
E também gostaria de saber, se possível, quais os lúpulos que podem "substituir" os mais famosos e caros, para que eu possa dar esses aromas de maracujá na breja, sem gastar um rim em cada brassagem...
Desde já agradeço pessoal, valeus.
 
Você descreveu uma APA Ou uma Session IPA! O IBU dessas fica entre 30 e 45! Abaixo disso é uma HOP lager. Para saber rigidamente de qual vc está falando, você tem que consultar o BJCP, mas em matéria de cerveja caseira a cerveja que você descreveu é mesmo uma Session IPA, porque o IBU é baixo em relação a uma IPA, o ABV ou teor alcoolico é menor também, ou seja, menos maltada e menos lupulada! o melhor processo para vc conseguir o aroma de maracujá é fazer um dryhopping com o lúpulo Amarillo, ou pode fazer misturando o Citra com o Mosaic (30%Citra-60%Mosaic), fiz só com o Mosaic também, o maracujá aparece de qualquer forma em maior ou menor grau... algumas cervejas nacionais como a Kuya da colorado colocaram o suco de maracujá mesmo... mas isso é bem arriscado... vou tentar fazer colocando o suco no final da fervura... mas sugiro que se for fazer assim, faça uns 5 litros só! para uma experiência.Para o lúpulo de amargor use o Chinok que não é caro e é excelente...é o mais versátil que eu conheço. um saquinho de 50g de lúpulo está por volta de 25$ para fazer 20 L é mais do que suficiente... então, não precisa substituir, só gurade na geladeira para fazer os próximos 20 litros! meça na balança a metade para fazer o dry hopping... e o de amargor vc usa metade do Chinoc. Deixe o resto no saquinho na geladeira e faça a próxima com esses dois saquinhos. Importante é fazer o dry hopping no tempo certo (dois dias depois da fermentação alcóolica coloque a breja na geladeira para uma decantação do fermento... separe o excesso de fermento (pode usar um sifão ou retirar o líquido com cuidado para retirar o máximo do fermento possível... eu faço no galão de água mineral, tem que ser assim... mas se tiver um fermentador cônico vc faz as purgas de praxe) fazer o dry hopping a 2 graus por dois dias na geladeira, depois envasar nas garrafas com o açúcar invertido já calculado para 20L (1 litro de água ferva o açúcar (5g/litro de cerveja de açúcar até diluir tudo e exprema meio limão nessa água, depois vire na cerveja que está na geladeira mexa bem e faça o envase imediantemente para preservar o aroma)
 
Back
Top